Collocations em Inglês

Cambridge Exams e os Collocations

2010 começa e com ele inúmeros estudantes de inglês no Brasil [e no mundo] começarão a se preparar com mais afinco para prestar os exames de inglês da Universidade de Cambridge [Cambridge Exams]: First Certificate in English [FCE], Certificate in Advanced English [CAE] ou Certificate of Proficiency in English [CPE].

Para estes alunos a principal dica que dou é “envolvam-se com a língua o máximo possível: leiam de tudo em inglês, conversem sozinhos em inglês, quando estiverem parados no trânsito descrevam as coisas e situações em inglês, à noite ao irem para a cama repassem o dia em inglês, mantenha um diário em inglês, escute tudo o que puder em inglês [músicas, filmes, seriados, etc]. Enfim, vivam a língua inglesa em todos os sentidos“.

Por incrível que pareça um erro comum que os candidatos cometem ao se preparar para fazer os principais exames de Cambridge [FCE, CAE e CPE] é o de querer decorar tudo sobre a gramática da língua inglesa [eu cometi este erro!]. A gramática até que é legal pois ajuda a pessoa a se virar pelo menos um pouquinho no Use of English Paper e no Writing Paper. No entanto, nestes papers o que conta mesmo é o seu conhecimento de uso da língua.

Nestas horas eu costumo dizer que o candidato aos exames de Cambridge deve se preocupar mesmo em aprender collocations: o modo como uma palavra chave combina com outras mais comuns. O candidato que vai prestar um dos Cambridge Exams deve saber mesmo que palavras [verbo, adjetivo, advérbio, preposição, etc] combinam com outras palavras. Nas questões do Use of English Paper é este tipo de conhecimento que faz a diferença ao preencher as lacunas dos textos e até mesmo o de escrever as sentenças que dão usando outras palavras ou expressões. Nem sempre as regras gramaticais são necessárias, mas sim o seu conhecimento de como as palavras são usadas e combinadas umas com as outras.

Se você for prestar um dos exames de Cambridge este ano recomendo que você leia o livro “Combinando Palavras em Inglês” e aprenda como colocar esta ideia de collocations em prática. Tenho certeza que seus medos diminuirão ou acabarão por completo. Dando mais tranquilidade para fazer os papers.

Botão Voltar ao topo
Fechar