Advérbios de Frequência em Inglês

Todo aluno iniciante de inglês aprende, após algumas aulas, os Advérbios de Frequência. O chato disto é que geralmente as pessoas não lembram o que exatamente é um advérbio. Logo, o nome gramatical acaba complicando algo que é muito simples. Nesta dica quero que você deixe o nome científico de lado. Preocupe-se apenas com as palavras. Ou seja, aprenda seus significados e usos. Isso certamente facilitará o entendimento disso

As palavras mais comuns que se enquadram nesta categoria são [clique nelas para ouvir a pronúncia]:

  • never [nunca, jamais]
  • always [sempre]
  • often [frequentemente, com frequência]
  • sometimes [às vezes]
  • usually [geralmente]
  • rarely [raramente]
  • seldom [raramente].

Acima estão as palavras mais comumente usadas em inglês para falar sobre com que frequência fazemos algo. Elas até foram escritas seguindo a ordem das mais usadas. Ou seja, no dia a dia da língua inglesa a palavra “never” é muito mais usada do que a palavra “seldom“. A figura que ilustra esta dica também segue a mesma ideia. Note que “never” [a mais usada] está maior que “seldom” [a menos usada].

Acontece que saber as palavras assim não é o suficiente para você dizer que sabe tudo sobre elas. É preciso saber usá-las corretamente. Portanto, observe as sentenças abaixo:

  • I always read Denilso’s blog. [Eu sempre leio o blog do Denilso.]
  • My brother never goes to church. [Meu irmão nunca vai à igreja.]
  • My father rarely watches soap operas. [Meu pai raramente assiste a novelas.]

Se você observar bem notará que a ordem dos advérbios de frequência em inglês é praticamente a mesma que em português. Ou seja, são geralmente colocados entre o sujeito e o verbo:

  • I always read…
  • My brother never goes…
  • My father rarely watches…

 Isto vale para todos os verbos. Ou melhor, para quase todos! Quando o nosso querido verbo ‘be’ entra em cena essa ordem muda. Veja os exemplos abaixo:

  • He is always at home in the evening. [Ele sempre está em casa à noite.]
  • I am never late for school. [Eu nunca estou atrasado para a escola.]
  • They are often annoying. [Ele frequentemente são irritantes.]

Percebeu que ao usarmos o verbo “be” o advérbio é colocado depois dele? Não adianta perguntar o motivo pelo qual em inglês é assim. O negócio é aprender que é assim e pronto! Para encerrar anote aí que “sometimes“, “often” e “usually” podem ser colocadas também no início ou no final da sentença:

  • I sometimes go out with my friends.
  • Sometimes I go out with my friends.
  • I go out with my friends sometimes. [esse uso é bem mais informal]

Ah sim! Anote também que “rarely” e “seldom” podem também ser colocados no final da sentença. Mas nunca no início! Veja,

  • My father rarely watches TV.
  • My father watches TV rarely.

Caso você tenha gostado desta dica. Acredito que gostará também das dicas abaixo:

42 Comentários

  1. Oi Denilso.mavavilhoso este post de hoje sou iniciante e sempre me enrolo no verbos to be, hoje pela manha eu li um post de onde contava a historia de de um senhor de 71 anos apredendo Ingles muito linda e motivadora alias todo o post estava otimo fiquei emocionada. Deus te Abençoe Denilso

  2. Hi Denilso!eu sempre procurei muito na internet por algum site que me desse pelo menos algumas expressões usuais dos americanos, mas nunca encontrei um site tããão completo e com tanto conteúdo quanto o seu! OMG! É tanta coisa boa e interessante que vou abrindo tudo em abas e no fim nao sei qual leio primeiro! Congratulations! seu blog é perfeito!bem… mas eu tambem tenho uma dúvida: quando sei que devo usar "aways", "ever" e "forever" (esse eu sei que é "para sempre", diferente dos outros que significam "sempre" mas as vezes noto que ele tbm é usado no lugar de forever ou ever.Por favor me ajude a resolver essa dúvida ! XoXo Denilso and thanks for everything(essa eu vi aqui ;D)hehe.

