Colocando o Present Perfect na Prática

Em meus livros e ebooks, eu sempre sugiro que o estudante de inglês preste muita atenção em como a língua é usada em contextos reais. Além disso, sugiro também que em se tratando de estruturas gramaticais faça sempre uma comparação com o modo como a mesma ideia em inglês é expressa em português. Isso ajuda e muito na hora de fazer uso de uma estrutura gramatical como o Present Perfect, por exemplo.

Confesso a você que ao comecei a estudar inglês – e mesmo quando eu me preparava para o “temido” CPE (Certificate of Proficiency in English) da Cambridge –, eu tinha meus temores com o Present Perfect. A partir do momento que passei a observar os vários contextos em que ele aparecia (e ainda aparece) e também passei a comparar o modo como eu dizia (digo) aquilo em português, a coisa ficou bem mais fácil. Colocar o Present Perfect em prática ficou super fácil!

Para exemplificar isso, compartilho abaixo uma atividade que está em meu livro Gramática de Uso da Língua. Livro no qual eu apresento os principais conceitos da gramática da língua inglesa de modo simples, sem tecnicismos, sem regras para decorar e coisas assim.

Vamos à atividade!

No inglês americano, os 10 verbos frequentemente usados após a expressão I’ve never… (eu nunca…) são os que se encontram listados abaixo. Note que eles estão numerados de acordo com a ordem dos mais usados no inglês falado. Ou seja, been é o mais comum e watched o menos comum.

  1. been
  2. heard
  3. had
  4. seen
  5. tried
  6. done
  7. gone
  8. read
  9. used
  10. watched

Agora, complete as sentenças abaixo com o verbo apropriado.

  • a. I’ve never ………………… an episode of Lost. So, I don’t know much about it.
  • b. I really don’t know what to do. I’ve never ………………… a problem like that.
  • c. I’ve never ………………… that girl before. I don’t even know who she is.
  • d. Honestly, parachuting is one of the things I’ve never ………………… before.
  • e. I’ve never ………………… out with them and I don’t even care.
  • f. I’ve never ………………… to England. I really would love to go there someday.
  • g. I’ve never ………………… of him. So, what’s his name and what does he do?
  • h. I know nothing about it. I’ve never ………………… to lose weight before.
  • i. How does a computer work? I’ve never ………………… one my whole life.
  • j. To tell you the truth, I’ve never ………………… a Harry Potter book.

O objetivo dessa atividade é mostrar que para expressar a ideia de que você nunca fez certo algo até este momento da vida em inglês, você terá de usar a expressão “I’ve never…”. O verbo que virá depois pode ser qualquer um. No entanto, as chances de ser um dos verbos listados acima são grandes; pois, aqueles são os verbos mais frequentemente usados com “I’ve never…”.

Que tal você continuar colocando o Present Perfect na prática e escrever algumas sentenças com a expressão “I’ve never…” seguida por um dos verbos listados acima? Use essa estrutura para falar de fatos relacionados à sua vida e aprenda o Present Perfect em contexto e de modo natural. Crie seus exemplos e comece a ficar com o Present Perfect cada vez mais na ponta da língua.

Claro que há ainda muitos outros usos do Present Perfect! Portanto, se você quiser aprender mais sobre ele, adquira agora o nosso ebook “Present Perfect: desvendando os segredos”. Além de várias dicas, exemplos e atividade, o ebook vai também com um material de áudio para você treinar a pronúncia das expressões mais importantes presentes nele. Clique aqui para adquirir o seu.

That’s all for now! Até a próxima!

Botão Voltar ao topo