Alfabeto Fonético Internacional | O que é e para que serve?

Você conhece o Alfabeto Fonético Internacional, também conhecido apenas como IPA (International Phonetic Alphabet)? Se você já ouviu falar sobre isso, sabe qual a importância dele no estudo (e ensino) de pronúncia da língua inglesa?

Vamos falar sobre isso e apresentar a você uma ferramenta que servirá de ajuda para você ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

O que é o Alfabeto Fonético Internacional?

Indo direto ao ponto, o International Phonetic Alphabet é um alfabeto criado para representar todos os fonemas (sons) existentes em uma língua.

Isso significa que os fonemas da língua portuguesa possuem representação dentro do alfabeto fonético internacional. Mas, é claro que como estudantes de inglês, a gente sempre acaba se deparando com esse alfabeto voltado para o aprendizado da pronúncia do inglês.

Para que serve esse alfabeto?

De modo bem simples, o objetivo desse alfabeto é ajudar as pessoas (pesquisadores, linguistas, professores e até mesmo estudantes de uma língua) a saber como as palavras são pronunciadas.

Abaixo estão algumas palavras em inglês – o modo como são escritas – e ao lado a representação fonética delas fazendo uso do alfabeto fonético internacional.

  • house /’haʊs/
  • car /’kɑr/
  • street /’striːt/
  • woman /’wʊmən/
  • boy /’bɔɪ/
  • watch /’wɑtʃ/
  • coffee /’kɔfiː/
  • book /’bʊk/

Ok! Mas, como é que a gente interpreta essas letrinhas aí desse tal de alfabético fonético internacional?

Interpretando o Alfabeto Fonético Internacional

Para interpretar esse alfabeto, você precisa estudá-lo e assim aprender qual som cada uma dessas letrinhas representa.

Por exemplo, o fonema (som) da letra ‘c’ em palavras como ‘car’, ‘coffee’, ‘come’, ‘case’, ‘because’, ‘actor’, ‘American’, é representado por /k/ no International Phonetic Alphabet. Esse /k/ é a mesma letra usada para representar o som da letra ‘c’ nas palavras carro, escada, escola, cavalo, macaco em português.

Outros exemplos em inglês são:

  • /b/ para a letra ‘b’ (em boy, bike, bet);
  • /f/ para a letra ‘f’ (em fan, face, foot, fin);
  • /g/ para a letra ‘g’ (em get, goat, gas);
  • /m/ para a letra ‘m’ (em mate, melt, milk, mom)

Ah! Sempre que vamos usar o alfabeto fonético internacional, nós o colocamos entre barras (/). Isso é uma convenção (costume, tradição) que serve para indica que esse alfabeto está sendo usado.

Colocando o IPA em ação

Para não ficar algo extremamente chato e cansativo, vou usar a palavra face (rosto) para exemplificar como o IPA funciona.

Como você bem sabe, face não é pronunciada está escrita (como a vemos). Para saber como ela é pronunciada em inglês, podemos perguntar a alguém, ouvir e repetir ou podemos recorrer ao alfabeto fonético internacional para ver 👀 a pronúncia.

Assim, com a ajuda de um dicionário, vamos ver que a representação fonética de ‘face’ é /‘feɪs/. Mas, o que isso quer dizer?

O que estamos vendo em /‘feɪs/ é que:

  • temos o som /f/ na letra f como em faca, folha, café.
  • então temos // parecido com nosso ei em leite, enfeitar.
  • e por fim o /s/ que é o som de s em sapato ou de c em cerveja.

A letra ‘e’ no final de ‘face’ não é pronunciada. Portanto, não dizemos /‘feɪsiː/, mas apenas /‘feɪs/.

Enfim, quando nós vemos a representação fonética de qualquer palavra, nós visualizamos como ela é pronunciada e assim podemos repetir vagarosamente cada um dos sons e aprender a pronúncia padrão da palavra.

Quais os desafios em aprender o IPA?

Algumas letras (símbolos) desse alfabeto são parecidos com a representação gráfica das letras. Esse é o caso do fonema /b/ visto acima. Ele representa a letra b em boy, banana, beach, boat, cab.

Não temos dificuldades em relação a isso.

Desafio 1

Mas, o desafio para muitos estudantes é que alguns sons possuem letras (símbolos) diferentes daqueles das letras do alfabeto comum.

Esse é o caso dos sons do TH em inglês que são representados pelas letras /θ/ e /ð/. Para aprender cada um desses sons, você precisa estudá-los. Para simplificar e evitar detalhes técnicos, quando você aprende os sons que esses dois símbolos representam, você vai saber que:

  • /θ/ representa o som do th em palavras como with, month, cloth, throw, thing, author.
  • /ð/ representa o som do th em palavras como this, that, those, these, father, mother, there, weather.

Assim, a palavra month será escrita assim no alfabeto fonético internacional: /mʌnθ/. Já a palavra mother ficará assim: /ˈmʌðər/. Observe os símbolos usados para os sons do th.

Desafio 2

Um outro desafio em relação ao alfabeto fonético internacional está em quando professores resolvem dar uma aula extremamente técnica aos alunos.

Por exemplo, ao explicar o som /θ/, a professora poderá dizer que se trata de um “voiceless sound” (som surdo ou não-vozeado) ou que é uma “voiceless dental fricative” (fricativa dental surda).

A aula então passa a ser uma aula quase acadêmica de fonética e fonologia da língua inglesa. Isso pode gerar desconforto e desmotivar os aprendizes que não precisam desse conhecimento técnico e querem apenas aprender inglês para fins comunicativos.

