Atividade para Desenvolver a Fluência em Inglês

Na dica Como Avaliar o Seu Desenvolvimento, mencionei a atividade One-Minute Talk como algo que você pode fazer para desenvolver sua fluência em inglês. Muitas pessoas enviaram mensagens pedindo para que eu falasse mais a respeito dela. Então, vamos lá!

Mas, antes de continuar falando sobre essa atividade, saiba que você tem duas opções: ler a dica ou a assistir a um vídeo no qual eu também falo sobre essa atividade que ajudará você a desenvolver sua fluência em inglês. O vídeo faz parte do nosso canal no Youtube e pode ser visto aí abaixo. Portanto, espero que você goste e curta.

Essa atividade é inspirada em um famoso programa da BBC Radio chamado Just A Minute. No programa os convidados (competidores) têm apenas um minuto (just a minute) para falar sobre o tema dado pelo apresentador.

Os temas são variados e o convidado, ao falar, não pode hesitar (ficar se falar nada), repetir palavras (ou mesmo sentenças e ideias) e nem mudar o rumo da conversa. Em inglês, as regra são: No hesitation. No repetition. No deviation.

No programa os competidores adversários desafiam (challenge) a pessoa que está falando. Os desafios ocorrem quando eles acham que a pessoa quebrou uma das regras: hesitou, repetiu palavras ou mudou o assunto. Para você ter um ideia,  ouça como é esse programa, clicando aqui. Vale também como uma forma de praticar seu listening (em inglês britânico).

Desenvolver a Fluencia em InglesMas, você está estudando inglês. Não é um falante nativo da língua. Então, como fazer essa atividade sem muitas exigências e medos e assim desenvolver a tal da fluência em inglês? Aí vão minhas dicas para você.

Se você é um estudante de nível básico – tem pouco vocabulário, tem pouco envolvimento com a língua, etc. – vá com calma. Ao invés de um minuto, estabeleça o prazo de 15 segundos para falar sobre um tema específico: 1) apresentar-se; 2) falar de um membro da sua família; 3) falar sobre três coisas que gosta de fazer; 4) falar sobre seu trabalho; 5) falar sobre sua escola/faculdade; 6) falar sobre três coisas que não gosta. Enfim, escolha um tema por vez e fale sobre ele em apenas 15 segundos. Com o passar do tempo, vá aumentando progressivamente a quantidade de segundos para 30, 45 e 60.

Estudantes em níveis intermediário e avançado podem começar com 60 segundos mesmo. Quanto mais avançado for seu nível, mais exigente você deverá ser em relação à complexidade dos temas: 1) os avanços na área de telefonia móvel nos últimos 10 anos; 2) o sistema educacional em nosso país; 3) a relação social entre homens e mulheres nos dias de hoje; 4) três razões pelas quais eu gostaria de mudar de emprego. Não precisa ser nada muito esdrúxulo. Mas, seja um pouco mais exigente.

Quando eu comecei a fazer essa atividade, eu procurava falar durante algum tempo sobre os temas que eu encontrava em livros. Eram temas simples. Com o tempo, fui complicando as coisas para poder melhorar o meu vocabulário e a naturalidade ao falar inglês. Embora o início tenha sido algo bem acanhado, com o tempo ganhei confiança e notei que ficava melhor cada vez mais. Em outras palavras, eu notava que minha fluência em inglês ia melhorando.

Mas, antes de fazer essa atividade, é bom você fazer uma pequena lista de palavras, expressões, sentenças, phrasal verbs, estruturas gramaticais e o que mais for preciso para falar sobre o tema escolhido. Antes de começar a falar, estude suas anotações, pratique a pronúncia, repita sentenças e palavras em voz alta. Prepara-se!

Uma coisa que eu não fazia quando comecei a fazer essa atividade era gravar a minha própria voz e comparar os áudios. Só comecei a fazer isso em 2001, ano em que consegui comprar meu primeiro computador. Ao ouvir as gravações, eu conseguia corrigir minha pronúncia, entonação, tom de voz e coisas assim. Também falava sobre os mesmos temas em um intervalo de sete dias. Eu assim comparava as gravações para perceber (avaliar) meu desempenho. As gravações me ajudavam a saber se minha fluência em inglês estava mesmo melhorando ou não.

Acho que já deu para você entender, não é mesmo? Se você está mesmo a fim melhorar sua fluência em inglês, tire um tempo para fazer essa atividade. você começará acanhadamente, mas com o tempo perceberá mudanças significativas.

Para finalizar, lanço aqui um desafio: comece a fazer essa atividade ainda hoje. Daqui vinte dias, faça uma avaliação e veja o que aconteceu. Caso aceite o desafio, deixe um recado aí abaixo na área de comentário. Vamos ver o que acontecerá nesse período no qual você estará fazendo essa atividade. Ah! Você sabe de alguma outra atividade que ajuda a desenvolver a fluência em inglês? Compartilhe-a com a gente!

Etiquetas

40 Comentários

  1. Eu topo o desafio! Vou começar a praticar hoje mesmo com 15 segundos.

  2. Muito legal mesmo, vlw Denilso. Cara pesquisei muito, mas não encontro respostas satisfatórias, você poderia me dizer como dizer a de disciplina de redação em inglês.

  3. Bacana!
    Achei bem interessante esse exercício!
    Mas para ajudar, poderia sugerir um tema inicial e a pequena lista de palavras, expressões, sentenças, phrasal verbs, estruturas gramaticais e o que mais fosse preciso para falar sobre o ele?
    Ajudaria bastante…

  4. Hi, Denilso. I accepted the challenge, and, I must say, it’s quite difficult!
    One thing I do everyday is to read a passage from a text (usually, a paragraph) out aloud and record it.

    Doing this have helped me improve my pronunciation.

    However, to actually “talk”, instead of reading, is a horse of a different color.
    I was only able to talk for 15 seconds, and then I gave up :/

    But I’ll do it again tomorrow, and the day after tomorrow, and the day after that.
    Thanks for this tip, and for the inspiration.

  5. This is a great idea for to work at english class, i liked so much!

  6. Eu quero fazer, mas pense como a vergonha é muita de falar sozinha. Vou Tentar!

  7. Como diria o Barney do seriado americano “How I Met Your Mother”: Challenge accepted!

  8. Farei minhas anotações, treinarei, iniciarei, gravarei e compararei em 20 dias. Preciso me superar e diciplinar.

  9. Olá Iva, obrigado por seu comentário aqui no site. Espero que o Inglês na Ponta da Língua a ajude a aprender cada vez mais e mais.

    No site há várias dicas sobre por onde começar. Infelizmente, são dicas gerais e portanto, você terá de filtrar aquelas que estejam de acordo com seus objetivos.

    Denilso

  10. eu tenho uma dica. o computador ajuda muito, claro. mas, é indispensável ter um mini dicionario de gramatica. ele traz muita informação útil a partir das quais, você pode usar o computador para aprender. vai em uma livraria, pede pra folhear. você vai me dar razão. boa caminhada!

  11. Eu falo tomando banho e olhando no espelho para verificar se está sendo pronunciado certo .. !! hahah mais essa dica é boa irei fazer tb !

  12. nice tip!! It´s the first time that I visit this website and it looks awesome, congrats!

    1. Thanks, Rogério! Espero que continue visitando o site e aprendendo mais com a gente! 😀

Botão Voltar ao topo