Como aprender (ou ensinar) os Verbos Irregulares?

Você já se perguntou sobre qual a melhor maneira para aprender o verbos irregulares? Como fazer para tê-los na ponta da língua? Como fazer para saber qual verbo é irregular e qual não é? No caso de você ser professora de inglês, será que tem um modo menos chato de ensinar os verbos irregulares aos estudantes?

Uma das dicas que sempre dou sobre o ensino dos Irregular Verbs (verbos irregulares) é a que vou descrever abaixo. Espero que esta dica ajude você a entender que aprender as coisas (seja lá o que for) de modo natural é muito mais interessante.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua já falei sobre como são os verbos irregulares em inglês. Essa dica está em Gramática Inglesa: Verbos Irregulares. No livro Gramática de Uso da Língua Inglesa, dedico um capítulo inteiro aos verbos irregulares (atividades, dicas de como usá-los na prática, quais os mais usados e, portanto, importantes para desenvolver sua fluência em inglês, e muito mais). Aqui vou apenas fazer um resumo de como você pode aprender (ou ensinar) verbos irregulares em inglês. sem muito estresse.

A primeira coisa a fazer é a seguinte:

Esqueça a tal tabela de verbos irregulares. Se você tem uma, ignore-a.

Como aprender (ou ensinar) os Verbos Irregulares?

Lembre-se: você quer aprender a se comunicar em inglês e não provar que é capaz de decorar a lista com todos os verbos nela. Nem mesmo professores de inglês sabem todos os verbos da lista! Tentar decorar a lista de verbos irregulares não significa que vocês está aprendendo inglês; na verdade, isso significa testar a memória.

A segunda coisa a fazer é a seguinte:

Aprenda uma palavra (verbo irregular) por dia. Aprenda também seus usos e significados.

Por exemplo, ao encontrar a palavra “knew” aprenda que em português ela pode significar “sabia“, “sabíamos“, “sabiam“. Depois é só anotar criar sentenças com cada um dos significados para se acostumar com eles:

  • Eu sabia a resposta. – I knew the answer.
  • Ela sabia o que fazer. – She knew what to do.
  • A gente sabia o preço. – We knew the price.
  • Nós sabíamos o preço. – We knew the price.
  • Eles sabiam meu nome. – They knew my name.

Não tem lógica ficar decorando uma lista de verbos se você não souber como usá-los ao conversar com alguém. Essa é uma das ideias que procuro deixar bem clara em todos meus livros. Ou seja, o que vale mesmo a pena é você aprender (ensinar) o uso de uma palavra em contexto e não perder tempo e paciência tentando decorar uma lista. Vou dar outro exemplo para esclarecer isso melhor.

Uma das palavras mais usadas em inglês é “made“. Para quem gosta de gramática normativa a explicação é a seguinte: “made” é a forma irregular do verbo “make“. Isso não ajudará você a se comunicar fluentemente em inglês. Ao se deparar com uma palavra assim, você deve aprender que os significados mais comuns são: “fiz“, “fez“, “fizemos“, “fizeram“. Depois é bom ver exemplos e traduzi-los para o português:

  • I made two small hole in the wood. (Eu fiz dois pequenos buracos na madeira.)
  • She made that dress. (Ela fez aquele vestido.)
  • We made a cake for her. (A gente fez um bolo para ela. | Nós fizemos um bolo…)
  • They made a video of the party. (Eles fizeram um vídeo da festa.)

Claro que “made” pode significar ainda outras coisas. Mas aí, o assunto já é outro. Até lá você já saberá que “made” é uma palavra apenas e nada mais que isso.

Aprender (Ensinar) sem os tecnicismos e gramatiquices ajuda você a deixar tudo mais descomplicado. Deixa as coisas parecidas com o modo como usamos nossa língua. Afinal, você não encontra listas de verbos irregulares, anômalos, defectivos e abundantes da língua portuguesa por aí, encontra?

