As Classes Gramaticais em Inglês | Dicas de Inglês

Você conhece as classes gramaticais em inglês? Sabe quais são as funções das classes gramaticais em inglês? Enfim, você tem dúvidas sobre as classes gramaticais em inglês? Então, continue lendo esta dica para entender o que é isso.

Para começarmos bem anote aí que as classes gramaticais em inglês são conhecidas como Word Classes ou Part of Speech. De modo bem simples, classe gramatical refere-se ao grupo ao qual as palavras fazem parte.

As Classes Gramaticais em Inglês

De acordo com as gramáticas, as classes gramaticais em inglês são: 

  • noun (substantivo)
  • adjective (adjetivo)
  • verb (verbo)
  • adverb (advérbio)
  • preposition (preposição)
  • conjunction (conjunção
  • pronoun (pronome)
  • interjection (interjeição)

Agora para que serve cada uma das classes gramaticais? Qual a função delas? Continue lendo para aprender por partes. Nas explicações abaixo evito entrar em maiores detalhes sobre cada classe gramatical. O objetivo é apresentá-las de modo simples e claro.

» NOUN (substantivo, também conhecido como nome)

Noun nada mais é do que o nome que damos às coisas: house, car, book, pen, man, president, woman, boy, computer, magazine, etc. Os nomes próprios usados para algo específico também são nouns: John, Christ The Redeemer, Mariah, Britney, Brad, Michael, São Paulo, Porto Velho, Curitiba, Brazil, Monday, Saturday, Carnival, Easter, etc. 

» ADJECTIVE (adjetivo)

Adjective é qualquer palavra usada para descrever alguém ou algo. As palavras big, small, old, new, beautiful, ugly, fat, slim, hot, cold, interesting, boring, marvellous, fantastic são exemplos de adjectives em inglês. Todas essas palavras servem para descrever alguém ou algo.

Leia também: Os Adjetivos em Inglês | English Adjectives

» VERB (verbo)

Os verbs servem para indicar uma ação (algo que alguém faz, fez ou fará): run, walk, study, think, go, stay, read, write, send, live, listen, speak, talk. Todas essas palavras referem a uma ação; assim, elas pertencem à classe gramatical dos verbs.

» ADVERB (advérbio)

Adverbs servem para adicionar informação extra a um adjective, a um verb ou a um outro adverb. Quando dizemos “she is very beautiful” a palavra “very” (muito) adiciona uma informação extra ao adjetivo “beautiful” (bonita). Logo, “very” é um exemplo de adverb. De modo geral, em inglês, a maioria dos advérbios são formados com -ly. Mas, não se engane, há ainda outras palavras que se encaixam nessa classe: not, just, very, too, soon, just, etc. [Leia também: Quando Usar LY em Ingles?]

» PREPOSITION (preposição)

As prepositions servem para expressar uma relação no tempo (quando algo acontece) ou no espaço (onde algo acontece):

  • They left after six o’clock. (after é preposição e expressa aqui algo ao tempo/quando)
  • They decided to me in a park. (in é preposição e expressa aqui algo ao espaço/onde)

As preposições também expressam uma série de relações abstratas:

  • He dealt with the problem.

Em resumo, as prepositions são um grupo chato de palavras. Elas devem sem aprendidas naturalmente; pois, ao contrário do que muitos pensam não há regras para o uso delas. Leia mais sobre isso na dica Regras das Preposições em Inglês: será que tem?]

» CONJUNCTION (conjunção)

Conjunctions servem, em termos bem simples, para criar sentenças mais complexas. Afinal, seria muito estranho falarmos uma língua por meio de sentenças simples. Por exemplo,

  • He studies English. He can’t speak English very well.

Temos acima duas sentenças simples. Podemos juntar essas duas sentenças fazendo uso das conjunções but (mas) ou although (embora):

  • Although he studies English, he can’t speak it very well.
  • He studies English, but he can’t speak it very well.

Alguns exemplos de conjunções em inglês são: but, or, and, because, although, as, if, in order to, so as to, despite, in spite of e outras. Você pode aprender mais sobre algumas dessas conjunctions lendo as dicas abaixo:

» PRONOUN (pronome)

Os pronouns servem para assumir o lugar de um substantivo (noun). Por isso eles são são chamados de pro nouns (algo como em favor dos nouns). Exemplos de pronouns são: I, you, he, she, it, e, they, someone, anyone, his, hers, yours, mine, my, our, their, some, none, this, that, those, these e outros.

Algumas gramáticas tratam os pronouns (pronomes) como uma subclasse gramatical pertencente à classe dos nouns (substantivos). Aqui no blog já foi falado muito sobre praticamente todos os pronomes em inglês. Portanto, sugiro que você faça uma busca com o termo pronome para encontrá-las.

» INTERJECTION (interjeição)

As interjections são palavras usadas para expressar um sentimento ou uma supresa. Por exemplo, ouch é a palavra em inglês usada para expressar dor; equivale ao nosso ai em português. Portanto, ouch é uma interjection. Wow é outro exemplo de interjection na língua inglesa; em português, pode ser traduzida como uau, nossa, caramba, eita, etc.

Saiba mais sobre interjections em inglês, lendo e ouvindo a dica Podcast: Sounds and Interjections in English.

Para encerrar, que tal baixar uma imagem com dicas sobre as classes gramaticais em inglês? Para isso é só clicar aqui. Espere a imagem carregar e então salve a imagem em seu computador.

Take care and keep learning!

Etiquetas

15 Comentários

    1. Isso é bom Valdelino! Sinal de que consigo manter os leitores aprendendo no site! rsrsrsrs Take care!

    1. Mas ainda virão muitas outras dicas! Afinal, não dá para escrever tudo em um só lugar, não é mesmo?

  1. Wonderful post! The picture is really great and very usefull. Thank you, Denilso!

  2. Acho interessante a burocracia da gramatica das linguas. Aprender o ingles de forma lexical leva a gramatica para um segundo plano, não menos importante.

  3. Que maravilha Prof, Denilso. Essas dicas me ajudaram muito. Estava com muitas dúvidas em relação as classes gramaticais. Muito obrigado. Agora meus estudos na faculdade ficarão bem mais simples.

  4. Este post é muito importante. Todo mundo deveria aprender esse tema. Além disso, o segredo para falar bem uma língua está em conhecer a função que cada palavra exerce em uma sentença e como aplicar cada uma delas, pois, as palavras mudam de classe gramatical. Um bom exemplo é: “She is beautiful” e “she dresses beautifully”. Quando a palavra “beautiful” deixou de ser adjetivo e passou a ser um advérbio, ela também mudou. A sentença não ficaria gramaticalmente correta se ela não tivesse sido alterada para “beautifully”.

  5. Há uma dica no site sobre esse tema! Veja o link que recomendei acima, por gentileza!

  6. Genteeeee, artigos não são classes gramaticais em inglês? Socorro! shauhsuahsaushaus

  7. E quanto ao artigo e o numeral? Não são considerados classes gramaticais como no português?

Botão Voltar ao topo