10 Dicas para Destravar O Inglês | Fluente em Inglês

Aí está você em busca de dicas para destravar o inglês? Mas, será que existe essa coisa de destravar o inglês?

Na verdade, o que você realmente quer são estratégias que ajudem você a desenvolver sua fluência em inglês. Ou, melhor ainda, você está em busca de ideias para poder praticar o inglês que já sabe e o que continua aprendendo.

Portanto, seguem abaixo 10 dicas para ajudar você com isso. Além das 10, acrescentei uma dica extra – a 11ª. Espero que elas ajudem você a ficar com seu Inglês na Ponta da Língua.

  1. Envolva-se com a língua
  2. Leia em inglês
  3. Ouça inglês
  4. Pense em inglês
  5. Fale inglês sozinho
  6. Mantenha um diário em inglês
  7. Faça um discurso em inglês
  8. Use a técnica de voice-over
  9. Não tenha medo de errar
  10. Faça descrições em inglês
  11. A dica de ouro…

Continue lendo para entender melhor o que fazer em cada um desses pontos e assim destravar o seu inglês.

Dicas para Destravar o Inglês

Abaixo descrevo melhor o que você deve fazer para destravar o inglês. Leia com atenção e coloque as dicas em prática.

1. Envolva-se com a Língua

Envolver-se com a língua significa colocar a língua inglesa – mesmo que aos poucos – em seu dia a dia. Já configurou  seu smartphone em inglês? Já configurou todos os seus eletrônicos em inglês? Que tal fazer anotações ao longo do dia em inglês mesmo? Quanto mais você se envolver com o inglês no seu dia a dia, melhor será para você. [Saiba mais sobre essa coisa de se envolver com a língua, lendo a dica O Que Significa Se Envolver Com o Inglês?]

2. Leia em Inglês

Ok! Não é para correr às livrarias e comprar livros de Sidney Sheldon, John Green, William Shakespeare, etc. Vá com calma! Procure por livros que sejam adaptados para o seu nível. Saiba mais sobre isso lendo a dica Livros para Ler em Inglês. Outra dica que recomendo que você leia é Como Usar Um Texto de Inglês com Áudio Para Aprender Inglês.

3. Ouça Inglês

Você pode ouvir músicas. Escolha uma música favorita, procura a letra na internet, aprenda as expressões e ouça-a quantas vezes quiser. Experimente cantarolar a música escolhida junto com a gravação original. Se você não curte ouvir músicas, pode ouvir rádios. Saiba como tirar proveito disso tudo, lendo a as dicas Aprender Inglês Ouvindo MúsicasOuvir Rádios para Melhorar o Inglês e também Aprender Inglês com Filmes.

4. Pense em Inglês

Pode parecer maluquice isso, mas saiba que é possível. Claro que não vai acontecer da noite para o dia, mas com persistência e dedicação você poderá pensar em inglês. Aprenda mais na dica Como Pensar em Inglês.

5. Fale Inglês Sozinho

Se você quer mesmo destravar seu inglês, vai precisar falar sozinho de vez em quando. Portanto, crie um amigo imaginário e bata papo com ele sempre que possível. Caso ache isso uma maluquice, experimente ler diálogos em inglês. Na internet, você pode encontrar diálogos de filmes, de entrevistas, de aulas de inglês e de mais um monte de coisas. Encontre alguns diálogos e pratique-os. Você pode até memorizá-los para depois repeti-los sem ler ou praticá-los com seu amigo imaginário.

Aprenda mais assistindo ao vídeo 6 Dicas Para Praticar a Conversação Mesmo Estudando Sozinho]

6. Mantenha um Diário em Inglês

Manter um diário em inglês é uma maneira excelente para você relacionar o inglês que está aprendendo com fatos do seu dia a dia. Tente escrever algo que você fez no dia (ou na semana) e depois de escrito, leia o texto em voz alta para você ir se acostumando com as palavras, a ordem dos fatos e os sons. O seu cérebro fará as ligações com as memórias por meio de outra língua, aumentando assim as chances de você usar naturalmente o que está aprendendo.

7. Faça um Discurso em Inglês

A ideia não é dar um discurso de 40 minutos. Você pode falar sobre um tema específico por 30 ou 60 segundos. Essa é uma ideia que já apresentei na dica Atividade Para Desenvolver a Fluência em Inglês. Leia também: Dicas de Inglês para Ser Fluente.

Você pode assistir ao vídeo Atividade Para Desenvolver a Fluência em Inglês no Youtube.

8. Use a Técnica de Voice Over (Shadowing)

A técnica de voice over é bem simples. Ouça um arquivo de áudio várias vezes e preste atenção na pronúncia, no ritmo, na entonação e nas pausas. Enquanto ouve, vá acompanhando lendo o texto e faça as anotações que achar necessárias. Depois de muito ouvir, comece a ler o texto junto com o áudio. No início, você vai parar e repetir. Não tem problemas! Mas, com o tempo experimente falar tudo ao mesmo tempo que a pessoa no áudio. Faça isso várias vezes com o mesmo áudio. Chegará um momento em que você começará a dizer as coisas sem precisar ler. Você vai repetir naturalmente. Caso leve essa técnica à serio, você será capaz de falar todo o texto junto com a pessoa só de memória. No começo, parecerá estranho, mas com o tempo você vai tirá-la de letra.

9. Não Tenha Medo de Errar

Para encurtar o assunto aqui, leia 5 Dicas Para Perder o Medo de Falar Inglês e Por que brasileiro não aprende inglês.

10. Faça Descrições em Inglês

Experimente descrever em inglês pessoas, situações ou objetos do local em que você estiver. Fazer isso ao longo do dia, estimula o cérebro a pensar em inglês. Também colabora para que o cérebro mantenha contato com as coisas que você está aprendendo em inglês.

11. O Grande Segredo para Destravar Seu Inglês

O verdadeiro segredo para você destravar seu inglês será revelado agora. Quer mesmo saber qual é!? Então, faça o seguinte: pegue um espelho e olhe para ele. O que você viu no reflexo!? Você viu uma pessoa lá!? Pois é! Essa é a pessoa que vai ajudar você a destravar seu inglês. Essa é a pessoa que tem a atitude (ou não) para você destravar seu inglês. De modo mais simples, é você mesmo que tem de fazer a coisa acontecer. As dicas acima só funcionarão se você colocá-las em prática. Não perca tempo e mexa-se! Não espere por um milagre!

That’s all for now! Agora que você já tem várias dicas para destravar seu inglês, espero que faça algo a respeito. Até a próxima! 🙂

Etiquetas

3 Comentários

  1. Adorei essas dicas, eu dou algumas dessas dicas para meus alunos e falo com eles que eles não costumam acreditar em mim. Mas na verdade é que eles não acreditam neles mesmos. A única forma de aprender mesmo é a própria pessoa agir.

  2. Ótimas dicas, a dica 11 concordo totalmente não só a 11 mais as outras são boas também. Essas dicas vem me ajudando muito no aprendizado , obrigado Denilson por sempre postar esses artigo, tenho certeza que não só a mim mais milhares de outas pessoas você está ajudando.

Botão Voltar ao topo