Dicas de Memorização Para Inglês

Abaixo segue adaptação de trecho do meu primeiro livro, “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário” [Editora Campus/Elsevier]. Livro este que contém inúmeras dicas sobre como melhorar seu vocabulário em inglês e outras dicas para quem quer realmente aprender inglês de modo dinâmico e sem chatices. O trecho a seguir se refere ao tema memorizar palavras. No livro, você encontra ainda dicas de atividades a serem feitas ao longo do dia com o objetivo de estimular você a pensar em inglês. Enfim, uma verdadeira ajuda à memória! Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

—-

“O que fazer para memorizar as palavras em inglês e lembrar delas quando precisar?

Infelizmente, não há uma varinha de condão capaz de fazer você memorizar tudo de uma só vez. Logo, o ideal é que você se dedique para aprender palavras, expressões, frases, collocations e tudo mais que for relacionado a vocabulário. A sua dedicação, porém, deve ser eficiente. Não adianta fazer tudo de uma só vez. É preciso ter calma! Isto significa que fazer lista com 20, 30, 40, 50 palavras e tentar memorizar tudo em questão de minutos é perda de tempo e de bom uso da massa cinzenta.

Aqui ajuda muito ter uma boa memória. E para ter uma boa memória o melhor mesmo é praticar. Lembre-se: a memória é como se fosse um músculo. Portanto, você tem de estimular – exercitar – este músculo com exercícios diários.

Portanto, treine seu cérebro! Estimule-o a lembrar das coisas! Leia em inglês sem preocupação! Procure reconhecer palavras e expressões! Revise o seu material – anotações – de vez em quando! Faça com que seu cérebro reencontre vez ou outra aquilo que quer fixar e lembrar naturalmente quando for preciso.

Tenho de acrescentar aqui três coisas importantes para que seu cérebro comece a ficar craque neste negócio de lembrar as coisas que aprende:

1) MotivaçãoPor que mesmo você está aprendendo inglês? Quais seus objetivos? Que metas você estabeleceu? O que está fazendo para atingir seus objetivos? Está se dedicando a isto?

2) Coerência – Está se organizando para estudar? Está organizando bem suas anotações ou está tudo bagunçado em pedaços de papel? Ou talvez tudo de qualquer jeito nos seus livros de inglês? Está procurando decorar listas e mais listas de palavras? Que tal organizar tudo de uma forma que faça mais sentido ao seu cérebro?

3) ReencontroVocê vez ou outra dedica um tempo – 30 minutos que seja – para rever aquilo que já viu? Suas anotações são ‘revisitadas’ com frequência? O que você anotou um ano atrás no seu caderno? Como anotou? Que tal ter um caderno de vocabulário organizado alfabeticamente do português para o inglês para facilitar ainda mais? Tudo isto é importante! Bem como algumas atividades, jogos, brincadeiras, etc que estimulem o seu cérebro! É isto o que falaremos a seguir neste livro.”

8 Comentários

  1. Ótimas suas dicas, valeu. Agora, como sou nova por aqui, tem uma sequência lógica que devo seguir nas matérias do blog? Sou iniciante, ou seja, estou perdida!Obrigada.

  2. Cara,Há pouco tempo eu descobri que aprender é muito fácil e motivação foi a resposta para tudo. Quando eu estudava sem motivação eu sempre conseguia aprender tudo, mas com o tempo nada ficava guardado, agora que encontrei uma real motivação, é incrível, tudo que aprendo não sai da minha cabeça, ter uma motivação é muito importante.A minha motivação para aprender inglês foi a seguinte:A necessidade de aprender inglês veio quando eu tinha 15 anos, fui jogar um jogo de RPG ‘Breath of Fire IV’ e eu era horrível em inglês e como era necessário ler a história do jogo para não ficar ‘Travado’ e eu não sabia quase nada de inglês, eu só jogava quando meu primo estava na minha casa, pois ele era bom em inglês, isso era muito chato, então eu resolvi aprender e depois de três meses eu conseguia ler quase tudo com muita facilidade, destruí um dicionário inteirinho dentro deste período de tempo de tanto folheá-lo.Acredite, na época isso foi uma real surpresa para a Tia Nancy que era a minha professora de Inglês na época, tirando o fato de que ela tinha sido minha professora por três anos seguidos e eu era o pior aluno, cheio de notas abaixo da média e aquele que sempre dizia coisas como “Aff, para que eu vou precisar disto?”. – Will, o que você fez? Pacto? – Não, só estoum jogando um game aí /o/ HUEAUEAHUMuito bom o seu Blog Denilso, uma pena eu tê-lo encontrando somente agora, ainda tenho dificuldade em algumas pronúncias.Will 🙂

  3. Oi Denilson. Interessante os teus três pontos: Motivação, coerência e reencontro.De fato, em relação ao reencontro, tenho que concordar que a repetição é um dos "macetes" principais para memorizar vocábulos e expressões em inglês.Estou montando um blog (http://www.learn-english-fce-ielts-toefl.blogspot.com/) para quem quer fazer testes em inglês como o Toefl, FCE e o IELTS e andava buscando um site como o teu para me inspirar.Muito bom. Parabéns!

  4. queria dizer que adorei seu blog. sou uma grande fã do inglês, mas nunca tive oportunidade de frequentar escolas especializadas, então decidi que deveria me empenhar para alcançar meus objetivos.tenho 15 anos, começei a um bom tempo atrás estudando através da música, agora consigo fazer a tradução quase que instantânea, não preciso mais de assistir filmes com legenda(áudio em inglês claro..) e consigo ler livros em inglês sem grande dificuldade!sonho em ir morar em NY mas nem se quer andei de avião alguma vez na vida.. mas chegarei lá!tinha interesse em conseguir alguma bolsa de estudos em um curso de inglês, mas já não vejo isso como uma possibilidade..adoro os seus posts, você sempre aborda assuntos de grande interesse e de utilidade, não fico um dia sem visitar!te desejo muito sucesso, parabéns!

  5. Acho possivel aprender inglês em meses basta ter força de vontade e foco. Verifiquei inclusive vários videos no you tube para principiantes. Falo isso não só para o inglês! Sucesso ao escritor

  6. olá boa tarde! Vou comprar o livro e gostaria da permissão para acessar seu blog. Obrigada

Botão Voltar ao topo