O Que Significa CEO?

Você em algum momento já se perguntou o que significa CEO? Você certamente já viu essa sigla por aí, não é mesmo? Você até faz uma ideia do que seja, mas o que significa CEO realmente? Continue lendo esta dica para aprender não só o que significa CEO, mas também outras siglas como COO, CFO, CIO e outras tantas do mundo corporativo.

Para começar, CEO é a abreviação de Chief Executive Officer. A pessoa que assume esse cargo é geralmente o dono do negócio, o presidente geral da empresa ou um dos sócios majoritários. Em português dizemos que se trata do Diretor Executivo. Trata-se portanto do chefão ao qual todo mundo presta contas.

Agora que você já sabe o que significa CEO, continue lendo para aprender outras siglas comumente usadas no mundo corporativo.

» COO, Chief Operating Officer. Nem toda empresa tem um COO. Mas, caso ele exista, saiba que se trata do chefe de operações gerais da empresa. Geralmente, ele está abaixo do CEO e acima de todos os outros. Lembra a figura do vice-diretor executivo ou vice-presidente da empresa. A existência desse cargo dependerá de como o organograma da empresa.

» CFO, Chief Financial Officer. Esse é o cargo equivalente ao de diretor financeiro. É o sujeito que cuida dos assuntos relacionados aos dados financeiros da empresa. Ele planeja o crescimento da empresa em termos financeiros. Ele se reporta ao CEO e faz parte da diretoria geral da empresa.

O Que Significa CEO?» CMO, Chief Marketing Officer. Esse cuida da imagem da empresa nos assuntos de marketing, propaganda, campanhas publicitárias e assuntos afins. Fora isso também é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, vendas, relacionamento com o público consumidor em geral, etc.

» CIO, Chief Information Officer. Esse é o chefão do departamento de TI (tecnologia da informação) da empresa.

» CHRO, Chief Human Resources Officer. Quem ocupa esse cargo é responsável pela contratação e demissão de pessoal. Mas, não é apenas isso. Ele também é responsável pela qualificação profissional do membros da empresa. Portanto, ele gerencia os treinamentos, cursos e tudo mais que possa melhorar o relacionamento e o profissionalismo dos colaboradores internos da empresa. Outros nomes pelos quais esse cargo é conhecido são Chief People Officer, Chief Personnel Officer, Executive Vice President of Human Resources and Senior Vice President of Human Resources.

» CLO, Chief Legal Officer. Como já dá para perceber, trata-se do responsável pela parte jurídica da empresa. Ele avalia os contratos, cuida da papelada mais burocrática no que diz respeito às leis, normas, processos, etc. De modo mais simples é o advogado geral da empresa.

» CCO, Chief Communications Officer. Esse é também chamado de PRO, Public Relations Officer. Ele é quem cuida das relações públicas da empresa. Os comunicados à imprensa, entrevistas e coisas do tipo passam antes pelas mãos do COO. Claro que nem toda empresa precisa ter um COO.

Há ainda vários outros cargos com suas siglas estranhas. No entanto, as mais comuns estão acima. Se você ouvir alguma que não esteja listada acima, não se preocupe. Basta procurar no Google e você certamente encontrará a explicação para ela.

O objetivo desta dica era explicar o que significa CEO, mas você aprendeu bem mais que isso. Espero que tenha gostado! Então, se gostou da dica, compartilhe-a no Facebook, Twitter e/ou Google+. Até a próxima!

[Na imagem aparece a sentença I’m CEO, Bitch. Caso queira continuar aprendendo mais, leia a dica “What Does Bitch Really Mean?“, nela a prof. americana Kristen Hammer fala sobre os usos e significados mais comuns da palavra bitch em inglês.]

4 Comentários

  1. De fato já vi essa sigla em vários lugares, só não lembro exatamente onde xD Deve ter sido em alguma série. Então é basicamente “gerente…” e-e’ Interessante.
    Aproveitando o espaço, o que significa ‘have an agenda’? D:

    1. Olá Luiz Felipe,

      O CEO não é o gerente. Afinal, o gerente (manager) é apenas um funcionário da empresa; já o CEO é o presidente da empresa. Abaixo dos CEO podem estar vários gerentes (managers). Não confunda.

      Sobre a expressão “have an agenda”, ela significa que algo como “ter um plano secreto” ou “ter um interesse escuso” em relação a algo. Vou escrever uma dica a respeito e assim ficará mais fácil de entender seu uso e significado.

      🙂

      1. Eita, De fato, esqueci do manager 😡
        Engraçado é que, após ler a dica, reconheci ‘CEO’ em um diálogo de uma série o/
        .
        Obrigado pelo esclarecimento. No aguardo por essa dica 😀

  2. CEO é uma sigla do idioma inglês e que os brasileiros metidos a besta usam pra dizerem que são Diretores Executivos de uma Empresa! Por quê o brasileiro adora usar siglas estrangeiras, esnobando o nosso idioma? Somos uns imitadores, mesmo!

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