O Problema da Tarefa de Casa

Você continuar trocando ideias com outros estudantes sobre esse assunto na fanpage do Facebook. Para isso é só acessar www.facebook.com/denilsodelima, clicar no botão CURTIR e deixar lá suas opiniões.

Dei aulas de inglês durante anos e uma reclamação constante que eu ouvia dos alunos era a seguinte: “Ai teacher, tarefa de casa!? Eu não tenho tempo para fazer isso!”. O que acho curioso é que ainda hoje – trabalhando na formação de professores de inglês – sou informado que essa reclamação continua. “Os estudantes odeiam fazer tarefa de casa”, dizem os professores.

Se você é um desses que odeia tarefa de casa, responda às perguntas abaixo:

  • Você acha mesmo que tarefa de casa é perda de tempo?
  • Tarefa de casa para você é um tormento? Por quê?
  • Qual é o problema em fazer a tarefa de casa?

Caso você acredite mesmo que tarefa de casa seja perda tempo e que é um tormento, tenho um conselho para te dar: Pare de estudar inglês agora mesmo. Não gaste seu dinheiro com livros e cursos de inglês. Você não aprenderá muito mesmo; então, use o dinheiro para algo melhor.

Coisa que pouca gente sabe (ou finge não saber) é que a tarefa de casa tem o objetivo reforçar o conteúdo visto em sala de aula. Ou seja, é a continuidade do seu aprendizado. É algo que mantém a conexão entre o que seu professor ensinou em sala de aula e o que você deve aprender a pôr em prática. Tarefa de casa no aprendizado de inglês faz parte do processo.

Atualmente, eu tenho prestado consultoria para escolas de idiomas. Em várias delas, já ouvi algumas pessoas “adultas” dizendo, “Vocês dão tarefa pra fazer em casa? Por que se der eu nem faço minha matrícula aqui?”.

Confesso que ao ouvir isso, a vontade que tenho é de falar bem sério para a pessoa algo assim, “olha senhor, se o senhor quer um serviço sério, responsável e comprometido com o seu aprendizado o senhor faz a matrícula com a gente e faz a tarefa de casa para ajudar no seu desenvolvimento; mas, caso o senhor queira apenas ser tapeado e fingir que está aprendendo algo e passar anos estudando sem ver o resultado é melhor procurar uma escolinha”.

Muitas vezes a famosa tarefa de casa é algo que pode ser feito em 15 a 30 minutos. Ou seja, é um tempo pequeno e não acaba com a vida de ninguém. Agora, caso a tarefa seja longa então a dica é fazer em espaços de tempo separados. Ou seja, faça um pouco agora e um pouco mais tarde. Dedique quinze minutos ao dia para resolver isso.

Lembre-se: quinze minutos por dia é o bastante para você sentir a diferença no seu inglês. Afinal, quinze minutos por dia são 7h30min extras por mês. É pouco, mas já é um começo. Com o passar do tempo esse quinze minutos acabam se tornando trinta minutos ou mais. Tudo é uma questão de começar.

Eu não tenho dicas para fazer você começar a fazer a sua tarefa de casa. Só tenho a dizer que se você não faz, está perdendo tempo e oportunidades de aprendizado. O jeito é fazer e não reclamar. Não perca tempo reclamando, ganhe tempo fazendo.

(Essa dica é dedicada a um leitor que enviou um email pedindo para que eu falasse sobre como tarefa de casa não ajuda em nada. Como ele poderá ler aqui, eu discordo. A tarefa de casa só não ajuda na balada, mas no resto pode ser que ajude!)

11 Comentários

  1. Tarefa de casa serve para fixar na mente o conteúdo explicado na aula.Caso não haja lição de casa, você acaba esquecendo em poucos dias tudo aquilo que aprendeu com o professor e quando chega o dia de alguma avaliação, acaba não sabendo responder as questões.

  2. Eu passo pelo mesmo problema com meus alunos. Um sistema utilizado pela escola é que as tarefas de casa valem como nota no Report Card final. Mas o problema maior é com a pontualidade da entrega. Eles 3, 4 semanas para entregar a tarefa de uma aula, e por causa disso não conseguem fazer a ligação do conteúdo da lição com o que é pedido na tarefa de casa, e consequentemente surgem os inevitáveis erros. Até mesmo uma simples leitura de um texto entra como tarefa de casa.