Se a professora focar apenas em mostrar como é o som e sua representação no alfabeto fonético é mais que suficiente. O uso de termos extremamente técnicos pode desmotivar os aprendizes e assim causar mais dificuldade e desespero no aprendizado.

Como aprender o IPA sem estresse?

Você pode estudar cada letra (símbolo) do alfabeto fonético internacional usado para o inglês de modo organizado e paciente.

Pode adquirir um ebook de pronúncia do inglês e usá-lo como referência nos estudos. Pode assistir a vídeos no YouTube e repetir o que os professores estão ensinando. Pode usar apps em seu celular.

Enfim, o importante é ir aprendendo aos poucos e evitar a pressa de querer aprender tudo de uma só vez.

Quando fui estudar isso, eu levei cerca de 1 ano para aprender todos os sons representados. Podia ter sido em menos tempo, mas naquela época não tinha internet. Eu estudava com um livro e fitas cassetes. Eu não tinha como me espelhar em alguém para repetir os sons e me ajudar. Outra coisa, eu comecei a estudar inglês em 1989, mas só fui me preocupar com esse alfabeto fonético internacional em 1998 e isso por que eu tinha decidido que queria ser profissional de ensino de língua inglesa. Logo, eu via isso como algo importante na minha carreira profissional.

Por fim, aprender a usar o Alfabeto Fonético Internacional é uma maneira excelente de ajudar você a reconhecer os sons da língua inglesa e assim desenvolver a sua pronúncia de modo correto.

Claro que é preciso ter paciência para aprender todos os sons que envolvem a língua inglesa. O ideal é focar naqueles que são diferentes para nós falantes da língua portuguesa.

That’s all for now! take care and keep learning!

Etiquetas

13 Comentários

  1. Oi professor, beleza!?Veja que coisa, aprender outro idioma já nos consome bastante "pestana". Imagine agora ter que aprender um outro – intermediário[IPA] – porque cá entre nós é realmente um outro idioma também!Um abraço!

  2. Discordo do seu ponto, Gilberto.

    Não vejo o IPA como um outro idioma, mas sim como uma ferramenta que ajuda as pessoas a aprenderem idiomas.

    Infelizmente, os brasileiros acham que aprender uma segunda língua (o inglês, no caso) é algo que exige apenas decorar palavras e regras gramaticais. Isso impede a maioria de ver as demais coisas que podem ajudá-los a aprender inglês: o IPA, por exemplo. Eu acredito que isso seja causado por aversão (ou preguiça) ao aprendizado, algo tão próprio de nossa cultura.

    O IPA é algo simples de ser aprendido e basta um pouco de dedicação para saber o quanto ele é útil para se aprender a pronunciar inglês. Algo que os brasileiros dizem ser difícil, complicado, impossível de ser aprendido. No entanto, não fazem uso das ferramentas existentes para melhorarem nesse ponto. Não é verdade?

    É isso o que penso! O IPA não é outro idioma e quando compreendido e utilizado a favor do aprendizado de inglês trata-se de uma ajuda imensa a todos.

    Att.,

    Denilso de Lima
    Curta nossa fanpage no Facebook

  3. Sou estudante de Letras Inglês e tenho duas disciplinas que tratam do IPA, Fonética, e Prática de análise em língua inglesa. Realmente, todo estudante de línguas deveria se aprofundar um pouco nesta questão, aprender como os sons são articulados, porque nós temos dificuldade de pronunciar certos tipos de sons, em fim… é uma contribuição e tanto!

  4. Excelente postagem. Aprender o IPA só facilita a aprendizagem das línguas! Através dele, é possível saber a pronúncia de qualquer palavra em qualquer língua do mundo. Não é fantástico?

  5. Denilso boa noite, tenho uma dúvida e acho que esse ipa pode decifrar. Estava ouvindo uma rádio americana e sempre ouvia o locutor falar BORN AGAIN RADIO THE CARM. esse the carm significa o que? Ele é escrito assim ou usa desse ipa? Recordo que quase todas as rádios usam esssa palavra no fim. Abraços

  6. Boa noite Denilso!!!!
    Será que há possibilidade de colocar audio nessas pronuncias do Alfabeto Fonético Internacional – IPA

    Good evening Denilso!!!!
    It will be that there is possibility to put sound in these pronunciations Alfabeto Fonético Internacional – IPA?

  7. Olá Summyer,Não é possível te dar uma resposta certa sem ter o contexto exato, tipo de rádio (por exemplo) ou mesmo o site da mesma. Se você ser uma olhada no site da rádio, ou procurar na rede, talvez ache alguma coisa.Aguardo mais detalhes para poder ajudá-lo da melhor maneira possível.Abraços,Bruna.Curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook

  8. André,As apostilas do curso terão a explicação de cada som, atividades, inúmeros exemplos, material de áudio (MP3)e comparação dos sons com a língua portuguesa. = )Abraços,Bruna.Curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook

  9. Ola bruna obrigado pela atenção mas fiquei pesquisando e descobri que a pronúncia é do termo ''.com'' que se pronuncia ''dut com'' já que ponto em inglês é Dut. Abraço.

  10. Summyer,Então nesse caso a pronúncia é "dot" mesmo. Ou seja, escreve-se "dot" e pronuncia-se "dót" (e não "dut" como você escreveu).Aqui no blog já foi publicada uma dica falando sobre como dizer o email em inglês, creio que seja uma boa dica para você ler e entender isso um pouco mais. Para ler essa dica, clique aqui.Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

Botão Voltar ao topo