Tempos Verbais: Present Continuous

Antes de falar sobre o Present Continuous devo dizer que ele é também conhecido como Present Progressive. Portanto, temos dois nomes diferentes para se referir à mesma coisa. Nesta dica, você aprenderá sobre a formação do Present Continuous e também alguns de seus usos e curiosidades a respeito.

Para começar, saiba que este tempo verbal é formado por: verbo be + ~ing. Isto significa que você deve saber conjugar o tal do verbo ‘be‘ e também saber acrescentar ~ing ao verbo [saiba como fazer isso lendo a dica Acrescentar ~ing ao verbo]. Não tem como escapar! Você realmente tem de saber essas duas coisas para formar o Present Continuous. Exemplos,

[list type=”arrow2″]

  • I am studying (eu estou estudando)
  • He is working (ele está trabalhando)
  • She is reading (ela está lendo)
  • it is raining (está chovendo)
  • They are cooking (eles estão cozinhando)
  • We are writing (nós estamos escrevendo) 
[/list]

Sabendo como formar o Present Continuous você deverá aprender um pouco sobre seu uso. Ou seja, em que momentos (situações) devemos usar o tal Present Continuous?

Present ContinuousPara alunos que estão no nível básico é sempre ensinado que o Present Continuous é o equivalente ao gerúndio em português. Essa explicação está errada e pode causar confusões. Afinal, o ~ing nem sempre significa que o verbo está no Gerund. Leia um pouco sobre isso na dica Gerund e Present Participle.

O que você deve aprender é que Present Continuous é usado quando queremos dizer que algo está acontecendo no momento da fala, da mesma forma como os exemplos acima. Em outras palavras, um dos usos deste tempo verbal é para informar algo que está ocorrendo neste exato momento. Não há segredo nisso, afinal a relação com a língua portuguesa é a mesma.

[list type=”arrow2″]

  • I am reading this text right now. (Estou lendo este texto no momento.)
  • He is sleeping at the moment. (Ele está dormindo no momento.)
  • It’s raining. (Está chovendo.)
  • Why is she crying? (Por que ela está chorando?)
  • Who are you talking to? (Com quem você está falando?)
  • I am not working right now. (Não estou trabalhando no momento.)
[/list]

Uma coisa que livros e professores esquecem de dizer é que com esse uso, o Present Continuous costuma vir acompanhado de palavras/expressões como “now” (agora), “at the moment” (no momento), “right now” (agora mesmo, neste instante), ou no contexto torna-se necessário o seu uso. Veja mais alguns exemplos:

[list type=”arrow2″]

  • My workmates are working now.  (Meus colegas de trabalho estão trabalhando agora.)
  • They are traveling through Italy at the moment. (Eles estão viajando pela Itália no momento.)
[/list]

A semelhança com a língua portuguesa é notável. Por isto, muita gente ao se deparar com os outros usos do Present Continuous acha tudo muito complicado. Culpa também da famosa tradução palavra por palavra. Como assim?

O ponto onde muita gente se atrapalha é quando aprende que o Present Continuous também é usado para expressar o futuro em inglês. Ou melhor, se eu já tenho tudo planejado, agendado, esquematizado, etc., para fazer algo no futuro (hoje a noite, amanhã, depois de amanhã, semana que vem, mês que vem ano que vem, etc.) eu posso usar o Present Continuous sem medo. Mas devo lembrar de usar também uma expressão de tempo que indique o futuro. Observe:

[list type=”arrow2″]

  • I am traveling to Italy next year. (Vou viajar para a Itália no ano que vem.)
  • We are having dinner together tonight. (Nós vamos jantar juntos hoje à noite.)
  • She is starting a new job next week. (Ela vai começar um trabalho novo na semana que vem.)

[/list]

Achou isto confuso? Então vamos comparar duas sentenças:

[list type=”arrow2″]

  • [1] They are studying English at the moment.
  • [2] They are studying English next year.
[/list]

Veja que na sentença 1 o “at the moment” deixa bem claro que a ação (study English) está acontecendo neste momento, agora. Eu sei que agora (neste momento) eles estão estudando inglês. Já na sentença 2 o “next year” nos informa que isto é algo para o ano que vem. Eles vão estudar inglês no próximo ano. Eles organizaram tudo: escola, matrícula, material, etc.

Percebeu que são dois momentos diferentes: agora e depois? Estes dois momentos em inglês se valem do mesmo tempo verbal: Present Continuous. A única diferença é a expressão de tempo (advérbio de tempo): “at the moment” e “next year“. Você pode aprender mais sobre o futuro, lendo a dica O Futuro na Língua Inglesa.

Será que ficou claro agora!? Espero que sim! Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário aí abaixo e vamos conversando a respeito. Até a proxima! 😉

31 Comentários

  1. Very good, Denilso. I have also noticed that my students have trouble using the continuous in sentences like this:A Larissa vem à aula hoje?/Is Larisa coming to class today?/They end up mistakenly using the present tense – /Larissa doesn't come to class today./Maybe you could deal with that in a future post.

  2. Adorei as explicaçoes, elas sao otimassssssssss…………….bjusssss……….

  3. o que eu tinha posto no link não correspondeu nem respondeu minha pergunta afinal qual é o tempo verbal do present continuous

  4. É o equivalente à linguagem de telemarketing? "Eu vou estar enviando…"

  5. Adorei o blog, estava com várias dúvidas e gostei do jeito que você explica tudo direitinho e de forma descontraida… está de parabénsBjos ;*

  6. Muiiiito obg tenho 13 anos e precisava disto muiiito mesmo tenho 2 testes no mesmo dia e isso resumiu muiiito bem, tanks =)

  7. Parabens pela maravilhosa gramatica ja comprei uma para mim e 3 para amigos. E otima vc e super inteligente. Sou da Bahia e me chamo Tereza. Good by , aprenderei logo logo a falar ingles. beijos. ficaa com Deus.

  8. Parabens q pena q naum tem tarefas,eu tenho doze anos e presisava de mais esplicacoes

  9. Olá, sou novo aqui e acabei de ver os comentário e estudando as explicações do Denilson, não consegui conectá-las ao comentário do Tim Barret. Acho que ele se equivocou quando fala que deveria ser usado o present continuous na frase "A Larissa vem à aula hoje?", ao invés do simple present. Aqui, a frase indica presente e não um futuro com uso do present continuous. Está usando um advérbio de tempo presente e não de tempo futuro.

  10. Na verdade Anônimo,O correto é "Is Larissa coming to class today?". Ou seja, o comentário do Tim está correto. Não usamos o Present Simple, mas sim o Present Continuous nesse caso.=]

  11. Where are you going? q tempo verbal é este?agradeço por esclarecer!

  12. O blog é muito bom!Me ajudou a fazer um trabalho de escola!Obrigada!

  13. COMO USAR O GOING AS VEZES FAÇO UMA CONFUSÃO ..NOSSA PLEASE HELP ME DEAR..KISSES

  14. gostei muito tive que fazer um trabalho de inglês,e me ajudou bastante

    valeu galera huhuhuhuuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuuhuh

  15. Hello

    Muito boa a explicação, exclareceu várias duvidas que tinha .

    Mas mesmo assim em algumas frases ainda tenho dúvidas. Por exemplo na frase abaixo:

    “She was interested in buying a new printer”.

    Por que tem esse ‘ing” em buy ? não poderia ser

    “She was interested in buy a new printer” ?

    Desde já agradeço !

    Thanks !!

  16. Obrigado, Sara! bom saber que minhas dicas estão te ajudando aí! 🙂

Botão Voltar ao topo