Técnica de Memorização em Inglês

Você quer saber como memorizar palavras em inglês!? Então, leia esta dica! Nela você encontrará uma técnica de memorização em inglês diferente das que você vê por aí. Antes de continuar compartilho com você duas dicas que estão relacionadas ao assunto memorizar palavras em inglês: ‘Lembrar Palavras, Memorizar Palavras‘ e ‘Só Aprender não Basta, Tem que Lembrar‘.

A dificuldade para manter na memória coisas que você aprende em inglês se dá porque as pessoas costumam usar técnicas consideradas não muito produtivas pelos estudiosos. Um exemplo clássico é o das listas de palavras!

Dizem os experts na área que se você quiser esquecer algo é só colocar em uma lista. Assim, todas as vezes que você faz uma lista de 50 palavras, 20 phrasal verbs, 30 verbos irregulares, 5 regras gramaticais etc., você está fazendo algo não muito produtivo no que diz respeito à retenção de informações em seu cérebro.

Memorização em InglêsTentar aprender uma língua apenas decorando mecanicamente palavras em uma lista não dá muito certo. Afinal, você certamente lembrará as primeiras e últimas palavras da sua lista. As demais – as que ficam no meio – serão rapidamente esquecidas. Portanto, fazer listas e mais listas não deve fazer parte da sua rotina de aprendizado de inglês. A não ser que você queira apenas testar a sua capacidade de memorizar coisas. Afinal, usar uma língua de modo natural está muito além da simples decoreba de listinhas.

Outro erro comum é o fato de na maioria das vezes as pessoas fazerem lista de palavras totalmente desconexas. Fazem listas com palavras de temas bem diferentes. E pior ainda: coisas que muitas vezes não gostam nenhum pouco ou que não despertam o interesse delas.

Por incrível que pareça a técnica das listas é de longe a mais comuns para todo e qualquer aprendiz de línguas. Técnica totalmente improdutiva de acordo com os profissionais da área de memória e aprendizado. Mas o que fazer então? O que pode ser usado no ligar das listas?

Segue abaixo uma dica que ajudará você a fazer algo diferente e assim começar a fugir das listinhas tão frequentes por aí.

A dica é bem simples! Mas, trata-se de algo super eficiente para você exercitar a memória e assim ir desenvolvendo o conteúdo de inglês que você aprende: vocabulário, expressões, gramática etc. Indo direto ao assunto a dica é: escreva histórias em inglês.

» Leia também: 80 Dicas Para Aprender Inglês Sozinho

Escrever em InglêsOs estudos revelam que uma das maneiras de ajudar o cérebro a fixar estruturas gramaticais, palavras e expressões novas é escrevendo uma história. Ao escrever uma história – pode ser uma bem curtinha – você estará ajudando seu cérebro a usar aquilo que você já aprendeu. Além disso, você também vai identificar pontos onde deve melhorar e o que já andou esquecendo e, portanto, deverá dar um pouco mais de atenção. Enfim, ao escrever uma história você mantém o seu cérebro ativa em todos os sentidos e isso estimula a parte do cérebro responsável pela retenção (memorização) das coisas que aprende.

Ao escrever a história evite ficar correndo para o dicionário para ver como é tal palavra. Escreva sua história normalmente e quando surgir uma palavra que você não sabe, escreva-a entre parênteses e deixe um espaço para poder anotá-la depois. Não interrompa o fluxo criativo. Siga em frente e depois você volta para poder melhorar o que fez.

» Inscreva-se em Inglês na Ponta da Língua Premium e tenha conteúdo exclusivo para ajudar você a ficar ainda mais craque no inglês. «

Depois que escrever seu pequeno texto, deixe passar um dia ou dois e reveja o que você escreveu. Aí, se quiser, faça alterações se quiser! Certamente, você fará alterações e avaliará como está o seu inglês. Experimente fazer isto com certa frequência. Seu cérebro certamente agradecerá e seu inglês melhorará consideravelmente com o tempo.

Muito melhor assim do que perder tempo decorando estressantes listas sem sentido!

Quer mais dicas que complementam essa técnica de memorização em inglês que você aprendeu aqui? Então, assista aos vídeos abaixo em nosso canal no Youtube:

» Atividade Desenvolver a Fluência em Inglês
» 5 Dicas Para Desenvolver a Fala em Inglês

I hope you’ve enjoyed this tip! Take care! 🙂

Etiquetas

8 Comentários

  1. Concordo com você pois acontece isso comigo quanto tento memorizar uma lista depois esqueço quase tudo.

  2. hello!I just would like to say you're simply the best.I read your tips on English every single day, and words can't thank you for your help.See you! I almost forgot, when you come to Florianópolis let us knomn.

  3. Olá Denilson!Eu descobri seu blog ontem e amei. A partir de hoje vou usá-lo como ferramenta de estudo de língua inglesa.Parabéns!!

  4. Hello Denilson! I love your tips! and I agree with patrick: you're simply the best.Thank you!Take care.Bye!Vivi.

  5. Olá, Denilson.Eu não escrevo histórias. O que procuro fazer é escrever em inglês uma versão do post que escrevi em português.Isso me obriga a procurar por expressões e novas palavras que passem a mesma idéia do que escrevi em português.De tempos em tempos aprendo algo novo e descubro que escrevi algo errado. Vou lá no post e faço a correção.Acho que esse método também é válido.Continue com o excelente trabalho.[]s.

  6. I discovered your blog today. I loved it.Congrats. I am going to use your activity:Discover the secret of your name tomorrow with my teenagers. I hope that they like.

  7. OLÁ!DENILSON DEVERIA TER MAIS CONTEÚDO SOBRE AS TÉCNICAS DA LÍNGUA INGLESA,MAS QUANTO AO RESTO FICOU LEGAL

  8. Olá Denilso! Estou na 5ª série do 6º ano A e tenho 10 anos. Não me entendo direito com a língua inglesa… Gostaria de receber dicas para eu me apropiar ao assunto. Gosto muito de seus posts e principalmente de suas dicas para iniciantes. Continue assim! Gosto muito de você! Quando puder, por favor responda meu recado ou envie pro meu e-mail= yasmingabriella@hotmail.comBjsssssssSugestão = Construa metas para tentar incentivar os jovens ou até mesmo os adultos a querer estudar mais o inglês. Acho que dessa forma você poderá ajudar mais.Grata Yasmin.

Botão Voltar ao topo