Os Adjetivos em Inglês | English Adjectives

Assim como em português, os adjetivos em inglês são aquelas palavras usadas para descrever pessoas, lugares, coisas, ideias, comportamentos etc. Palavras como beautiful, hot, ugly, expensive, cheap, big, small, cold, fat, thin, cool, awesome, weird e muitas outras são exemplos de adjetivos em inglês.

Até aí, tudo bem! A função é a mesma em português. Logo, não há segredos nisso. O problema é que os adjetivos em inglês possuem algumas diferenças de uso, so to speak, em relação ao português. É justamente sobre essas diferenças que vou falar nesta dica.

» Leia também: As Classes Gramaticais em Inglês

Gênero e Número

Diferentemente do português, os adjetivos em inglês não têm nem gênero e nem número. Ou seja, não tem sexo (masculino ou feminino) e nem mesmo quantidade (plural ou singular).

Calma! Você não precisa entrar em desespero com isso. As sentenças abaixo darão um exemplo do que as palavras estranhas do parágrafo acima querem dizer.

  • He is very rich. (Ele é muito rico.)
  • She is very rich. (Ela é muito rica.)
  • They are very rich. (Eles são muito ricos.)
  • Maria and Carla are very rich. (Maria e Carla são muito ricas.)

Veja que em inglês, a palavra rich permanece inalterada em todas as sentenças. Já em português, seu equivalente mudou de acordo com o sexo e a quantidade de pessoas sendo descritas: rico, rica, ricos, ricas. Tecnicamente, os adjetivos em inglês não possuem gênero e nem mesmo número. A palavra será sempre a mesma independentemente do sexo e da quantidade sendo descrita.

  • He owns a very expensive car. (Ele tem um carro bem caro.)
  • He owns a very expensive bike. (Ele tem uma bicicleta bem cara.)
  • He owns very expensive cars. (Ele tem carros bem caros.)
  • He owns very expensive bikes. (Ele tem bicicletas bem caras.)

Ordem dos Adjetivos em Inglês I

Outra diferença comum entre os adjetivos em inglês e em português é a ordem na qual eles são usados.

Em português, é muito comum dizermos casa bonita, menino inteligente, restaurante chique, dia frio. Ou seja, em português o adjetivo costuma ser colocado depois do substantivo. Já em inglês, devemos fazer o contrário: colocar o adjetivo antes do substantivo. Logo, as combinações que você acabou de ler ficarão assim em inglês:

  • beautiful house
  • intelligent boy
  • posh restaurant
  • cold day

Veja que os adjetivos – beautiful, intelligent, posh e cold – estão antes dos substantivos. Veja mais alguns exemplos:

  • naughty boy (menino danado)
  • excellent professional (profissional excelente)
  • English teenager (adolescente inglês)
  • interesting books (livros interessantes)
  • interesting stories (estórias interessantes)
  • sunny day (dia ensolarado)
  • cold night (noite fria)

Ordem dos Adjetivos em Inglês II

Uma coisa bem louca acontece com os adjetivos em inglês quando eles resolvem aparecer de monte em uma sentença. Por exemplo, digamos que você queira dizer o seguinte em inglês:

  • Ela tem um velho espelho chinês.

Veja que na sentença a palavra (substantivo) espelho tem duas qualidades (dois adjetivos): velho e chinês. Será que podemos dizer “She has an old mirror Chinese”? Podemos simplesmente traduzir as palavras e mantê-las na mesma ordem que temos em português?

Não! Não podemos!

Em inglês, os adjetivos costumam “respeitar uma ordem”. Portanto, a sentença acima deverá ser dita assim em inglês:

  • She has an old Chinese mirror.

Se formos traduzir palavra por palavra, ficaria “Ela tem um velho chinês espelho”.

Ok! Por que em inglês é assim?

Porque sim! Lembre-se que português é português e inglês é inglês. Essas duas línguas possuem origens e histórias bem diferentes. Não tem como elas serem iguais. Infelizmente, essas diferenças existem e nós temos de aprendê-las (nos acostumarmos com elas!).

Então, qual é a ordem dos adjetivos em inglês? Como eu sei qual usar primeiro?

Alguns gramáticos (e linguistas também) notaram que há um padrão, uma lógica (ou regras, se você preferir chamar assim). Essa lógica pode ser observada na imagem abaixo.

Ordem dos Adjetivos em Inglês

Nela você nota que se tiver mesmo de usar um monte de adjetivos para se referir a um objeto, pessoa, lugar etc., deverá seguir a seguinte ordem:

número (quantidade) » opinião (o que você acha) » tamanho/peso » idade » formato » cor » como foi feito (verbo/particípio) » origem (de onde veio) » material

Logo, você pode tentar dizer algo como o que segue:

  • I bought three beautiful big old round brown carved Italian wooden tables. (Sinto muito! Eu simplesmente me recuso a traduzir isso!)

Agora, as chances de alguém dizer uma monstruosidade dessa na vida real é a mesma chance que você e eu temos de ir à Lua amanhã de manhã. Ou seja, essa frase aí só existe mesmo para nós podermos dar aos estudantes de inglês uma ideia da ordem dos adjetivos em inglês.

Ok! Então, como é que uma pessoa normal diria tudo aquilo ali sobre a mesa?

Há várias maneiras, a minha (se é que sou normal!) seria mais ou menos a seguinte:

I bought three beautiful round tables last week. They are big, but they were carved in Italy. That’s what makes them even more interesting. I’ve always wanted to have an old wooden table at home. Now I have three. Can you believe it? Three tables! Oh! Did I mention the color? They are brown! Just the way I’ve dreamed.

Tenho certeza que ao terminar de falar isso, alguém dirá que sou louco. Mas, tudo bem! Se eu gosto de mesas com todas essas qualidades, eu tenho de expressar meu amor por elas. Mas, veja que além da loucura, as qualidades (os adjetivos) das mesas foram apresentados.

Há ainda outras coisas a serem ditas sobre os adjetivos em inglês. Mas, as informações são as mais importantes para você começar a se dar bem com isso em inglês. Assim, vamos deixar essas outras coisas para uma próxima dica, ok!? 😉

Etiquetas

2 Comentários

  1. Excelente dica/aula sobre os adjetivos. Eu sentia (feeling) que havia uma ordem, mas não sabia qual seria! Agora sei. Muito obrigada!

Botão Voltar ao topo