O que significa CRUSH?

Afinal, o que significa crush? O termo passou a ser usado com certa frequência entre o público mais jovem; portanto, se você ainda não sabe o que significa crush, chegou a hora de aprender.

O sentido original de crush é “queda”, “paixonite”, “paixão”, “desejo”. Refere-se a um desejo (amor, atração, paixão) nutrido a uma pessoa mas que raramente é correspondido. Ou seja, pessoa A nutre um sentimento de desejo, paixão, amor pela pessoa B, mas um relacionamento entre as duas é um tanto quanto impossível. Veja como o Macmillan Dictionary define crush:

a feeling of love and admiration for someone, often someone you know you cannot have a relationship with

Por exemplo, quando eu estava na escola, eu tinha uma forte atração por minha professora de educação física. Eu sabia que um relacionamento entre nós era impossível, mas ainda assim eu sonhava com isso. Portanto, o sentimento que eu nutria por era o que em inglês chama de crush. (Lembrando que esse fato é apenas um exemplo e não se baseia em fatos reais! ?)

O que significa CRUSH?

Entendendo a ideia do sentimento, anote aí que temos em inglês as combinações “have a crush on someone” e “get a crush on someone”, que podem ser traduzidas por “ter uma queda por alguém” ou “estar afim de alguém”:

  • Paulo has a crush on my sister. (O Paulo está afim da minha irmã.)
  • I used to have a massive crush on my geography teacher. (Eu tinha uma super queda pelo meu professor de geografia.)
  • Mary says she’ll never have a crush on anyone again. (Mary diz que nunca mais vai se apaixonar por alguém novamente.)
  • Carla thinks she’s getting a crush on Mike. (A Carla acha que está começando a gostar do Mike.)

O curioso é que crush é usada também para para se referir àquela pessoa pela qual alguém nutre o desejo de ter um relacionamento. Assim podemos ouvir algo como:

  • My crush said she she likes me. (A pessoa pela qual tenho uma queda disse que gosta de mim.)
  • Who’s your crush at school? (Por quem você tem uma quedinha na escola? | De quem você é afim na escola?)
  • Is your crush coming to the party? (O menino que você gosta vai vir pra festa?)
  • My crush’s name begins with A. (O nome da menina que gosto começa com A.)
  • My heart broke when I found out my crush was seeing another person. (Fique super triste quando descobri que a pessoa que gosto estava saindo com outroa pessoa.)

Como você pode notar, o significado de crush nos exemplos acima está relacionado a um sentimento de atração, amor, desejo. Atualmente, entre os jovens esse é o uso e significado mais comum de crush.

No entanto, é bom saber que ao estudarmos o que significa crush temos de aprender que ela tem outros usos.

Um desses é o de “esmagamento” ou o verbo “esmagar”. Por isso, o jogo “Candy Crush” tem esse nome. Nele o jogador tem de esmagar ou destruir (crush) docinhos (candies).

Outro significado de crush refere-se a um aglomerado de pessoas dentro de um local específico. A melhor maneira de você entender esse uso é imaginar um ônibus lotado de gente. O nome que damos ao grupo de pessoas amontoadas dentro dele é  crush. Pode ser também um monte de gente dentro de uma sala. Alguns exemplos desse uso são:

  • I had to struggle through the crush to get to the door. (Eu tive de me virar no meio das pessoas para chegar até a porta.)
  • You can come in our car, but it’ll be a bit of a crush. (Você pode vir no nosso carro, mas vai estar bem apertado.)

That’s it! Agora você já sabe o que significa crush. Portanto, é só prestar atenção em como ela é usada nos devidos contextos e assim ficar com ela na ponta da língua.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo