Podcasts de Inglês: aproveite mais

Uma das novidades que tenho tentado tornar rotina aqui no Inglês na Ponta da Língua são os nossos podcasts de inglês. Oficialmente falando, já foram publicados mais de 15 dicas dicas nesse formato. A ideia, claro, é ter muito mais! No entanto, muita gente ainda não sabe como os podcasts de inglês funcionam. Então, antes de publicar os próximos, decidi escrever algumas coisinhas a respeito.

Para quem não sabe, podcast é apenas um nome feio para algo muito simples. Há podcasts de vários tipos! Mas, nesta dica vamos falar apenas dos podcasts de inglês. Assim, ao entrar em um site com dicas de inglês a maioria delas estão apenas em formato de textos. Você os lê, faz anotações e fica por isso mesmo! Mas, e se a dica estivesse também gravada em um arquivo de áudio para que fossem ouvidas? Seria muito legal, não é mesmo? Você teria a chance de ler o texto e ouvir o áudio com a dica. Facilitando assim o aprendizado da pronúncia das palavras, expressões, sentenças… Você também praticaria sua habilidade de listening (ouvir em inglês). Legal, né?

Pois é justamente isso o que acontece nos podcasts de inglês. Além da dica em texto, é também disponibilizado um arquivo de áudio para ajudar o leitor a melhorar o listening e o speaking. O arquivo de áudio procura reproduzir com a mesma exatidão o que está no texto. Assim, o estudante pode ouvir tudo o que está no texto. Muito simples e prático!

Mas, será que sempre que você precisar ouvir ou ler a dica terá de entrar no site novamente? Será que vai ter de procurar a dica mais uma vez? Enfim, será que dá tanto trabalho assim? Na verdade, não! Continue lendo para saber que não dá tanto trabalho assim.

Podcast de Inglês

Nos podcasts de inglês  os arquivos – de áudio e texto – são disponibilizados para download (aqui no Inglês na Ponta da Língua isso é grátis). Assim, você não precisará acessar o site para ler e ouvir os podcasts sempre que precisar. Você pode baixar o material para seu computador, smartphone, tablete, pendrive e onde mais quiser. Pode até gravar em um CD se achar mais interessante! Enfim, viva a tecnologia!

Com o áudio salvo em vários dispositivos você poderá ouvir a dica onde, quando e quantas vezes quiser. Já o texto que também é disponibilizado para download pode ser impresso e carregado para todos os lados. Aqui no Inglês na Ponta da Língua o texto é sempre disponibilizado em formato PDF. Portanto, pode ser lido na maioria dos smartphones e tabletes disponíveis no mercado.

Você pode também distribuir os arquivos para seus amigos, familiares, colegas, conhecidos, vizinhos, etc. Enfim, o material não precisa ficar só no site e nos seus dispositivos. Passe tudo para frente! Distribua livremente! Viva a livre distribuição de arquivos! (desde que não fira a lei de direitos autorais, claro!) A única coisa que você deve fazer, por favor, é dizer de onde o material foi retirado (indique a fonte: sempre diga “baixei isso aí no site Inglês na Ponta da Língua ponto com.” ). Enfim, faça o merchã; afinal, quanto mais gente sabendo sobre nós é mais gente com o Inglês na Ponta da Língua.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua ao publicarmos os podcast de inglês disponibilizamos o material para download por meio de links que estão no texto original. Basta um clique em cada link e você começa a fazer o download. Se der problema, tente novamente! Se o problema persistir, chama o técnico! Abaixo estão as informações de como fazer isso aqui no nosso humilde espaço.

Ao se deparar com um podcast, você verá a caixa de áudio para ouvir a dica. Geralmente, acima dessa caixa encontram-se links com os dizeres: “Baixe o MP3” e “Baixe o PDF”. Ao clicar em cada um desses links, o arquivo de áudio (MP3) e o de texto (PDF) serão baixados automaticamente para seu computador. Não tem segredo nenhum.

Depois de baixar os arquivos, encontre-os em seu computador. Minha dica é que você coloque tudo em uma pasta com o título: Inglês na Ponta da Língua Podcasts (ou algo parecido). Com o tempo essa pasta vai ficar cheinha de dicas de inglês com textos e áudios.

Para ter certeza de que a coisa não é tão complicada assim, no final deste texto há alguns links de nossos podcasts de inglês para você praticar. Clique no link e veja como as coisas são simples. Aproveite! Isso tudo está disponível gratuitamente. Ou seja, só não aprende quem não quer! E, por favor, indique o Inglês na Ponta da Língua e ajude-nos a mantê-lo.

Artigos Relacionados
Comentários