Como pronunciar WORLD e WORD?

Se você tem dúvidas sobre como pronunciar world e word, espero que esta dica ajude você. Antes, porém, vale lembrar que a dica sozinha não faz milagres. Isso significa que você tem de fazer sua parte: praticar, praticar e praticar. Outra coisa que tenho de falar aqui é que você certamente não aprenderá como pronunciar world e word em questão de minutos. Poderá levar um tempo; mas, saiba que é possível aprender. Tudo depende de você!

Como pronunciar WORLD e WORD?

A melhor maneira para aprender a pronunciar WORLD e WORD corretamente é comparando a pronuncia das duas palavras. Então, vamos por partes!

» Leia e Assista: Regras da Pronúncia do Inglês – será que tem?

A pronúncia de WORD

Como pronunciar WORLD e WORD?A pronúncia de word é muito fácil. Não há segredos. Afinal, basta dizer /wɜrd/ (inglês americano) ou /wɜːd/ (inglês britânico). Ok! Eu sei que com esses símbolos aí a coisa parece complicada! Mas, saiba que não é. Continue lendo e você vai aprender. Se quiser aprender mais sobre os símbolos fonéticos, conheça o ebook Pronúncia Básica do Inglês (pdf e áudio) clicando aqui.

Veja que há uma diferença pequena entre as duas principais variantes da língua inglesa. Em uma delas nós devermos pronuncia o /r/. Já em outra esse /r/ some.

  • Inglês Americano: /wɜrd/
  • Inglês Britânico: /wɜːd/

A pronúncia de WORLD

No caso de world, o grande problema está apenas na pronúncia dessa palavra no inglês americano. Pois, nessa variante da língua inglesa, você deve fazer o som /r/ e já na sequência encaixar o som /l/. Algo que não temos em português e, portanto, temos certa dificuldade. Mas, note que isso só acontece no inglês americano; no inglês britânico o som /r/ nesse caso nem sempre é pronunciado. Recorrendo aos código fonético, vemos a diferença:

  • /wɜːld/ (inglês britânico)
  • /wɜrld/ (inglês americano)

Veja que no primeiro caso o som /r/ desaparece. Então, não há com o que se preocupar. Já no inglês americano a história é bem diferente. Aí temos de fazer os dois sons – /rl/ – em sequência. E aí!? Como é que podemos fazer  isso!?

Pronunciando WORLD: uma dica simples

Uma dica é você se acostumar a dizer as palavras were old de modo bem rápido e juntas. O som vai ficar meio parecido com o world. É uma dica muito simples, mas que é uma mão na roda para ajudar você a se acostumar com a pronúncia de world no inglês americano.

Dito tudo isso vamos fazer aqui umas comparações para você ir se acostumando melhor com esse negócio de como pronunciar world e word.

  • No inglês Britânico: word » /wɜːd/ || world » /wɜːld/
  • No inglês Americano: word » /wɜrd/ || world » /wɜrld/

Para você perceber melhor a diferença entre a pronúncia de word e world no inglês americano, acesse o site Merrian-Webster, faça a busca por cada palavra e clique no ícone de áudio para perceber como eles pronunciam. Ou, assista ao vídeo abaixo. Nele a prof. Rachel, do canal Rachel’s English, ensina como pronunciar word e world no inglês americano. Se quiser ouvir a pronúncia dessas palavras no inglês britânico, então acesse o Macmillan English Dictionary.

» Leia e Assista: A pronúncia de BEACH e BITCH

Por fim, lembre-se de duas coisas:

  1. A dificuldade está apenas em pronunciar WORLD no inglês americano. Pois, nós – em português – não temos palavras nas quais temos de pronunciar os sons /r/ e /l/ juntos.
  2. Se você não conseguir pronunciar “corretamente”, não se preocupe. Ainda assim – ao conversar com alguém – as pessoas vão entender o que você está dizendo. Afinal, o contexto sempre deixara claro se você está falando de WORD ou WORLD.

That’s all for now, guys! Bye bye, take care, and keep learning!

Etiquetas

5 Comentários

  1. Gostei da Dica, quando me ensinaram a pronunciar 'World', disseram: were + old = world (é bem similar)… fica a dica!Piores palavras que demorei a aprender a pronúncia correta: FEBRUARY, LIBRARY and DRIVE-THRU… tem mais, mas essas marcaram!!!!!!!!!! ;D

    1. Essa forma que te ensinaram fica no britanico pois no britnanico raramente se fala a letra r e na maioria dos casos bem leve nunca muito explicito a não ser que a palavra começa com R mas no meio e final quase nem se ouve.
      World fica bem parecido com o que te ensinaram.

  2. Que legal! Eu adoro o canal da Rachel! Você podia ter um canal também, né?Bjoks and stay happy and healthy! =*p.s.: não estou conseguindo postar com meu perfil : (DD do ddveneno.blogspot.com

  3. Oii Gostei Muito^^Tbm tive dificuldades.Eu tbm vi outra dica para pronunciar essa palavra,que é pronuncia-la assim "Uô-rãld",só qe o mais rapido possivel no final.Bleza? Bj

  4. Na palavra "world" e em português europeu é mais fácil acertar com o "d". O português do Brasil tende a praticar uma dicção diferente que soa a "dche" ou "tche" o que torna as coisas mais difíceis mas com prática chega-se lá. Esse "d" é quase mudo.

    Uma dificuldade que as duas dicções lusas partilham é o "L" . O inglês correcto tem um "L" mais fechado que os idiomas latinos em geral. A curva da língua no nosso "L" é feita para baixo enquanto que em inglês correcto a curva que a língua é feita para cima, o que obriga a fechar o boca de uma forma diferente. Se repararem bem a dicção da letra "L" é muito característica do português e é por aí que normalmente reconheço quem é nativo de idiomas latinos quando fala em inglês. Só depois de algum treino se consegue disfarçar.

Botão Voltar ao topo