Dicas de Inglês para Entrevistas de Emprego

Recebi em menos de quatro dias, dezoito emails solicitando praticamente a mesma coisa: dicas das perguntas mais comuns feitas em uma entrevista de emprego em inglês. Um outro leitor pediu para que eu listasse os verbos mais comuns nesta situação.

Por mais que eu queira que você consiga um emprego tenho de admitir que este tipo de dica é quase que um tiro no escuro. Por quê?

Imagine a situação em português! Que tipos de perguntas você acha que serão feitas? Há em português um manual de perguntas prontas para decorar e na hora da entrevista dar o show? É realmente possível prever todas as perguntas que serão feitas na entrevista?

Eu posso aqui imaginar as mais simples, as mais óbvias:

  • What’s your name? [Qual seu nome?]
  • Do you live around here? [Você mora aqui por perto?]
  • What’s your major? [Você é formado em quê?]
  • Where and when did you graduate? [Onde e quando você se formou?]
  • Are you currently working somewhere? [Você está trabalhando em algum lugar recentemente?]

Enfim, perguntas pessoais. Coisa que um bom curso de inglês básico prepara você. Acontece que neste tipo de situação, os entrevistadores querem saber o seu nível de inglês, o seu grau de desenvoltura com a língua. Portanto, não será o mesmo que fazer um teste de nivelamento em uma escola de inglês.

Dependendo da vaga a ser preenchido as perguntas serão mais específicas. Isto determinará até que ponto seu inglês vai. Afinal, você precisará responder as perguntas de modo natural, sem dificuldades. Deverá ainda tecer comentários a respeito de algo. Exemplos de perguntas mais complexas e que certamente exigirão bem mais de você são:

  • Why do you want to change jobs? [Por que você quer mudar de emprego?]
  • Tell me a little about your experience in this area? [Conte-me um pouco sobre sua experiência nesta área?]
  • In your opinion, what are your main qualities? [Na sua opinião, quais são as suas principais qualidades?]
  • Why would you like to work with us? [Por que você gostaria de trabalhar conosco?]
  • How do you think you could contribute to this company? [Como você acha que poderia contribuir para nossa empresa?]
  • Where do you want to be 3 years from now in your career? [Onde você quer estar daqui a 3 anos na sua carreira?]
  • Tell us about a situation that would show the confidence your coworkers have in you. [Fale sobre uma situação que demonstra a confiança que seus colegas de trabalho têm em você]
  • Is there a difference between assignment and delegation? And if so, what is the difference? [Há alguma diferença entre atribuir e delegar tarefas? Se sim, qual a diferença?]

Uma entrevista de emprego não é algo com um manual pronto. O seu inglês deve estar na ponta da língua. Colocar no currículo que você entende um pouco de inglês não é o bastante. Se você entende realmente um pouco, arrisque-se. Se colocou no currículo que entende um pouco de inglês e mesmo assim foi selecionado esteja preparado para falar a verdade! Não comece errado, para terminar achando que eles foram injustos com você! Acima de tudo, seja honesto com você mesmo.
—-
Agora você pode comprar no Submarino e por apenas R$39,90 a ‘Gramática de Uso da Língua Inglesa – a gramática do inglês na ponta da língua‘. Além do preço baixo você pode também pode pagar parcelado. Caso esteja interessado em adquirir mais essa ferramenta para auxiliar no seu aprendizado de inglês CLIQUE AQUI. Nela você aprenderá muitas dicas de gramática da forma mais fácil e simples possível! Sem complicações!

Artigos Relacionados
Comentários