O Melhor Livro Para Aprender Inglês: qual é?

Qual é o melhor livro para aprender inglês? Será que existe o melhor livro para aprender? Que livro usar para aprender inglês?

Você já deve ter percebido que o mercado de livros de inglês é gigantesco. Se pensarmos em livros de inglês por temas, vamos encontrar inúmeras opções: dicionários, livros de vocabulário, gramáticas, livros sobre phrasal verbs, expressões idiomáticas, collocations, gírias, como se diz isso ou aquilo em inglês, phrasebooks, livros com dicas de aprendizado, livros de pronúncia, livros textos (coursebooks) e muito mais.

Melhor Livro Para Aprender InglêsComo se não bastasse a quantidade de livros, há também uma “guerra” travada entre as editoras, que lançam livros muito parecidos. Isso nos faz perguntar se o dicionário da editora A é melhor que o das editoras B, C e D. Ou, se o livro de phrasal verbs da editora W é superior aos das editoras X, Y e Z.  A batalha pela venda é tão acirrada que assim que uma editora lança um livro que tenha alta probabilidade de vendas, a concorrente logo pública um livro com título parecido.

No meio dessa confusão toda, está você – estudante de inglês – procurando saber qual é o melhor livro para aprender inglês. Portanto, anote aí que a resposta para essa pergunta é:

O melhor livro para aprender inglês é aquele que atenderá suas necessidades. Logo, é importante que você defina seus objetivos de aprendizado. Nem adianta reclamar! Afinal, quem realmente faz a diferença é você com suas atitudes e não essa coisa de melhor livro para aprender inglês. Portanto, use o livro que você achar mais legal e aproveite-o ao máximo!

Mas, para não ficar só nisso, seguem algumas possível sugestões!

Inglês na Ponta da LínguaPara começar, você pode comprar um livro que vá te ajudar na organização dos seus estudos e até mesmo trabalhar sua motivação, ideias de aprendizado e coisas assim. Dois livros que conheço são: Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês (Denilso de Lima) e 101 Dicas para Você Aprender Inglês com Sucesso (Carlos Gontow). Ler esses livros ajudará você a saber o que fazer ao longo da sua caminhada.

Além disso, você ainda terá de encontrar um livro que atenda suas necessidades de aprendizado, seus objetivos e claro seu nível de conhecimento da língua.

Se você está começando a estudar inglês agora – está no básico –, recomendo que leia a dica Livros de Inglês Básico para Estudar Sozinho. Nela eu recomendo um dicionário, duas gramáticas e um phrasebook para quem quer aprender inglês do início e com foco em situações corriqueiras.

Combinando Palavras em InglêsJá os alunos de nível intermediário terão de procurar livros que ajude-os a melhorar o que já sabem e aprendam coisas novas a cada dia. A ideia aqui é sair do que chamamos de platô intermediário no aprendizado de inglês. Assim, um livro que recomendo é o “Combinando Palavras em Inglês: seja fluente em inglês com collocations” (que é, na verdade, indicado a todos níveis). Depois desse, eu tenho certeza que qualquer estudante de nível intermediário vai saber que livro adquirir para continuar aprendendo inglês.

Por sua vez, os estudantes de nível avançado só precisam mesmo – em minha opinião – ler e ouvir inglês com mais frequência para se acostumarem com a língua inglesa e assim irem reforçando o que aprenderam. Nesse nível o aprendizado (aquisição) da língua inglesa deve ser natural e não apenas baseado em livros.

Caso você queira uma gramática para auxiliar nos seus estudos, leia a dica Gramáticas de Inglês. Nela eu sugiro algumas gramáticas de acordo com o nível e interesse de cada um. Lembrando que a escolha da melhor gramática fica mesmo por sua própria conta e risco. Claro que eu faço minha parte em recomendar aquelas que eu – profissional na área de ensino de inglês – considero excelentes (na verdade eu tenho todas elas).

Por fim, a última dica é a seguinte: o melhor livros para aprender inglês é aquele que você vai usar como base para seus estudos. Quando eu comecei a estudar inglês, tinha um livro simples. Estudei todo ele, fiz as atividades, ouvi as fitas-cassetes (sim fitas!), li e reli várias vezes. Depois, comprei outro livro e fiz a mesma coisa. Quando me dei conta já tinha mais de 10 livros todos rabiscados, com atividades feitas, dúvidas anotadas, informações extras nas bordas e tudo mais. Portanto, o melhor livro para aprender inglês não existe. O que existe a melhor atitude para aprender inglês a cada dia. A pergunta é: qual é a sua atitude?

That’s all for now! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo