Revisar Ajuda a Melhorar seu Inglês

Com que frequência você costumar fazer uma revisão ao longo dos seus estudos de inglês? Você separa um dia e horário apenas para rever o que andou estudando? Lembre-se: as revisões são a alma do aprendizado; portanto, vamos começar a semana falando sobre revisar.
Quando você aprende uma palavra, expressão ou regra gramatical em inglês, você faz anotações, lê exemplos, cria seus próprios exemplos, faz atividades e muito mais. Muita gente faz isso e acha que já é o suficiente. Dão o assunto quase que por encerrado!
Na verdade, não é bem assim! Os especialista afirmam que é preciso reencontrar o que você anda estudando umas seis ou quinze vezes. Esse reencontrar significa rever o conteúdo estudado de modo natural. Ou seja, você não precisa estudar tudo novamente, mas apenas passar os olhos sobre as informações para assim ir ajudando o cérebro a internalizar aquele conhecimento.
Revisar Melhora Seu InglêsSe você tirar alguns minutinhos (algo entre 15 a 30), uma vez por semana, para revisar o uso de palavras, uma regra gramatical, expressões, releitura de um texto e coisas assim, será um grande estímulo para que você não esqueça o que estuda. Muita gente reclama que estuda algo e depois esquece. De acordo com os pesquisadores o problema está justamente no fato das pessoas não tirarem um tempinho para rever o conteúdo estudado.
Para fazer uma revisão, saiba que não é preciso você estudar formalmente tudo de novo. O simples fato de folhear as páginas de seu caderno já ajudam e muito. Além de folhear o caderno, você pode também ler alguns textos em livros, internet e revistas. Esse ato de ler textos faz com que o cérebro ativa áreas da memória para reconhecer palavras e expressões que você encontra e que certamente já estudou anteriormente. Isso é o que chamamos de reencontro. É o mesmo que conhecer um pessoa em um dia e passar a reencontrá-la frequentemente. Com o tempo memorizamos o nome da pessoa, sua fisionomia e até mesmo coisas que ela gosta ou não.
Ouvir músicas por prazer também é um forma de ativar no cérebro o que você anda aprendendo. Assistir a filmes, seriados, desenhos animados e programas de TV em geral que você goste também servem para esse propósito.
Um outro problema de quem estuda inglês ao ler um texto, ouvir uma música, assistir a um filme, etc., é o de focar nas coisas novas. Ou seja, as pessoas leem um texto procurando por palavras que não sabem e ignoram o que já sabem. O cérebro (a memória) meio que passa a dar atenção a um novo conteúdo sem que o conteúdo anterior fique realmente fixado. O ciclo de esquecimento se torna comum e frequente.
Portanto, acostume-se a estudar um tema e então revisá-lo com certa frequência. Leia um texto, escute a uma música, assista a um seriado com o objetivo de apenas reconhecer (reencontrar) aquilo que você já sabe. Nesse momento, deixe de lado as novidades. Não foque no que é novo e diferente. Dedique-se àquilo que você já sabe. Isso fará uma grande diferença no desenvolvimento do seu aprendizado de inglês e de sua fluência na língua.
Lembre-se: as revisões são a alma de um aprendizado eficiente. Para que algo fique cada vez mais gravado na sua memória é necessário que você tenha um período para revisar (mesmo que seja de forma descontraída!). Torne esse um hábito em seus estudos e perceba a diferença com o tempo.

4 Comentários

  1. Denilso, essa sua dica vai ser muito útil para mim. Eu pensava que aprender palavras novas era o mais importante para progredir no aprendizado do inglês. Mas agora estou entendendo que é mais importante fixar o que se aprende, pois sem a base não se pode levantar o edifício, seja ele físico ou não, como é o caso do conhecimento.

  2. ah, bem legal! pra galera que fica com um pé atrás, realmente funciona. eu tenho percebido uma melhora crescente no meu inglês desde que passei a revisar o conteúdo. aliás, não só em inglês mas em espanhol, francês e até esmo matérias escolares como história e geografia, que tem muitos textos, por exemplo. Vale a pena =]

Botão Voltar ao topo