O que significa Halloween?
O que significa halloween? De onde surgiu essa palavra? Se você tem essa curiosidade, continue lendo esta dica escrita pela prof. Lilian de Oliveira Rosário para aprender. Leia tudo, pois você vai aprender até sobre o vamos “trick or treat?”.
Existem muitas dúvidas sobre o Halloween e uma delas é justamente sobre o que significa Halloween. Muitas pessoas acreditam não haver tradução ou entendem apenas como Dia das Bruxas. Mas, será que é isso mesmo?
O que significa halloween?
Para saber o que significa Halloween, temos que entender um pouco sobre a origem dessa tradição. Então, vamos lá!
No ano 609, a Igreja Católica incorporou em suas comemorações um festival romano chamado LEMURIA – celebrado inicialmente no dia 13 de maio. Originalmente esse festival tinha por objetivo apaziguar os espíritos dos mortos que rondavam pelas casas. Como a ideia era dar um tom mais cristão ao festival da lemúria, o nome foi alterado para ALL HALLOWS DAY, Dia de Todos os Santos.
Com o passar do tempo, a data desse festival foi transferida para o dia 1º de novembro, um dia após o festival pagão conhecido até então como SAMHAIM, cujo objetivo era celebrar o fim do verão.
Com a mudança de data do festival “ALL HALLOWS DAY”, o festival pagão samhaim – celebrado no dia 31 de outubro – passou a ser associado ao feriado cristão e, para evitar confusão, recebeu o nome de ALL HALLOWS EVENING (NOITE DE TODOS OS SANTOS).
E foi aí que de ALL HALLOWS EVEN, o nome foi encurtardo para HALLOWE’EN e finalmente para HALLOWEEN. Vale ainda dizer que HALLOWEEN pode ser interpretado também como “VÉSPERA DO DIA DE TODOS OS SANTOS”.
Só para você aprender um pouco mais, saiba que HALLOW pode ser um verbo cujo significado é “santificar” ou um substantivo, e aí seu significado é “halo” (aquela espécie de círculo, aura que aparece na cabeça dos santos representados em pinturas).
Trick or treat?
Agora que que você sabe o que significa HALLOWEEN, vamos falar sobre “TRICK OR TREAT”.
A tradução literal dessa expressão é “TRAVESSURA OU GOSTOSURA”, um costume muito comum nos Estados Unidos durante o Halloween, onde crianças (e porque não adultos?) vão de casa em casa, pedindo doces através da pergunta “TRICK OR TREAT?”.
Se as pessoas responderem “TREAT” as crianças recebem doces. Mas, se disserem “TRICK” as crianças assustam-nas com máscaras ou fazem travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico ou spray de espuma colorido.
Essas duas palavras – “TRICK” e “TREAT” – podem ser usadas em outros contextos separadamente, com outros significados e aplicações. De forma a entender o uso correto desses termos e suas variações, vamos ver alguns exemplos, primeiramente relacionados à palavra TRICK:
- Does this test have trick questions? – Essa prova tem pegadinhas?
- He took a rabbit out of his hat. What is the trick? – Ele tirou um coelho da cartola. Qual é o truque?
- Fraud is an act or intent to cheat, trick, steal, deceive, or lie – Fraude é o ato ou a intenção de burlar, enganar, roubar ou mentir.
No geral a palavra TRICK está relacionada à arte de enganar, deu para perceber essa ideia nos exemplos anteriores, certo? Então, vamos agora aprender um pouco sobre TREAT.
Além de ter o significado já citado anteriormente – doces –, treat pode aparecer com outros sentidos de acordo com os exemplos abaixo:
- We give a treat for the kids after the dinner – Nós damos um agrado para as crianças após o jantar.
- I give a treat to my cat if he obeys me. – Eu dou um petisco para meu gato se ele me obedecer.
- My parents always give me a treat when I get good grades – Meus pais sempre me dão uma recompensa quando eu tiro boas notas.
E aí, deu pra ter uma breve ideia do uso das duas palavras em outros contextos? Pra encerrar, vamos ver uma frase utilizando as duas palavras:
- They gave the dog one of his treats for performing the trick – Eles deram ao cachorro um petisco após ele ter feito o truque.
Agora que você já aprendeu a origem da palavra Halloween, o significado da expressão “Trick or Treat” e o uso dessas palavras em contextos diferentes, que tal colocar tudo em prática?
Coloque o seu chapéu de bruxa ou a sua máscara de monstro e saia pela vizinhança pedindo seu “Treat” no Halloween, mas não vá fazer muitos “tricks” pelo seu bairro, ok?
___
Escrito por Lilian de Oliveira Rosário – Professora de Inglês com especialização em English for Conversation pela Harvard University e Pós Graduação em Docência no Ensino Superior e Direito Educacional. Leciona inglês há quase 10 anos em escolas públicas e particulares, institutos de idiomas, In Company English e aulas particulares. Atualmente é professora de inglês em escolas de ensino Infantil e Fundamental I pela Prefeitura de Bragança Paulista e dá aula de inglês In Company pela escola de inglês Be! School.
Very good post! Just to add, ”Hallow” may also mean ”Relíquia” ou ”objeto sagrado” Just like the last Harry Potter book> ”Harry Potter and the Deathly Hallows” It took a lot of time for me to discover what hallow meant in that case haha . This title caused a difficulty for many translators to translate it for other languages, in Brazil, It was ”Relíquias da Morte” byE!
Muito bom o post. É sempre muito interessante conhecer a cultura dos outros países e a origem dos termos.
Observei na explicação sobre o termo TRICK, na frase “Fraud is an act or intent to cheat, trick, steal, deceive, or lie” as palavras cheat e deceive. Na tradução esta última não constou. É porque ambas têm o mesmo significado?
Hello, José! thanks for the comment!
De certa forma, podemos dizer que “cheat” e “deceive” tem sim a mesma tradução. A diferença pode ficar por conta de trick ser mais comum, neutro, informal e deceive ser um pouco mais formal.
🙂
O Dia de Finados, tal como o conhecemos hoje, um dia destinado para orações em favor de nosso entes queridos que faleceram, foi estabelecido no século XI, quando santo Odilon de Cluny, abade beneditino, determinou que os monges e os fiéis em volta de sua abadia dedicassem o dia 02 de novembro à oração pelas almas daqueles que estão no Purgatório. Depois de santo Odilon, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX, no século XI, incentivaram que as comunidades cristãs dedicassem um dia em especial de oração pelos que faleceram, e a partir do século XIII já era um costume de toda a cristandade, assim como na Abadia de Cluny, dedicar o dia 02 de novembro a este propósito, em razão de no dia 1º de novembro ser comemorado o Dia de Todos os Santos, os Eleitos do Cordeiro que estão no céu e intercedem pela Igreja junto ao Trono do Deus Todo-Poderoso.
Obrigado por esta conta das origens de Halloween. É sempre interessante descobrir quanto as celebrações culturais e religiosas de hoje em dia têm mudado com tempo, muitas vezes variando muito dos seus propósitos originais. Por exemplo, as origens cristãos do Natal são atualmente apenas uma pequena parte da celebração
do Natal por muita gente nas sociedades ocidentais. Festivais como o Páscoa e o Natal têm-se tornado pouco mais do que desculpas para comprar coisas nas lojas e sustentar a economia. E a Halloween não é nada diferente. É uma desgraça na minha opinião.