Só aprender não basta, tem que lembrar!

Abaixo segue adaptação de trecho do meu primeiro livro, “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário” [Editora Campus/Elsevier]. Livro este que contém inúmeras dicas sobre como melhorar seu vocabulário em inglês e outras dicas para quem quer realmente aprender inglês de modo dinâmico e sem chatices.
O trecho a seguir se refere ao tema memorizar palavras. No livro, voce encontra ainda dicas de atividades a serem feitas ao longo do dia com o objetivo de estimular você a pensar em inglês. Enfim, uma verdadeira ajuda à memória!

—-

“O que fazer para memorizar as palavras em inglês e lembrar delas quando precisar?

Infelizmente, não há uma varinha de condão capaz de fazer você memorizar tudo de uma só vez. Logo, o ideal é que você se dedique para aprender palavras, expressões, frases, collocations e tudo mais que for relacionado a vocabulário. A sua dedicação, porém, deve ser eficiente. Não adianta fazer tudo de uma só vez. É preciso ter calma! Isto significa que fazer lista com 20, 30, 40, 50 palavras e tentar memorizar tudo em questão de minutos é perda de tempo e de bom uso da massa cinzenta.

Aqui ajuda muito ter uma boa memória. E para ter uma boa memória o melhor mesmo é praticar. Lembre-se: a memória é como se fosse um músculo. Portanto, você tem de estimular – exercitar – este músculo com exercícios diários.

Portanto, treine seu cérebro! Estimule-o a lembrar das coisas! Leia em inglês sem preocupação! Procure reconhecer palavras e expressões! Revise o seu material – anotações – de vez em quando! Faça com que seu cérebro reencontre vez ou outra aquilo que quer fixar e lembrar naturalmente quando for preciso.

Tenho de acrescentar aqui três coisas importantes para que seu cérebro comece a ficar craque neste negócio de lembrar as coisas que aprende:

1) MotivaçãoPor que mesmo você está aprendendo inglês? Quais seus objetivos? Que metas você estabeleceu? O que está fazendo para atingir seus objetivos? Está se dedicando a isto? 2) CoerênciaEstá se organizando para estudar? Está organizando bem suas anotações ou está tudo bagunçado em pedaços de papel? Ou talvez tudo de qualquer jeito nos seus livros de inglês? Está procurando decorar listas e mais listas de palavras? Que tal organizar tudo de uma forma que faça mais sentido ao seu cérebro?
3) ReencontroVocê vez ou outra dedica um tempo – 30 minutos que seja – para rever aquilo que já viu? Suas anotações são ‘revisitadas’ com frequência? O que você anotou um ano atrás no seu caderno? Como anotou? Que tal ter um caderno de vocabulário organizado alfabeticamente do português para o inglês para facilitar ainda mais? Tudo isto é importante! Bem como algumas atividades, jogos, brincadeiras, etc que estimulem o seu cérebro! É isto o que falaremos a seguir neste livro.”

Um Comentário

  1. Olá Denilson!!Meu nome é Rodrigo tenho 28 anos, faço curso de inglês na wizard aqui no Rio de Janeiro e estou no livro 4.Comprei seus dois livros e vou dizer uma coisa: simplesmente fantástico!!!bastou ler as 20 primeiras páginas do inglês na ponta da língua que parei pra refletir não apenas em relação ao meu aprendizado de inglês mas na minha vida também!as dicas são ótimas e a parte de organização, nem se fala! Estou adorando e indicando para todos os meus amigos mais chegados e os do curso também (minha professora adorou a iniciativa) Vou até sugerir algumas brincadeiras para praticarmos em aula!Sou uma pessoa que gosto e quero aprender inglês!!!Está de parabéns pelo maravilhoso trabalho!

Botão Voltar ao topo