Este negócio de -ing de novo!

Nunca imaginei que este tal de ~ing fosse me dar tanto trabalho. Você não faz idéia da quantidade de e-mails que recebi solicitando que eu falasse mais sobre ele novamente. Uma das dúvidas mais freqüentes é por que depois da expressão “be used to” devemos usar verbo com ~ing. Assim,
  • I‘m used to driving fast. [Estou acostumado a dirigir rápido.]
  • Are you used to waking up early? [Você está acostumado a acordar cedo?]
  • We‘re not used to speaking in public. [Não estamos acostumados a falar em público.]

A explicação técnica é a seguinte: este ‘to‘ após a expressão ‘be used to exerce a função de preposição. E tem lá em inglês uma regra gramatical dizendo que após toda e qualquer preposição o verbo deve ser escrito com ~ing. Logo, é por isto que após a expressão ‘be used to‘ devemos escrever o verbo seguinte com ~ing.

Mas… Cuidado! Veja as expressões abaixo:

  • He used to wake up early. [Ele costumava acordar cedo.]
  • We used to go there. [Nós costumávamos ir lá.]
  • She used to smoke. [Ela costumava fumar.]

Você percebe a diferença entre estas três expressões e a outras? Notou que nas primeiras a expressão é ‘be used to‘ [estar acostumado a] e nestas outras aí a expressão é apenas ‘used to‘ [exressão usada para dizer que a pessoa fazia algo no passado e que agora não faz mais]. Neste caso o verbo não recebe ~ing. Preparei uma pequena atividade para você ter certeza que entendeu isto, basta clicar aqui.

Há ainda outras expressões em inglês que exigem que o verbo após elas seja escritos com ~ing. Há também verbos [uma palavra só] que exigem isto. Por quê? Sei lá! Coisas da língua inglesa! Você sabe me dizer porque dizemos “ele anda trabalhando muito“? Por que após o verbo “andar” usamos o verbo no gerúndio [trabalhando]?

O segredo é aprender as expressões ou verbos e ir tornando isto parte do seu conhecimento de uso da língua. Não adianta tentar encontrar lógica. Lembre-se Gramática não tem lógica! Outros exemplos de expressões ou verbos seguidos por ~ing:

  • I can’t stand talking to her. [Não suporto falar com ela]
  • We look forward to meeting you. [Estamos ansiosos para conhecer você]
  • I couldn’t help looking at him. [Não pude deixar de olhar para ele.]
  • Stop doing that. [Pare de fazer isto]
  • I hate studying Math. [Odeio estudar matemática]

Não perca seu tempo querendo decorar tudo isto. Decoreba não vai levar você a lugar algum. O segredo é paciência, observação, prática e persistência.

Espero ter tirado um pouco desta dúvida tremenda. See you!

8 Comentários

  1. Então se a frase "He used to wake up early" fosse escrita para dizer que a pessoa era acostumada iria "pedir" o -ing, certo?He was used to waking up early.

  2. Olá Denilso!E quanto a estrutura:I used to dance before I got married,não seria uma opção dizer I used to dance before getting married porque existe um "conflito" entre used e getting? Thanks.You rule!Annabela:o)

  3. Quando uso get e quando uso take? Desulpe-me a pergunta tao primaria.Comecei o curso agora e nao consigo entender.Devo agradecer tambem ,pois seu blog explica bem e tirei muitas duvidas ja.Parabens Denilso.Thank you.

  4. Denilson eu nao consigo selecionar em cima do texto para ver se as minhas respostas estao corretas….vc pode me ajudar? sobre os exercicios do ING be used to e used toObrigada

Botão Voltar ao topo