A Pronúncia dos Verbos no Passado em Inglês

Aqui no blog já falei várias vezes sobre os verbos no passado; mais precisamente sobre o tempo verbal Past Simple. Caso queira ler [ou reler] as dicas sobre o assunto, essas são as principais: Gramática: Verbos no Passado – Past Simple, Gramática Inglesa: Verbos Irregulares.

Mas, na dica de hoje quero apenas abordar um assunto relacionado à pronúncia dos verbos quando eles recebem o -ed. Talvez muitos não saibam, porém anotem aí que a pronúncia do -ed muda de acordo com o som final do verbo. Isso significa que dependendo do som (pronúncia) no final do verbo, o -ed pode soar como /t/, como /d/, ou ainda como /ɪd/. Antes de continuar, lembro a todos que a representação fonética usada aqui é a do Alfabeto Fonético Internacional. Aprenda tudo sobre o Alfabeto Fonético Internacional, adquirindo o ebooks Pronúncia Básica do Inglês clicando aqui.

Mas, como assim o som no final do verbo?

Vamos usar o verbo walk como exemplo. A pronúncia desse verbo é representada assim: /wɔːk/. Note o som /k/ no final. Agora anote aí que quando o verbo terminar com /k/ a pronúncia do -ed deverá ser /t/. Portanto, a pronúncia de walked será /wɔːkt/. Nada de pronunciar como /wɔːkd/. As pessoas até entenderão, mas logo saberão que seu inglês não é tão bom assim.

Pronúncia dos Verbos no PassadoOutros verbos que seguem essa lógica – terminam com o som /k/ – são:work, talk, ask e ainda outros que você certamente encontrará em seus estudos de inglês. devo fazer apenas uma observação aqui: é comum que a pronúncia de asked seja um simples /est/. Ou seja, o som /k/ desaparece para facilitar a pronúncia. Afinal, /est/ soma muito melhor que /eskt/.

Agora vejamos o verbo listen, cuja pronúncia é /ˈlɪsən/. No final, temos o som /n/. Logo, o -ed em listened será pronunciado com o som /d/: /ˈlɪsənd/. O mesmo vale para qualquer verbo que termine com o som /n/: explained /ɪkˈspleɪnd/, imagined /ɪˈmædʒɪn/.

Por fim o som /id/ ocorre quando o verbo termina com as consoantes ‘t’ ou ‘d’. Devo apenas dizer que o /ɪ/ neste /ɪd/ é dito bem rápido. A melhor maneira de perceber isto é ouvindo os sons ditos por um nativo. Exemplos de verbos que se encaixam nesta categoria são: needed /niːdɪd/, ended /endɪd/, painted /peɪntɪd/, waited /weɪtɪd/, wanted /wɒntɪd/.

Para encerrar tenho de dizer tecnicamente que:

  • o -ed é pronunciado como /t/ quando o verbo no infitivo terminar em consoante surda. [voiceless sound]. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.
  • O som do /ed/ será /d/ quando o verbo no infitivo terminar em consoante sonora [voiced sound] ou som vocálico. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.
  • Caso o verbo no infinitivo termine com uma consoante oclusiva alveolar [alveolar stop consonant] o som do -ed será /ɪd/. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.

Para mais dicas de pronúncia em inglês leia os posts:

Etiquetas

9 Comentários

  1. Muito bom. Já tenho acompanhado este blog a meses, tenho seus dois livros e estou muito feliz por você compartilhar seu conhecimento conosco.

  2. Busatto, disse:Uma ajuda fabulosa. Coisas necessárias ao bom desenvolvimento do inglês e que raramente achamos com facilidade. Valeu, mesmo!!

  3. A mesma regra vale para os phrase verbs?Exemplo:freaked out – o ed continua com som de "t" + out?

  4. oi..tudo bem?eu adorei o seu post…queria te perguntar se vc tem alguma lista com a pronuncia dos verbos nesse jeito brasileiro como /uókt/.eu tenho muita dificuldade de falar o /d/ entao quem sabe com os verbos escritos no formato brasileiro eu conseguiria falar

  5. MUITO BOM…ESTOU FAZENDO UM CURSO DE INGLES E PRETENDO FALAR FLUENTEMENTE A LINGUA E SEU SITE ME AJUDOU MUITO E SEMPRE Q EU TIVER DÚVIDAS JA SEI ONDE PROCURAR!

  6. Moro nos EUA, e mesmo ja falando e estudando o ingles por aqui, sempre recorro ao Blog "Ingles na ponta da lingua", para tirar minhas duvidas.Parabens Denilso!Marlene

  7. Denilso, eu adorei a sua dica! Eu a-d-o-r-o os símbolos fonéticos, sempre recorro a eles quando tenho dúvidas em relação à pronúncia de alguma palavra, porém o meu dicionário não traz os símbolos dos verbos no passado (regulares)e a sua dica sanou as minhas dúvidas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!Muito sucesso pra vc! Ah, espero que tenha se recuperado bem da cirurgia. Saúde!

Botão Voltar ao topo