Many, Much, Lots of e A Lot of: qual a diferença entre elas?

Many, much, lots of e a lot of? Afinal, como usar essas palavras corretamente? Será que tem algum macete para não confundir uma com a outra?

Se você tem dúvida, continue lendo para aprender!

Antes, porém, saiba que você pode assistir à esta dica no vídeo abaixo. Se você prefere assistir e ouvir, então sinta-se à vontade. Mas, caso prefira o bom e velho texto, basta rolar a página e ler o texto abaixo do vídeo. Se você gosta de dicas em vídeo, assine o canal Inglês na Ponta da Língua no Youtube e continue aprendendo inglês comigo.

Many, much, lots of e a lot of (vídeo)

Clique aqui caso não esteja vendo o vídeo abaixo

Many, much, lots of e a lot of (texto)

De modo geral, sempre aprendemos que essas palavras são usadas com o sentido de muito, muita, muitos e muitas em inglês. Claro que cada uma tem seu momento certo para ser usada, mas geralmente estudantes de inglês se enrolam.

Isso acontece pois sempre que vão aprender a usar essas palavras, tentam aprender de um modo um tanto quanto complicado: aprender os tais Countable e Uncountable Nouns.

Mas, acredite! Você não precisa decorar uma lista de substantivos contáveis e incontáveis para aprender a usar many, much, lots of e a lot of. Na verdade, o que você realmente precisa é entender algumas coisas sobre elas. Então, vamos lá!

Many

Many, Much, Lots of e A lot ofA palavra many significa muitos ou muitas. Observe bem o significado dela para não se perder. Vamos aos exemplos:

  • I don’t have many friends. (Eu não tenho muitos amigos.)
  • Does he have many books? (Ele tem muitos livros?)
  • She doesn’t have many bikes. (Ela não tem muitas bicicletas.)

Agora que você ja sabe que many equivale a muitos e muitas em português, vamos à próxima palavrinha.

Much

Much significa apenas muito e muita. Em português, não dizemos “muitos dinheiros”, não é mesmo? Portanto, é óbvio que não diremos “many money” em inglês. Afinal, para dizer “muito dinheiro” em inglês, dizemos “much money”.

  • I don’t have much money. (Eu não tenho muito dinheiro.)
  • They don’t have much energy. (Elas não têm muita energia.)
  • Does he have much experience in this? (Ele tem muita experiência nisso?)

Note bem a diferença entre as equivalências de many e much. Pois, é isso que faz a diferença: o significado de cada uma delas.

As Exceções

Como não pode deixar de ser, é claro que há exceções. Português e inglês são sistemas linguísticos diferentes. Logo, temos de ficar atentos às exceções nessas horas.

Um exemplo está em dizer “muitas informações”. Em português, “informação” tem plural: “informações”. Mas, em inglês, a palavra “information” não tem plural. Ou seja, nada de dizer “informations”. Logo, em inglês sempre diremos “much information” (muita informação, muitas informações). O mesmo vale para:

  • muitos conselhos » much advice
  • muitos equipamentos » much equipment.
  • muitas frutas » much fruit
  • muitas roupas » much clothes

As exceções nós só aprendemos como diferenças entre as duas línguas. E isso é algo que aprenderemos com o tempo e não tentando decorar regras ou algo do tipo. Então, se sua ideia é aprender inglês para fins comunicativos não se preocupe com isso.

O que dizer de Lots of e A lot of?

Aqui é o seguinte: as palavras many e much são geralmente usadas em contextos mais formais. Isso significa que na linguagem do dia – a neutra e informal –, as palavras lots of e a lot of são usadas com muito mais frequência.

  • I don’t have a lot of money.
  • I don’t have lots of money.
  • Does she have a lot of money?
  • Does she have lots of money?

Portanto, no dia a dia você pode usar lots of e a lot of à vontade. Pois, many e much são mais uados em contextos formais e geralmente escritos.

That’s it! Essa é a diferença entre many, much, lots of e a lot of. Nada assim tão complicado o quanto parece, não é mesmo? Tudo é uma questão de tempo e prática para se acostumar com elas.

Gostou desta dica!? Então, aguarde a próxima; pois, aqui o objetivo é deixar você cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua. Bye bye, take care, and keep learning!

Etiquetas

Um Comentário

  1. Thanks a lot teacher Denilso. You always have A LOT OF good tips.

Botão Voltar ao topo