Dicas Para Pensar em Inglês? Encontre aqui as dicas que você precisa!

O que fazer para pensar em inglês? Como deixar de pensar em português e começar a pensar em inglês? Quais são as dicas para pensar em inglês?

Estou na área de ensino de inglês há mais de 20 anos e essa pergunta é uma das perguntas que mais ouço. Há um desejo enorme entre os estudantes de inglês de querer pensar em inglês e para isso eles procuram dicas que ajudem. Se você está em busca de respostas a essa pergunta, darei abaixo algumas dicas para pensar em inglês.

Infelizmente, você já deve ter notado que não existe um botãozinho dentro de nossa cabeça que mude o nosso cérebro para deixar de pensar em português e começar a pensar em inglês. Não existe uma espécie de tecla SAP para isso. Se existisse, seria simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO, não é mesmo?

Eu e Minhas Ideias

Dicas Para Pensar em InglêsMesmo não tendo tal botão, ao longo dos meus estudos de inglês, eu desenvolvi estratégias para fazer com que meu cérebro usasse o inglês que eu sabia e aprendia.

Caso você não saiba, eu – Denilso – aprendi inglês sozinho. Nunca viajei para o exterior para aprender inglês. Nem mesmo frequentei uma escola de inglês. Todo o inglês que aprendi foi enfiando a cara nos livros, observando a língua sendo usada, cometendo erros de pronúncia, de gramática, de uso das palavras e tudo mais.

Assim, uma coisa que fiz desde o começo foi fazer meu cérebro “pensar” em inglês. Mas, como eu fazia isso? Seguem abaixo algumas das “maluquices” que eu costumava fazer. São dicas para pensar em inglês desde que você realmente queira isso. Claro que você não precisa fazer todas elas, mas experimente algumas por algum tempo e me conte depois qual foi o resultado.

Dicas Para Pensar em Inglês

» Dica 01

Quando estiver parado em algum local – fila de banco, consultório médico, esperando alguém em algum local –, tente descrever as pessoas e o local (o ambiente) em inglês. Não se preocupe se você não souber uma palavra ou outra; simplesmente faça uso daquilo que você já sabe.

» Dica 02

Quando estiver assistindo a uma aula ou ouvindo uma palestra, experimente fazer as anotações em inglês. Se for anotar algo importante que você ouviu, anote em inglês usando as palavras e expressões que você já sabe. Não se preocupe com a gramática; apenas use aquilo que você sabe.

» Dica 03

Ao ver um número de telefone ou placa de um carro, leia os números e letras em inglês. Uma das maiores dificuldades que as pessoas tem ao falar inglês é quando se deparam com números; portanto, acostume-se a ler os números e as letras em inglês. Soletre as palavras de vez em quando apenas para praticar o alfabeto mentalmente.

» Dica 04

Ao começar o seu dia, procure descrever em inglês para você mesmo como será o seu dia.. Fale de coisas que terá de fazer ou acha que terá de fazer. Você pode dizer mentalmente algo como “Today I’m going to work by car. At midday, I think I’ll go to the bank. I also have to call my friend Miguel and…“. Enfim, use o inglês que você já sabe para dizer como será seu dia, coisas que terá de fazer.

» Dica 05

No final do dia, ao deitar na cama – ou um pouquinho antes – repasse seu dia mentalmente em inglês. Pense nos principais momentos do dia e descreva-os em inglês. Por exemplo, “Today, I woke up really early. I went to the dentist. I had lunch at a restaurant and then I went back to work and solved some problems there. I also went to the gym and had a wonderful time“. Enfim, repasse seu dia falando inglês com você mesmo.

Conclusão

O que estou sugerindo a você é que você se acostume a usar o inglês que já sabe para começar a pensar em inglês. Essa coisa de pensar em inglês não ocorre da noite para o dia. Pensar em inglês é uma questão de hábito e hábito é algo que você adquire aos poucos.

Há muitas outras dicas para pensar em inglês. Por exemplo, no horário do almoço, descreva o que você está comendo em inglês. Se você vai ao trabalho de metrô ou ônibus, descreva as pessoas usando o inglês que você sabe. Enfim, brinque mentalmente com o inglês que você já sabe e faça seu cérebro pensar em inglês aos poucos.

Caso queira ouvir mais dicas para pensar em inglês, assista ao vídeo do link abaixo.

»» Como pensar em inglês?

Etiquetas

Um Comentário

  1. Tenho uma dica também que usei muito na época em que aprendi o inglês e anos depois usei enquanto aprendia o alemão, que é: criar/simular diálogos/discussões mentais. Você imagina-se batendo um papo com seus pais, dando uma entrevista na TV, fazendo uma palestra sobre algo assunto do qual você tem conhecimento. Olha, pode parecer coisa de doido (e é) mas funciona e muito.

Botão Voltar ao topo