Gramática: usando ‘any’ ou ‘no’ em inglês

Quando eu dava aulas, muitos alunos viviam intrigados com o uso das palavras ‘any‘ e ‘no‘ em sentenças negativas. Geralmente as perguntas de alunos que já estavam em níveis intermediário ou avançado do aprendizado. Acredito que essa seja também uma dúvida comum entre estudantes de inglês; portanto, vamos começar a semana falando a respeito do uso dessas palavrinhas frequentemente usadas em inglês. Lembre-se: vamos ver aqui o uso das duas em sentenças negativas.
Para começar bem veja as sentenças abaixo:
  • I have no money.
  • I don’t have any money.
As duas sentenças significam a mesma coisa: ele não tem dinheiro. Porém, as duas foram escritas de modo diferente. Na primeira sentença eu não usei o termo “don’t“, ainda assim eu queria dizer que não tenho dinheiro por isso, usei apenas a palavra “no“. Veja mais exemplos:
  • He has no friends. [Ele não tem amigos.]
  • There’s no more milk. [Não tem mais leite.]
  • We have no time for this. [A gente não tem tempo para isso.]
  • There’s no room for you. [Não tem lugar para você.]

Já na sentença com “any” usamos palavras como “don’t“, “isn’t“, “aren’t“, “didn’t“, etc. As sentenças acima podem ser reescritas da seguinte maneira:
  • He doesn’t have any friends. [Ele não tem amigos.]
  • There isn’t any more milk. [Não tem mais leite.]
  • We don’t have any time for this. [A gente não tem tempo para isso.]
  • There isn’t any room for you. [Não tem lugar para você.]
Se você for um bom observador, perceberá que ao usarmos ‘any‘ a palavra ‘not‘ está na sentença. Afinal, “doesn’t” é o mesmo que “does not“, “isn’t” é o mesmo que “is not“, “don’t” é o mesmo que “do not“, etc. Enfim, não há segredo nisso! Tudo o que você precisa é se acostumar com dois modos diferentes de dizer a mesma coisa (expressar a mesma ideia).
Uma coisa que você pode fazer para se acostumar com isso é a seguinte: crie exemplos usando as palavras ‘no‘ e ‘any‘. Depois reescreva os exemplos trocando as palavras e a estrutura como você viu nos exemplos acima. Não há segredos! Tudo é uma questão de costume e prática. That’s all for today! Take care!

4 Comentários

  1. Engraçado… Tive de estudar justamente isso para uma prova e ao observar as frases notei uma diferença de quando é usado o 'any' e o 'no', então inventei uma regrinha para determinar quando usar um ou outro. A regra era a seguinte: o 'any' sempre precisa de uma negação (don't, aren't, isn't…) anterior para se encaixar no contexto da frase, e o 'no' não, porque ele já passa a ideia de negação.Sei que a minha regrinha pode parecer meio idiota, mas até que me ajudou e nunca mais confundi o uso do 'any' e 'no' na frases negativas ;D PS. Amo o seu blog e o leio sempre.

  2. Just to add one more hint:Deve-se tomar cuidado ao usar "any"Exemplos:Any more doubts? = Mais alguma dúvida? ou Dúvidas?Em frase afirmativa, o significado de any é = algum, qualquer (quaisquer)Na negativa:(AmE)We don't have any money = Não temos dinheiro isso(BrE) We haven't got any money = Não temos dinheiroPara "no", é o que o Denilso mencionou.E, YamiWTH, parabéns pela 'regrinha' usada em sua prova! There you go!

Botão Voltar ao topo