O Problema da Tarefa de Casa

Você continuar trocando ideias com outros estudantes sobre esse assunto na fanpage do Facebook. Para isso é só acessar www.facebook.com/denilsodelima, clicar no botão CURTIR e deixar lá suas opiniões.

Dei aulas de inglês durante anos e uma reclamação constante que eu ouvia dos alunos era a seguinte: “Ai teacher, tarefa de casa!? Eu não tenho tempo para fazer isso!”. O que acho curioso é que ainda hoje – trabalhando na formação de professores de inglês – sou informado que essa reclamação continua. “Os estudantes odeiam fazer tarefa de casa”, dizem os professores.

Se você é um desses que odeia tarefa de casa, responda às perguntas abaixo:

  • Você acha mesmo que tarefa de casa é perda de tempo?
  • Tarefa de casa para você é um tormento? Por quê?
  • Qual é o problema em fazer a tarefa de casa?

Caso você acredite mesmo que tarefa de casa seja perda tempo e que é um tormento, tenho um conselho para te dar: Pare de estudar inglês agora mesmo. Não gaste seu dinheiro com livros e cursos de inglês. Você não aprenderá muito mesmo; então, use o dinheiro para algo melhor.

Coisa que pouca gente sabe (ou finge não saber) é que a tarefa de casa tem o objetivo reforçar o conteúdo visto em sala de aula. Ou seja, é a continuidade do seu aprendizado. É algo que mantém a conexão entre o que seu professor ensinou em sala de aula e o que você deve aprender a pôr em prática. Tarefa de casa no aprendizado de inglês faz parte do processo.

Atualmente, eu tenho prestado consultoria para escolas de idiomas. Em várias delas, já ouvi algumas pessoas “adultas” dizendo, “Vocês dão tarefa pra fazer em casa? Por que se der eu nem faço minha matrícula aqui?”.

Confesso que ao ouvir isso, a vontade que tenho é de falar bem sério para a pessoa algo assim, “olha senhor, se o senhor quer um serviço sério, responsável e comprometido com o seu aprendizado o senhor faz a matrícula com a gente e faz a tarefa de casa para ajudar no seu desenvolvimento; mas, caso o senhor queira apenas ser tapeado e fingir que está aprendendo algo e passar anos estudando sem ver o resultado é melhor procurar uma escolinha”.

Muitas vezes a famosa tarefa de casa é algo que pode ser feito em 15 a 30 minutos. Ou seja, é um tempo pequeno e não acaba com a vida de ninguém. Agora, caso a tarefa seja longa então a dica é fazer em espaços de tempo separados. Ou seja, faça um pouco agora e um pouco mais tarde. Dedique quinze minutos ao dia para resolver isso.

Lembre-se: quinze minutos por dia é o bastante para você sentir a diferença no seu inglês. Afinal, quinze minutos por dia são 7h30min extras por mês. É pouco, mas já é um começo. Com o passar do tempo esse quinze minutos acabam se tornando trinta minutos ou mais. Tudo é uma questão de começar.

Eu não tenho dicas para fazer você começar a fazer a sua tarefa de casa. Só tenho a dizer que se você não faz, está perdendo tempo e oportunidades de aprendizado. O jeito é fazer e não reclamar. Não perca tempo reclamando, ganhe tempo fazendo.

(Essa dica é dedicada a um leitor que enviou um email pedindo para que eu falasse sobre como tarefa de casa não ajuda em nada. Como ele poderá ler aqui, eu discordo. A tarefa de casa só não ajuda na balada, mas no resto pode ser que ajude!)

Artigos Relacionados
Comentários