Como Aumentar Vocabulário em Inglês

Todo estudante de inglês fez, faz e fará sempre a pergunta título deste artigo: como aumentar vocabulário em inglês? O objetivo de todos é encontrar meios para que o vocabulário aumente, melhore, cresça, desenvolve, etc. Portanto, sempre haverá uma busca por respostas a essa pergunta.

Nesta dica vou falar um pouco sobre como eu melhorei e ainda melhoro meu vocabulário em inglês. Vou falar o que eu fazia de errado e o que aprendi a fazer com o tempo. Algo que me ajudou muito e continua ajudando até os dias de hoje.

Listas de Palavras: bom ou ruim?

Quando eu comecei a estudar inglês, eu costumava fazer lista de palavras relacionadas a um tema específico. Em uma folha de caderno, eu escrevia o tema Things in a Bedroom, por exemplo, e então criava uma lista com todos os objetos que podiam fazer parte de um quarto: bed, mattress, wardrobe, nightstand, lamp, rug, set of drawers, etc.

Melhorar Vocabulário em Inglês: listasQuando eu cansei de fazer isso, comecei a fazer lista de palavras “estranhas”. Eu comecei a aprender palavras mais rebuscadas, formais e raras. Além disso, eu também me dedicava a aprender a dizer coisas que certamente outras pessoas não diriam. Foi assim que aprendi palavras como: aspergillum, fathom, nit, hinge, chad, etui, discombobulated e outras mais.

Por mais que eu fizesse listas, anotasse exemplos, soubesse o significado, etc., eu não sentia que isso ajudava no desenvolvimento da minha fluência em inglês. Eu não notava melhoras no meu inglês: speaking e listening. Eu sabia um monte de palavras, mas na hora de falar inglês com alguém aquelas palavras não serviam para nada.

Palavras como “nit”, “hinge”, “fathom” e outras são palavras que até hoje não tive muitas oportunidades para usá-las. Portanto, não me ajudaram muito a melhorar o meu inglês. Comecei então a perceber que decorar um monte de palavras não era o bastante para ser fluente em inglês. Você pode decorar a lista das 1000 palavras mais usadas em inglês; mas, se não souber usá-las, você certamente não se comunicará muito. Pior! Você nem conseguirá entender muito inglês.

» Leia também: Aprender 2000 Palavras em Inglês e a Fluência

Como aumentar vocabulário em inglês?

As listas não ajudavam muito, mas eu sempre sabia que vocabulário é essencial para falar e entender inglês. As perguntas eram:

  1. Como aumentar vocabulário em inglês e junto com isso aumentar o poder de uso das palavras que eu aprendia?
  2. Que palavras aprender?
  3. Como aprendê-las?
  4. Como realmente melhorar o vocabulário em inglês?

Inglês na Ponta da LínguaEm meus livros “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” e “Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations“, dou inúmeras dicas sobre isso.

A mais importante é a que orienta os estudantes a aprenderem a usar bem as palavras que já sabem. Isso é um grande problema para muita gente. As pessoas acham que aprender palavras refere-se apenas a aprender como escrevê-las, como pronunciá-as e o que elas significam em português. A grande verdade é que aprender palavras e, de quebra, aumentar vocabulário em inglês vai bem além dessa coisa básica.

» Leia também: Quantas palavras você precisa saber para falar inglês?

Desenvolvendo o vocabulário em inglês de modo criativo

O que aprendi com meus erros foi que o que devemos realmente aprender é como usar bem as palavras que já sabemos. Para deixar isso bem claro, vou usar o verbo know como exemplo.

Você sabe que know significa saber ou conhecer:

  • I know her. (Eu a conheço.)
  • I know a little bit about this. (Eu sei um pouquinho sobre isso.)
  • Do you know what this is? (Você sabe o que é isso?)
  • I don’t know. (Eu não sei.)
  • We don’t know what happened. (A gente não sabe o que aconteceu.)
  • How long have you known each other? (Há quanto tempo vocês se conhecem?)

I don't knowTodo mundo sempre para nisso. Aprendem como escrever a palavra – k-n-o-w. Aprendem a pronúncia: /noʊ/. Aprendem a gramática dela: knowing, knows, knew, known. Aprendem o significado: saber, conhecer. Mas, o interessante é que a palavra know possui usos que todos deveriam saber para não se complicarem ao encontrá-la no inglês falado do dia a dia.

  • You know what I mean? (Você está me entendendo? | Você me entende?)
  • You never know. (Nunca se sabe!)
  • Not that I know of! (Não que eu saiba!)
  • As far as I know (Até onde eu sei)
  • For all I know (Pelo que eu sei)
  • Knowing… (Conhecendo…)
  • All I know is that… (Tudo o que sei é que…)
  • get to know someone (conhecer alguém)
  • You don’t wanna know (Nem queira saber)
  • There’s no knowing how… (Não tem como saber como…)
  • God knows! (Deus é quem sabe!)
  • know someone by sight (conhecer alguém só de vista)
  • not know where to look (não saber onde enfiar a cara) [por estar envergonhado]

Curiosamente, know está na lista das 100 palavras mais usadas em inglês. Porém, ela não está na lista pelo simples fato de ser usada do modo simples e comum que todos aprendem. Ela está na lista devido às inúmeras expressões e combinações nas quais ela é usada.

» Leia também: Dicas para Melhorar o Vocabulário em Inglês

O segredo para aumentar vocabulário em inglês

Melhorar Vocabulário em InglêsPortanto, o segredo para aumentar vocabulário em inglês não está no fato de decorar várias palavras diferentes. Também não está no fato de você saber um monte de palavras esquisitas, raras, esdrúxulas.

O verdadeiro segredo para aumentar vocabulário em inglês está em aprender a usar bem as palavras que você já sabe.

A grande dica é a seguinte: aprenda como as palavras são usadas em vários contextos ou em expressões do dia a dia. Para isso, você poderá:

  1. Ler textos e diálogos em inglês
  2. Ouvir músicas (aprender a letra das músicas que gosta)
  3. Assistir a filmes
  4. Ler dicionários

Você se surpreenderá em como seu inglês vai melhorar a partir do momento que você aprender vocabulário dessa maneira diferente. Nos livros que citei acima, há ainda muito mais dicas sobre como aumentar vocabulário em inglês dessa maneira diferente.

Além dos livros, no curso Aprender Inglês Lexicalmente também são ensinadas várias maneiras para melhorar vocabulário em inglês levando em conta aquilo que você já sabe. Para mais informações e fazer sua inscrição, clique aqui.

That’s all for now, guys! Take care! 🙂

Etiquetas

3 Comentários

  1. Denilso, mais um post excelente. Estava pensando aqui … Existe algum site onde você possa colocar uma expressão ou mesmo uma palavra e ele lhe retornar os collocations ?

    Por exemplo, como você colocou acima:

    You never Know. Eu traduziria Você nunca sabe. Ou seja, eu nunca chegaria no : Nunca se sabe.

    Então, olhando isso em um texto acabaria que a tradução ao pé da letra como tentei, ficaria esquisita. O que eu faria era procurar o Google Translate pra entender. E segundo o Google, a tradução seria a que eu coloquei, ou seja, continuaria sem saber que You Never Know é Nunca se Sabe.

    Então pensei se teria algum site onde eu colocando You Never Know ele me mostrasse que existe essa expressão e que ela é usada pra isso ou aquilo , saca ?

    Quase como um dicionário de expressões populares, digamos assim! 😀

Botão Voltar ao topo