  3. E essa é apenas uma das tarefas que um aluno precisa realizar no caso de querer realmente aprender a língua. Ele precisa ser interessado e buscar as suas próprias fontes de pesquisa que vão agregar o conteúdo de suas aulas. É preciso envolver-se para aprender.

  4. Concordo plenamente! Sou professora atualmente, mas antes de ser professora fui aluna e eu SEI que lição de casa ajuda – e muito – a aprender.Não existe método milagroso pra aprender inglês. Vivo dizendo aos meus alunos: aprender inglês é um 50/50 – a escola te ajuda com 50% e você tem que se dedicar e conseguir os outros 50%, fazendo homework, escutando músicas em inglês, assistindo filmes, lendo, procurando, se interessando.Não adianta ter o melhor professor do mundo na melhor escola do mundo (se é que isso existe). Se o aluno não se dedicar ao menos um pouco, não vai aprender.Muito bom esse post, vou "share" ele pelo Face.Parabéns pelo trabalho!! XoXo,Jackie

  5. Pessoalmente acredito que somente as aulas e as atividades de casa nao sao suficiente para quem quer realmente aprender Ingles.Deve se ler livros e revistas para aumentar o vocabulario alem de assistir filmes para treinar audição.Marcelo

  6. Maravilhosa a matéria. Vivo falando isso para meus alunos, e eles, adultos sempre reclamam do tempo, acho interessante, pois a pessoa já viveu anos, já passou dos trinta e tem uma enorme resistencia à tarefa… em outras palavras eu diria: "cresce"!.. obrigada Denilso pela força.Ro

  7. Essa situação está se tornando cada vez mais uma constante. Como professora, tento pedir atividades extras além da tarefa trazida pelo livro para que os alunos se engagem ao máximo em aprender inglês, em o sentirem em sua vida e perceberem o seu crescimento. Até adotar medidas que considero infantis e ditatórias, como descontar nota por dia de atraso na entrega da tarefa, tenho feito para ver se há algum tipo de comoção. O problema é que atualmente todos tratam a necessidade de estudar inglês fora da sala de aula e de fazer qualquer tarefa com a desculpa "eu não tenho tempo". Bom, essa pode ser nossa fala pra tudo se quisermos. Com alunos particulares eu já vi professores darem uma aula a mais por semana para que os alunos fizessem tarefa, pois dessa forma eles, os alunos, se obrigavam a cancelar suas reuniões e compromissos e parar para estudar. Acho que cada aluno precisa descobrir o porquê de estar estudando inglês, achar qualquer motivo simples, mas seu, mesmo os que "odeiam" inglês e estudam a língua por obrigação (pais, trabalho, etc.) É o que eu falo para os meus alunos…

  8. oi!de vez em quando dou uma lida aqui na sua sala de aula virtual e acho bem bacana!Apesar disso, Shame on me, nunca havia comentado.hora de mudar entonces!vou deixar meu pitaco!Sou brasileira, falo ingles e agora aprendo alemao. E concordo 1000x acerca da importancia da licao de casa. Soh que hoje, do alto da minha vasta experiencia cof cof cof, tenho um outro entendimento acerca da homework ou das minhas Hausaufgabe!Alem de ajudar a fixar a materia aprendida em aula presencial, ela tem como objetivo fazer com que o aluno seja sim responsavel pelo conhecimento que estah construindo.Digo isso em virtude de minha experiencia no aprendizado da lingua alema. Moro ha quase 11 meses na Alemanha e soh agora pude comecar o curso – nunca havia alunos bastante para comecar uma turma. E nesse tempo todo, podem imaginar as pessoas que eu fiquei linda-loira-semi-japonesa apenas descansando, certo? Nao! Estudei todos os dias, atraves de curso de alemao pela Deutsche Welle, leituras diarias e muito exercicio. E agora nas aulas vejo como isso foi um grande diferencial para mim.Posso dizer que esse estudo em casa tem sido uma grande licao de casa sim e que tem ajudado na minha aprendizagem do idioma alemao.Eh mais ou menos como um dizer budista: o mestre mostra a porta, mas cabe ao [email protected] atravessa-la.Sucesso sempre!

  9. Nao tem misterio mesmo nao, o segredo é estudar pra fixar. Nem que seja 15 minutos como o Denilso disse. O problema é que muitos estudantes de ingles infelizmente ainda acreditam no mito do aprendizado por "osmose". Eu atualmente moro no exterior e é ai que percebo o quanto mais estudar, melhor. Sempre separo 10 a 15 minutos pra fazer algumas atividades no Flo-Joe e outros sites.

Botão Voltar ao topo