Qual a origem do BLUETOOTH? | Por que o nome BLUETOOTH?

Qual a origem do BLUETOOTH? Por que o nome BLUETOOTH?

A tecnologia traz consigo termos e mais termos novos para o nosso dia a dia. Alguns termos são incorporados ao nosso vocabulário e nem ao menos nos damos conta de pensar a respeito deles. Outros, no entanto, causam certa confusão e fatos hilários.

Bluetooth é um destes termos interessantes. A palavra em si não tem nada a ver com a tecnologia e muito menos com um dente. Portanto, nem pense em achar que bluetooth é um dentinho azul na boca de alguém que inventou essa tecnologia. Se você gosta de curiosidades, continue lendo para saber qual a origem do bluetooth.

Qual a origem do BLUETOOTH?

A palavra bluetooth era o apelido de Harald Blatand, o segundo rei da Dinamarca. Ele viveu por volta dos anos 935dC e 990dC. Foi ele o responsável por uma grande proeza histórica que acabou fazendo com que o nome dele fosse dado à tecnologia que hoje está presente em tudo quanto é smartphone, computador, laptop, caixinha de som, smartwatch, etc.

Entenda a História

Reza a lenda que as tribos escandinavas encontravam-se sob ataques constantes de seus inimigos. Naquele tempo, os caras não tinham muito o que fazer. Então o legal da época era apurrinhar a vida alheia em terras distantes. Nisso vinham desocupados de tudo quanto é lado querendo invadir as terras escandinavas. Cada tribo, claro, se virava como podia! Na hora que o pau comia era cada um por si e Odin por todos!

Lá pelas tantas, alguém percebeu que se os escandinavos continuassem batalhando separadamente, correriam o sério risco de perder todas suas terras e riquezas. Foi aí que o nosso cabra porreta de esperto, o grande Harald “Bluetooth” Blatant, chamou a cambada da região para um papo curto e reto.

Na reunião ele disse ao líderes tribais que era burrice continuar lutando separadamente. Estava na hora de parar com o tal do cada um por si e Odin por todos. O grande lance do momento era unir forças em prol de um interesse comum: a defesa das terras, mulheres, animais, bebidas, crianças e o que mais desse para salvar e, claro, conquistar.

E assim fizeram! Juntaram forças, braços, cajados, machadinhas, lanças, espadas, clavas, pedras e foram para o tudo ou nada. Como diz o ditado, a união faz a força. Não deu outra! Os nossos bravos escandinavos conseguiram manter suas terras, mulheres, bebidas, animais, etc., e ganharam a fama de “os fódões da área“.

Por que o nome Bluetooth para a tecnologia?

Uma das tribos que participou desse rolo foi a tribo Snake. Essa tribo é a responsável pela origem do país que hoje conhecemos como Suécia. Para quem não sabe a empresa Ericsson é da Suécia. Assim, quando os profissionais da Ericsson procuraram um nome para uma tecnologia inovadora que unificaria diferentes tecnologias como computadores e celulares e tudo mais, em quem eles pensaram?

Se você respondeu Harald Bluetooth Blatant, acertou na mosca!

O nome dado à tecnologia nada mais é do que uma homenagem ao sujeito que botou ordem nas confusões daquela região: Harald Bluetooth Blatant.

O símbolo usado para identificar a tecnologia Bluetooth nada mais é do que as letras H e B no alfabeto rúnico, o alfabeto usado pelos escandinavos naqueles tempos.

Como você bem sabe a tecnologia Bluetooth procura unir diferentes tecnologias (tribos): smartphones, computadores, laptops, tablets e o que mais der para juntar. Portanto, nada mais justo do que nomear a tecnologia em homenagem ao super cara que salvou os escandinavos de tomarem porrada e terem tudo tomado pelos inimigos.

Por que o apelido Bluetooth?

É isso! Agora você já sabe qual a origem do bluetooth. Portanto, quando alguém perguntar o porquê do nome “bluetooth“, você já sabe o que dizer. Conte a história e indique o Inglês na Ponta da Língua como sua fonte de cultura extra! Afinal, nossa ideia é unir aqui todos aqueles que têm  um objetivo comum: aprender inglês.

Caso você queira saber as razões pelas quais o nosso querido Harald ganhou o apelido de “bluetooth” – dente azul – saiba que há várias teorias.

Uma delas – a mais conhecida e aceita – diz que ele se amarrava em comer  mirtilo, uma frutinha de cor azul e que em inglês é chamada de “blueberry“. Dizem que nosso amigo Harald comia tanto isso que a boca dele inteira (lábios, dentes, língua, palato, gengiva, etc.) ficava azul.

Naqueles idos tempos de 900 e lá vai alguma coisa, fazer higiene bucal era coisa rara. Logo, o super Harald fazia parte dos muitos que não conhecia os benefícios de se escovar os dentes após as refeições.

É isso, turma! Agora eu dou o assunto por encerrado! Take care and keep learning!

Etiquetas

3 Comentários

  1. Bem, amei este seu blog.Acho que algumas vezes vou colocar links do seu blog no meu para o virem ler. Está 5 estrelas!By the way, I'm Olga from Portugal!

  2. gostei do seu blog, por acaso entrei nele por esta curiosidade 'bluetooth', muito bom. um grande abraço.Valdirene

Botão Voltar ao topo