Dica: Melhore seu Vocabulário com o Torto

No livro ‘Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário‘ há uma série de dicas de atividades para você fazer em qualquer local e horário. Todas atividades práticas que podem ser feitas com um simples pedaço de papel e uma caneta ou simplesmente nada disto.

Uma das atividades é o Torto [veja a figura ao lado]. A ideia é a seguinte: em uma folha de papel faça entre 3 ou 5 colunas com cerca de 6 a 10 linhas. Na figura que ilustra o post eu usei 4 colunas e 6 linhas. Nos espaços escreva vogais e consoantes de modo aleatório. Pronto! Está feito o seu Torto.

Após montado, a brincadeira é fácil. Basta identificar palavras em dentro dele. Na figura marquei a palavra Saturday como modelo. Lembre-se que você não pode pular as letras. O certo é segui-las na ordem em que estão. Na figura é possível formar também Monday, university, tune, sit, May, skin, ten, tiny, tin, lid, mad, ski, pint, say…

Claro que você encontrará apenas palavras que conhece. Isto no começo pode não ser muito fácil! Porém, conforme você for procurando mais e mais palavras acabará se surpreendendo com a quantidade de palavras que encontrar. Eu costumo não dar pontos para palavras com apenas 3 letras, porém para quem está começando a aprender inglês é mais fácil!

Bom, mas você deve estar pensando: “o Denilso vive dizendo que não é legal ficar aprendendo as palavras isoladamente. E agora vem com uma dica destas? Deve ter enlouquecido”.

Não enlouqueci! Pois a segunda parte da brincadeira é justamente criar uma sentença com cada palavra que encontrar. Desta forma, poderá criar: I have to study English on Saturday”, “He went to the university last Monday”, “Sit down”, etc. Ao criar sentenças você poderá relembrar gramática, outras palavras, etc.

Enfim, o segredo é usar realmente o que sabe para assim fazer o seu cérebro pensar em inglês. O que me diz? Consegue fazer este desafio com você mesmo!? Se sua resposta for sim, você já estará começando a fazer a diferença no seu aprendizado.

Veja mais dicas e atividades como esta no livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário.

Artigos Relacionados
Comentários