Dicas para Quem Estuda Inglês Online

Devido à crescente procura por cursos de idiomas na modalidade online, a revista Veja, em seu site, publicou em 01.07.12 uma matéria sobre o assunto. O título da matéria é “Aprender um Idioma na Web Exige Dedicação Extra”. A repórter Renata Honorato conversou com alguns especialistas na área de ensino de idiomas para saber o que eles têm a dizer. Os entrevistados foram a linguista Anna Maria Grammatico Carmagnani (USP), a pesquisadora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG) e o especialista em ensino de inglês Denilso de Lima, autor de livros na área de aprendizado de inglês e responsável pelo site Inglês na Ponta da Língua.

Dicas para quem estuda inglês online

Dicas para Quem Estuda Inglês OnlineAs principais dicas dadas pelos especialistas foram resumidas em um quadro chamado “Idiomas na Rede: O que é importante saber antes de começar um curso de idiomas online”.

No quadro você encontra 05 pontos essenciais a serem observados por quem deseja fazer um curso online:

  1. disciplina extra,
  2. método
  3. nível
  4. vídeo
  5. motivação (clique na imagem ao lado para ampliá-la e ler as dicas).

A maior parte está de acordo com o que escrevi no artigo Curso de Inglês Online.

A única observação que faço é referente ao ponto nível.

O problema do Nível

Atualmente, há na rede, excelentes cursos online para estudantes iniciantes. Portanto, o nível é relativo. Ou seja, você pode começar a fazer um curso de inglês online no nível básico e aprender muita coisa. Tudo depende da dedicação do aluno, da interação entre professor e aluno, do material ser desenvolvido especificamente para aquele nível e adaptabilidade ao método.

A professora Ana Luiza Bergamini, do Inglês Online, por exemplo, oferece cursos para estudantes de todos os níveis. Para desenvolver o curso para iniciantes ela diz o seguinte,

o que me chamou a atenção uns anos atrás quando comecei a pesquisar para desenvolver o curso foi que: 1) a grande maioria dos chamados cursos ‘iniciantes’ online era toda em inglês, e 2) que nas primeiras lições o vocabulário utilizado não é iniciante coisa nenhuma, o que assusta quem está começando.

Isso significa que há cursos para todos. O interessado deve então pesquisar bem antes de fechar um contrato com um curso de inglês online. É preciso saber se o curso atende as suas expectativas e interesses.

Mais dicas para quem estuda inglês online

Assim, as principais dicas para quem deseja fazer um curso de inglês online são as seguintes:

  1. Organize-se – O material será enviado para você constantemente. Tenha um caderno de anotações, um dicionário, uma gramática e outros materiais de apoio. Imprima o material que você receber e coloque tudo em um fichário ou pasta. Não bagunce o seu material.
  2. Tempo – Muita gente acha que o fato de fazer um curso online lhe dá o direito de fazer as coisas na hora que bem quiser. Esse é um tremendo erro! O ideal é que você encontre um tempo e torne-o em rotina. Ou seja, se você acha melhor estudar às 10:30 da manhã, acostume-se a estudar sempre nesse horário. Torne isso um hábito.
  3. Planeje-se – Tenha um plano (roteiro) de estudos. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para que você possa avaliar o seu desenvolvimento. Tenha por hábito fazer uma auto-avaliação a cada 15 dias. Se for preciso replanejar a rota e corrigir alguns pontos, faça-o.

Dicas para quem estuda inglês onlineNão faça um curso de inglês online pelo simples fato de ser mais cômodo e “fácil”. É por causa da comodidade e aparente “facilidade” que muita gente não aprende inglês online, abandona o curso e reclama de tudo. Aprender inglês online é possível, mas exige muita dedicação extra.

No livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário e no curso Aprender Inglês Lexicalmente, você aprende muitas coisas importantes para que o seu aprendizado de inglês se desenvolva. Quer você faça um curso tradicional ou um curso online.

Claro que muitas são as dicas para quem estuda inglês online. Mas, essas apresentadas na matéria e resumidas aqui no texto podem servir como base para que você se dê bem nos estudos. Para ajudar um pouco mais, leia também as dicas abaixo:

Lembre-se, porém, que o maior segredo é a sua atitude; portanto, nada de fazer corpo mole. Até a próxima dica e bons estudos para você.

Etiquetas

5 Comentários

  1. Olá, DenilsoEu estou nesse momento fazendo um curso de inglês on line pelo seguinte motivo: comecei a fazer inglês era muito nova e, infelizmente, não dei o devido valor. Hoje, tenho um nível que seria considerado avançado para as escolas de inglês, porém com muitos buracos, principalmente em coisas básicas,principalmente na hora de falar: verbos irregulares, problemas com numerais (vergonha né), etc. Por isso, resolvi retornar a um nível mais básico para tentar sanar essas deficiências. Se eu fosse fazer isso em uma escola regular, levaria anos. E mesmo assim, teria que estudar por mim mesma também, já que não acredito que apenas duas aulas por semana irão efetivamente me fazer aprender inglês. Por isso, optei pelo curso online: ele me dá um guia do que estudar. Além das lições diárias, faço as aulas de conversação, as quais tem me ajudado a sanar o medo de falar inglês. Além das lições da escola virtual, ouço podcasts e faço os exercícios do site Voxy (excelente por sinal).No entanto, sei que tem funcionado para mim, pois tenho disciplina para estudar. Para meu marido já sei que não funcionaria. Ele precisa de alguém para cobrá-lo. É um recurso excelente, cabe então a cada um avaliar se é lhe atende bem ou não.Um abraço, e parabéns pelo excelente blog.

  2. Olá Denilson, que bons cursos de Espanhol Online você indicaria?
    Obrigada,
    Eliane

Botão Voltar ao topo