PLAY A BLINDER: o que significa e como usar essa expressão?

O que significa PLAY A BLINDER? Por se tratar de mais uma das várias expressões idiomáticas em inglês, é claro que não dá para traduzir ao pé da letra. Portanto, para entendê-la temos de compreender o significado por trás dela.

Assim sendo, vamos recorrer a um dicionário e ler sua definição.

Play a Blinder: definição

De acordo com o Cambridge Idioms Dictionary, play a blinder significa

perform with a lot of skill, especially when you are playing sport

Simplificando isso aí, play a blinder significa que um indivíduo ou equipe tem (teve) um desempenho incrível em uma partida. Pode até não ter vencido, mas jogou maravilhosamente bem.

Play a BlinderAlém do mundo esportivo, play a blinder é também usada em outros contextos: um político que tem um desempenho incrível durante uma campanha, uma banda que fez um show realmente incrível e inesquecível, uma apresentação de teatro que foi fantástica, etc.

» Leia também: Expressões Idiomáticas em Inglês com Origem nos Esportes

Play a Blinder: exemplos

  • Neymar played a blinder in his first game. (Neymar jogou maravilhosamente bem em seu primeiro jogo.)
  • Suzie played a blinder in the last match. (A Suzie foi fenomenal na última partida.)
  • They’ve played a blinder in every game so far this season. (Eles andam jogando de modo espetacular até este momento do campeonato.)
  • As a presidential speech before the US Congress, Donald Trump has played a blinder. (Em seu discurso presidencial no Congresso americano, Donald Trump se saiu muito bem | deu um espetáculo | foi simplesmente incrível.)
  • The lawyers played a blinder in explaining the details of litigation to the clients. (Os advogados deram um show explicando os detalhes do processo aos clientes.)
  • Skeleton and Sidewalks were the surprise of the night. They played a blinder. (Skeleton and Sidewalks foram a surpresa da noite. Eles tocaram de modo esplêndido.)

» Leia também: Qual a diferença entre Soccer e Football

Play a Blinder: origem da expressão

Para entender melhor a expressão, anote aí que o termo blinder, nesse caso, referia-se (e ainda refere-se) a uma jogada (drible) que um jogador de futebol fazia (faz) tão bem que deixava (deixa) o jogador adversário sem saber para onde a bola foi.

Como o jogador adversário fica perdido procurando a bola, entendemos que ele naquele momento ficou blind (cego). Portanto, a jogada feita de modo espetacular é chamada de blinder.

  • Wow! That was a real blinder! (Caramba! Que jogada fenomenal!)

Play a blinder teve origem no futebol e com o tempo passou a ser usada em outros contextos. Portanto, é natural que você a encontre fora dos gramados.

Por fim, saiba que play a blinder é uma expressão muito mais comum no inglês britânico. Mas, é claro que às vezes poderá encontrá-la também no inglês americano.

That’s all for now, folks! Bye bye, take care, and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo