O que é uma Gramática de Uso?

O que é uma Gramática de Uso? O que ela tem de diferente daquilo que chamamos de Gramática Normativa? Continue lendo está dica para entender as diferenças e assim decidir qual o modo mais divertido para aprender a gramática do inglês.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua, sempre falo que a ‘gramática‘ pode ser deixada de fora do ensino/aprendizado da língua inglesa. Portanto, sou visto por alguns como uma espécie de ‘inimigo da gramática‘. Em 2010, publiquei pela Editora Gen a minha Gramática de Uso da Língua Inglesa. Como escrevi uma gramática, muita gente questiona se sou realmente um ‘inimigo da gramática‘ ou não. Pois, se falo que dá para aprender inglês sem gramática, então por que escrever uma gramática.

Entendendo o Assunto

Para começar, não sou ‘inimigo da gramática‘. A verdade é que aprender gramática possui várias caras. No caso de aprender línguas, temos de entender que há diferentes gramáticas; logo, você pode aprender um tipo de gramática ou outro. tudo vai depender dos seus objetivos em relação ao aprendizado de uma língua, sendo o inglês o nosso caso aqui.

O título Gramática de Uso da Língua Inglesa foi foi usado para simplesmente diferenciar o meu livro das demais gramáticas que há no mercado. As outras tem título como Gramática Da Língua Inglesa, Gramática Prática da Língua Inglês, Gramática Normativa da Língua Inglesa, etc. Não apenas o título é diferente, mas também o modo de abordar a gramática.

O que é uma gramática de uso?

O que é uma Gramática de Uso?Veja bem! Geralmente, uma gramática da língua inglesa é um livro cheio de regras, com muitos termos técnicos e coisas do tipo. Já a Gramática de Uso é bem diferente. Nela, evito falar de termos técnicos e regras para isso ou aquilo.

De modo bem simples, posso dizer que uma Gramática de Uso privilegia o uso real da língua. Ou seja, enquatos as gramáticas tradicionais lidam com muita teoria e definições de termos técnicos, uma gramática de uso dá mais atenção ao modo como os falantes nativos da língua realmente usam a língua no dia a dia e de modo gramaticalmente correto.

O que tem uma Gramática de Uso?

Em uma Gramática de Uso, o autor mostra aos leitores como as coisas funcionam na prática, portanto, uma gramática de uso costuma ir direto ao ponto sem complicações e frescuras. Caso você queira ter uma ideia sobre isso, leia as dicas dos links abaixo:

Todas essas dicas (e muitas outras dicas de gramática deste blog) são baseadas no uso da língua inglesa e não nas regras e tecnicismos. Portanto, são bons exemplos do que uma Gramática de Uso da Língua Inglesa possui.

Por fim…

Dito isso, afirmo categoricamente aqui que não sou inimigo da gramática. Posso dizer que sou inimigo do modo como a gramática é (e continua sendo) ensinada nas escolas. Ou seja, a gramática da língua inglesa (com toda a sua beleza e expressividade) pode ser ensinada de modos diferentes e com resultados muito mais imediatos para quem quer aprender inglês. É por isso que digo que depois de ler a Gramática de Uso da Língua Inglesa, o modo como você aprende ou ensina inglês mudará completamente.

Acrescento ainda que fora do Brasil, muitos já se renderam às Gramáticas de Uso. Autores renomados como Scott Thornbury, Jeremy Harmer, Michael Lewis, Diane Larsen-Freeman e muitos outros escrevem e dão workshops sobre esse assunto constantemente. O que importa é ver a gramática como um processo (grammaring) e não como uma coisa (gramar). Isso, na verdade, já é outro assunto e voltarei para falar sobre ele aqui no site. Aguarde!

Por fim, espero ter deixado um pouco mais claro o que é uma gramática de uso. Além disso, afirmo que sou tão amigo da gramática que minha proposta é simplesmente a de mostrar a todos que aprender gramática é muito mais divertido do que imaginam. Ou seja, procuro encontrar novas formas de mostrar às pessoas (professores e alunos) que a gramática é mais amiga do que inimiga. Para isso, é só aprendermos a vê-la de um modo diferente.

9 Comentários

  1. Boa tarde professor!!!Muito obrigado pelo livro Gramática de Uso. Me mata uma dúvida. Nas pgs 32 e 33 do livro acima o professor informa que é, a university, mas na correção do exercicio com o mesmo assunto na pg 189 está – c) an university.Um jeito é para o escrito e outro para o falado?Abrs,flaviojs39

  2. Boa tarde professor!!!Muito obrigado pelo livro Gramática de Uso. Na pg 35 atividade 2 – a letra h) She designs buildings. So, she's …., não tem a opção architect no quadro de profissões como está na correção da pg 189.no quadro de profissõs temos a opção enginner.Abrs,flaviojs39

  3. onde posso comprar a sua gramática……..Obrigada!marciamerlom@hotmail.com

  4. A Gramática de Uso da Língua Inglesa pode ser comprada em qualquer livrria do Brasil. Caso a livraria não a tenha no momento você pode encomendá-la. Para isso basta fornecer os seguintes dados:Título: Gramática de Uso da Língua InglesaAutor: Denilso de LimaEditora: Campus/ElsevierCom esses dados as livrarias conseguem encontrar o livro e disponibilizá-lo ao público sem problemas.Além disso, você pode encontrar em sites de livrarias ou compras como Submarino, Saraiva, FNAC, Livrarias Curitiba, Livraria Cultura, Americanas, Disal, SBS, e outras mais. Enfim, é um livro fácil de ser encontrado em qualquer região do Brasil.Att,Denilso

  5. Pelo que já aprendi tanto no escrito quanto no falado seria a university, porque aregra diz que e o som e não o escrito. e o som de university não é de vogal e sim consoante. (yü).como em you. certo professor?

  6. a gramática de uso existe está disponível pra ipad (ibook)? senão, consigo comprar o .pdf? obrigada

    1. Olá Daniela,

      A Gramática de Uso ainda não está disponível na Amazon e nem mesmo na iBookStore. Mas, o pessoal da editora está trabalhando nisso! 😉

Botão Voltar ao topo