Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês

No livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário, eu dou uma série de dicas para o estudante treinar o vocabulário em inglês constantemente. São atividades, jogos, brincadeiras, etc., simples que podem ser feitas em qualquer local usando apenas uma folha de papel e uma caneta/lápis.

As atividades sugeridas tem por objetivo estimular o cérebro e assim mantê-lo focado na tarefa de aprender inglês. Em outras palavras são atividades para ajudar a memorizar as palavras.

Abaixo compartilho uma atividade que você poderá colocar em prática hoje mesmo e em qualquer local que estiver. Essa atividade pode ser feita por estudantes de qualquer nível de inglês: básico, intermediário e avançado. Para isso basta variar um pouquinho para deixá-la mais complicada e adequada ao seu nível.

Material Necessário:

Inglês na Ponta da LínguaApenas uma folha de papel em branco e um lápis/caneta. Você vai precisar também de cinco a dez minutinhos de seu corrido dia para fazê-la. [Sabe aquele tempo que você perde navegando sem rumo na internet!? ou ainda aquele tempo mudando os canais da TV sem saber o que realmente assistir!? Então, aproveita esses minutinhos para fazer essa atividade e assim ficar cada vez mais com seu inglês na ponta da língua.]

»» Se quiser saber mais sobre como arrumar tempo para estudar inglês, leia a dica Arranjar Tempo Para Estudar Inglês.

Procedimento:

No centro da folha de papel escreva uma palavra em inglês. Pode ser qualquer palavra: house, computer, dictionary, student, book, magazine, bicycle… Depois de escrevê-la, use-a como ponto de partida para escrever outras palavras que você conseguir colocar. Vai ficar parecido com um palavras-cruzadas. Veja o exemplo abaixo.

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês

Veja que usei a palavra HOUSE como ponto de partida. Depois fui escrevendo mais e mais palavras. Puxei da memória as palavras que eu sei para ir aumentando a lista. Isso pode parecer simples, mas de modo natural estimula o cérebro a manter as palavras sempre ativas na cabeça.

Complicando um Pouquinho

Para deixar essa atividade um pouquinho mais difícil, você pode usar um tópico para escrever apenas palavras relacionadas a ele. Nos dois exemplos abaixo, eu usei os tópicos countries (países) e moods (estado de espírito, humor). As palavras de partida foram justamente as palavras que dão nome a cada tópico e a partir delas escrevi apenas palavras relacionadas ao tópico. Veja as imagens:

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês II

O tema COUNTRIES é bem comum entre os níveis básicos. Claro que você poderá incluir outros para treinar o vocabulário em inglês: parts of the house, sports, musical instruments, parts of car, clothes, kitchen utensils, etc. Já na imagem abaixo temos algo mais intermediário/avançado. Nela usei o tema moods e, portanto, só escrevi palavras que servem para descrever o humor/estado de espírito das pessoas. Os níveis mais avançado podem fazer uso de tópicos mais específicos: environment, arts, cinema, fashion world, soccer/football e assim em diante.

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês III

Outra maneira de complicar essa atividade é indo para o lado das combinações de palavras, o que chamamos de collocations. Tema que abordo melhor outro livro de minha autoria: Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations. Se quiser, participe do curso Collocations: aprenda a combinar palavras em inglês.

Nessa outra versão, você pode escolher uma palavra qualquer e, como antes, escrevê-la no centro do papel. Depois, a partir da palavra escolhida, você deverá escrever apenas palavras que combinam com ela.

Por exemplo, na imagem abaixo escolhi a palavra attention (atenção) para ser meu ponto de partida. Então, escrevi palavras que combinam com attention: careful attention, constant attention, pay attention, give attention, focus attention on, catch attention, international attention, demand attention, special attention, etc. Veja como ficou!

Atividade para Treinar o Vocabulário em Inglês IV

Para ficar ainda mais interessante, você pode escrever alguns exemplos com as combinações que escreveu.

  • How many times do I have to ask you to pay attention? (Quantas vezes vou ter de pedir para você prestar atenção?)
  • I tried to attract the waiter’s attention. (Tentei chamar a atenção do garçom.)
  • The ability to focus attention on important things is a defining characteristic of intelligence. (A habilidade de focar a atenção em coisas importantes é uma característica marcante de inteligência.)
  • We should give special attention to this issue. (Nós deveríamos dar atenção especial a esse assunto.)

E aí o que achou!? Gostou dessa atividade!? Se você quiser mais atividades simples assim, adquira já o livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário. Lembrando que o livro está à venda em todo Brasil e também na internet.

Agora, não perca tempo! Comece a usar essa atividade hoje mesmo para melhorar o seu vocabulário em inglês e assim ir ficando com o inglês na ponta da língua do jeito que você quer. Ah! Agora que você já tem uma atividade para treinar o vocabulário em inglês, aprenda também uma Atividade Para Desenvolver a Fluência em Inglês. Até a próxima! 🙂

3 Comentários

  1. Cara,

    Essa é uma ótima forma de ajudar na memorização e associação de termos por contexto.

    Fica bem fácil pra assimilar as alterações de verbos irregulares, sufixos ‘es’, etc.

    Parabéns, um texto muito muito bom.

  2. Tem alguns apps como esse de caça palavras bastante divertidos para treinar o vocabulario

Botão Voltar ao topo