Como dizer Faz Tempo Que em inglês?

Como dizer faz tempo que em inglês? Antes de tentar traduzir isso loucamente para o inglês, aprenda o modo correto nesta dica.

Present Perfect

Para ficar tudo muito interessante saiba que para dizer faz tempo que em inglês você precisa usar o Present Perfect. Mas, não se assuste! Você não precisa aprender as várias regras deste tempo verbal para expressar a ideia de faz tempo que em inglês. Aliás, você pode aprender o Present Perfect de modo descomplicado com o ebook Present Perfect: Desvendando o Segredo (c/ áudio).

Faz tempo que em inglês

Na verdade, tudo o que você precisa é aprender que em inglês eles dizem “It’s been a long time since…”. Sendo que depois da palavra since, você deverá completar com a ação que deseja mencionar. Para descomplicar, veja os exemplos:

  • It’s been a long time since I read this book. (Faz muito tempo que li este livro.)
  • It’s been a long time since they moved from here. (Faz muito tempo que eles se mudaram daqui.)
  • It’s been a long time since someone gave me a hug. (Faz muito tempo que alguém me deu um abraço.)
  • It’s been a long time since we last met. (Faz muito tempo [desde] que nos encontramos pela última vez.)

Faz Tempo Que em InglêsNote que “it’s been a long time” equivale ao nosso “faz muito tempo que…” ou ainda “faz mó tempão que…”. Saiba que em inglês podemos expressar a mesma ideia dizendo “it’s been very long since…”. Além disso, se você quiser dizer algo como “faz um tempinho que…” então diga “its been a while since…” ou “its been some time since…”.

Continue aprendendo

Agora digamos que você queira expressar o tempo exato. Ou seja, a ideia é dizer “faz 20 anos que…”, “faz 3 horas que…”, “faz 10 meses que…”, o que dizer nesses casos?

Nada muito complicado! Basta dizer assim: “it’s been 20 years since…”, “it’s been 3 hours since…”, “It’s been 10 months since…”. Observe que a estrutura com o Present Perfect – it’s been … since – continua sendo a mesma. Só fizemos acrescentar o tempo e pronto.

  • It’s been 3 days since she got here. (Faz 3 dias que ela chegou aqui.)
  • It’s been 2 years since I had my heart surgery. (Faz dois anos que fiz minha cirurgia do coração.)
  • It’s been several weeks since they had an accident. (Faz várias semanas que eles se acidentaram.)

E aí!? Tudo claro até aqui!? Espero que sim! Vamos continuar falando sobre como dizer faz tempo que em inglês nas formas interrogativa e negativa.

Fazendo pergunta

Assim, anote aí que para a interrogativa o modo mais comum, mais usado, é “has it been very long since…?”. Veja os exemplos,

  • Has it been very long since she left? (Faz tempo que ela saiu?)
  • Has it been very long since you got here? (Faz tempo que você chegou aqui?)
  • Has it been very long since you bought this car? (Faz tempo que você comprou este carro?)

Sentenças negativas

Já para dizer “faz tempo que não…” as coisas mudam. Infelizmente, não dá para usar a mesma estrutura. Para a negativa o jeito é fazer assim:

  • I haven’t seen Maria for years. (Faz anos que não vejo a Maria.)
  • They haven’t talked to each other for months. (Faz meses que eles não se falam.)
  • We haven’t been there for six years. (Faz seis anos que a gente não vai lá.)

Na negativa você deixou a estrutura anterior e teve de usar outra em inglês. Você deve se acostumar com isso! Não tem como escapar! Caso queira aprender mais sobre since e for, leia a dica Since e For com o Present Perfect.

Pronto! Acho que agora chegamos ao fim! Caso esteja faltando algo, sinta-se à vontade para deixar um comentário aí abaixo. Se gostou desta dica, compartilhe-a com seus amigos no Facebook e no Twitter.

Etiquetas

4 Comentários

  1. “Observe que a estrutura com o Present Perfect – it’s been … since – continua sendo a mesma. Só fizemos acrescentar o tempo e pronto.”

    Quando usamos o present perfect, não seria para darmos uma ideia de algo que aconteceu no passado mas não importando QUANDO…. se sim então a ideia de colocar o tempo exato não fecharia… poderia me esclarecer isso?

    Valeu. Vini

  2. Desculpem-me por uma dúvida beemm besta. E se eu quiser dizer uma frase negativa-interrogativa?

  3. Olá! Pra eu fazer uma frase assim, por exemplo: “Faz muito tempo que não pratico esportes.”

    Posso dizer: “It’s been a long time since I don’t practice sports.” ?

Botão Voltar ao topo