  3. A internet é maravilhosa, mas mais maravilhosa são as pessoas dedicadas, de boa vontade, que divulgam um bom conhecimento neste mundo tão caótico.Obrigado pelo blog. Será de muita ajuda para várias pessoas. Deus te abençoe.

  4. Denilso, resolveu ler meus pensamentos?Ensino minha prima (nivel básico) e o próximo assunto será advérbios… esse conteudo vai ser perfeito!Brigadão! abraço!

  5. Denilso, resolveu advinhar meus pensamentos?Ensino minha prima, nível básico, e o próximo assunto que eu programei, advinha?Não canso de te parabenizar! Vc merece!

  6. Boa definição.Mas eu preciso de textos que contenham esses advérbios. Pois preparo questões para simulados e não posso colocar os advérbios isolados. Aliás não só os advérbios, mas também toda a gramática em Inglês. Alguém sabe onde posso encontrar textos em Inglês, site ou livros, que para cada gramática ela possa ser vista dentro de um contexto e não em frases isoladas?Obrigada

  7. bringadâoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo1111 valeu.. demais…

  8. Prezado Denilson, Topei com o seu blog hoje e gostei muito. Parabéns !Queria aproveitar o ensejo para fazer uma pergunta. Ao se despedir você utilizou a expressão:"Take care! Have a nice holiday! See ya!"Eu já tinha visto no final "See you" como uma redução do "See you tomorrow". Qual é o significado de "See ya"?Marinho

  9. Prezado Denilso, Topei com o seu blog ainda há pouco e gostei muito. Parabéns !Queria aproveitar o ensejo para te perguntar algo relacionado com uma mensagem utilizada por você num dos seus artigos.Trata-se da expresssão "See ya" utilizada na frase "Take care! Have a nice holiday! See ya!"Seria equivalente à conhecida "See you", originada da "See you tomorrow" ? Grato, Marinho

  10. Olá Denilso, Topei com o seu blog há pouco e gostei muito dele. Parabéns !Aproveitando a oportunidade, gostaria de indagar o que você quis dizer ao empregar "See ya", no final da expressão "Take care! Have a nice holiday! See ya!". Seria com o mesmo sentido de "See you", oriundo da expressão "See you tomorrow" ?Grato, Marinho

  11. Nosssa muintoooo obrigada mesmoooo! Dei isso no curso hje e nao tinha entendido nada ameiiiiii d+ grande beijoooo!

  12. Hi Denilso,isso me ajudou bastante para as provas e exercícios e ainda mais o modo de ouvir a pronúncia!kisses!!!

  13. seu nerd mais é bom porque vc ensina quem n sabe igual amim valeu adorei sua ajuda *-*

  14. parabens so nao gostei pois nao me ficou muito claroa melhora um pouco pondo exercicios

  15. Olá Denilson,
    adorei o seu blog,você está de parabéns!
    eu queria lhe pedir ajuda, como eu faço quando as frases estão no Simple Past Tense e eu tenho que retirar os advérbios do Simple Present e colocar os Advébios do Simple Past Tense e os Verbs também??
    Obrigada

  16. caraah vocêe mee ajudoou pra caraamba minha prova é amanha, tuu me livrou do sufoco…. tanks…

  17. Ahh Denilso, voc poderia colocar exercícios para praticarmoos?Obrigadaah

  18. Jhordana,Podemos começar a pensar em divulgar alguns exercícios. Fica a dica para nossa caixinha de sugestões.Bruna.Equipe Inglês na Ponta da Língua.

  19. Te elogiar é cair num lugar comum. Mas fazer o que né?! Valeu!!!!!!!!!

  20. oi,Deinilson eu queria saber o que são advérbios de frequencia!! thank you very much

Botão Voltar ao topo