Enfim, aprenda essas coisas (palavras) de modo natural e prático. Aprenda pelo uso. Depois de algum tempo, você poderá se dedicar a entender os termos técnicos e regras (se é que existem).Preocupe-se em aprender os significados e usos dessas palavras.

17 Comentários

  1. Para saber quando um verbo é irregular ou não é só estudar e ir se acostumando com o uso da língua. Não há uma regra e muito menos uma dica salvadora.Take care!

  2. Concordo com você. Acho que a lista pode até ser útil como fonte de consulta. Assim como os bons dicionários escolares por exemplo que trazem a indicação se o verbo é irregular e suas formas.Mas, e se eu estiver lendo um texto e aparecer um verbo irregular, que não conheço, no simple past, por exemplo. Como saber o significado?Abraço

  3. Muito bom mesmo.Mas para quem vai prestar concurso a curto prazo (pouco tempo), como fazer para aprender vários verbos dessa língla tão fantástica?Obrigado pelas dicas.

  4. Parabéns!!Falou tudo, não sou professor e nem falo avançado ainda, mas sinto isso que você falou, as professoras dão regras para nós e eu vejo que quando aprendi português, com 1, 2, 3, 4 anos de idade, eu não tinha que saber o tempo verbal nem regras.E ainda hoje com 18 anos não ficou pensando no tempo que estou usando e é isso que nos deixar falar fluente, pois se eu tive que pensar no tempo toda vez eu pararia para pensar e perderia o tempo de resposta. Resumindo tudo o que você falo e o que eu falei:Todas as línguas foram primeiramente faladas sem uma regra especifica e depois escrita, quando se formam as regras formalmente, então por que eu tenho que saber todas as regras em inglês, tempos verbais ??Acredito que se eu souber falar e ler eu obviamente saberei escrever corretamente sem saber as regras.Obrigado

  5. Muito bom, estou no segundo estágio de inglês e já estava pirando.Obrigada e parabéns.

  6. passe 6 meses estudando no exterior… vocês vão voltar "sabendo tudo", é tipo lavagem cerebral, ou aprende ou aprende.

  7. Os exemplos não são exaustivos: Knew por exemplo pode ser conhecer – I Knew I Knew him: Eu sabia que o conhecia.

  8. Boa tarde. Vi hoje apenas. A maneira que você sugere de estudar é interessante mas me parece muito pouco proveitosa. Estudei Na UTFPR e lá fui "obrigado" a decorar listas e mais listas das 4 colunas de verbos. Claro que depois eu filtrei a lista, mas aprendi muita coisa, muito rápido, talvez por isso nao concorde completamente contigo. Creio que a maneira correta depende de cada aluno. Muito bom o seu blog. Já tirei tantas dúvidas por ele que me sinto um estudante a distância! rs. Abraço.

  9. O Pior é que tem professor de Ingles no supletivo do ensino médio exigindo que o aluno decore a lista de verbos irregulares. Tremenda falta de noção. Uma escola onde o aluno leva apostila para estudar em casa sem professor ajudando. Claro que os alunos devem aprender mais num supletivo exigir uma coisa dessa é demais. SEM NOÇÂO. A criatura ainda umilha os alunos dizendo que ficam apavorados porque tem que decorar a tal lista para a prova.

    1. Seria interessante fazer uma prova de Verbos Irregulares com estes professores e ver como eles se saem! rsrsrsrsrs… Seria engraçado com certeza!

  10. mas como que eu vo dexar de decorar sendo que eu preciso fazer uma prova amanha de ingles e preciso saber 40 verbos pois a minha professora de ingles pedio pra que agente decorasse esse verbos que sao os mais inportantes pra fazermos a prova . professor de ingles me de uma dica de como eu decorar esses verbos com mais pratica pq eu n vo comseguir decorar tudo, por favor me ajuda!

    1. Esse é o problema, Mariana! sua professora estava fazendo uma prova de memória, não de inglês. 🙂

Botão Voltar ao topo