Dicas de Inglês Informal

TGIF, OJ, ASAP, CV, BP, CPR, DOA, SOB, MF, BJ, FU…

Você sabe falar o alfabeto em inglês? Caso não saiba vá até este site! Clique sobre uma letra do alfabeto para ouvir a pronúncia dela. Procure repetir as letras e praticar o máximo que puder! Quer saber porquê, né? Continue lendo e você vai entender!

Você já deve ter percebido que não há nenhuma relação entre a pronúncia das letras na língua inglesa e a pronúncia delas em uma palavra. Ou seja, a letra “A” sozinha lá no alfabeto é pronunciada “ei”; porém, em “cat” não pronunciamos “queit”; o certo é algo como “quét”! Há uma explicação para isso, mas ela é técnica demais e eu sei que você quer aprender inglês e não discutir estas coisas do ponto de vista linguístico!

Se não tem relação, então para quê aprender o alfabeto em inglês? Simples! Porque uma hora ou outra alguém vai perguntar como escreve o seu nome e sobrenome! Logo, você deverá estar com o alfabeto na ponta da língua para poder ensinar às pessoas a escrever algo! Uma outra razão é a seguinte: muitas vezes durante um diálogo normal em inglês é comum eles usarem abreviações para se comunicarem.

Por exemplo, alguém pode pedir para você deixar um CV [ci vi] em uma empresa! Isto que dizer o seu Curriculum Vitae (americano diz resumé, mas entende CV sem problemas). Já na casa de um amigo podem te oferecer um OJ [ou djei], nada mais nada menos do que um orange juice (suco de laranja).

Alguém pode ainda dizer que precisa falar com você asap [ei éc ei pi], ou seja, as soon as possible (o mais breve possível). Vale dizer aqui que, atualmente estão pronunciando asap como se fosse uma palavra mesmo: eisép. Um médico pode querer verificar sua BP [bi pi], calma isto aí refere-se à pressão sanguínea (Blood Pressure).

Enfim, são várias as abreviações usadas normalmente em uma conversa em inglês! Portanto, é sempre bom prestar atenção e aprender esse tipo de coisa. Afinal, muitas abreviações não são usadas apenas em nas conversas via internet. Elas podem ser usadas em conversas reais.

No título desta dica, há outras abreviações comumente usadas no dia a dia de quem fala inglês. São elas:

  • CPR = Cardiopulmonary Respiration (respiração cadio-pulmonar ou respiração boca-a-boca);
  • DOA = Dead On Arrival (usado em contexto jornalístico para dizer que o sujeito em questão chegou morto no hospital; também é usado para dizer que alguém está indo de mal a pior; no tema de abertura de Friends escuta-se a linha ‘your life’s DOA’, ou seja, ‘sua vida está indo de mal a pior’…)

As quatro últimas abreviações do titulo são palavrões! Então, se você não gosta de linguajar obsceno, pare de ler agora. Mas, caso queira aprender para não pagar mico por aí, continue lendo.

  • SOB = Son Of a Bitch (filho de uma p*ta) [» Leia “O que Significa Son of a Bitch?“]
  • MF = Motherfucker (a pior maneira de se dizer ‘filho de uma p*ta’ em inglês)
  • BJ = Blowjob (Como explicar isso? Formalmente falando o nome é felatio! Corre para o dicionário agora!)
  • FU = Fuck You (aqui eles fazem a abreviação do pronome ‘you’ por ‘u’ que têm pronúncias iguais – iu.)

[» Leia também “Os Palavrões em Inglês“]

Já escrevi demais! Mas falta dizer que a abreviação que deu a ideaa para este post foi TGIF [ti dgi ai éf], ou seja Thank God It’s Friday (Graças a Deus! É sexta-feira!). Uma das expressões mais usadas nas sextas-feiras pela manhã. Parece que todo mundo realmente ama este dia da semana. [» Leia em Inglês: “Why is Friday Called Friday?“]

40 Comentários

  1. Eu eim…Eu não curto muito postar em blogs.Mas hoje vou abrir uma excessão :)Gostei do post.Posso até falar sobre minha experiência essa semana que precisei soletrar (to spell) meu e-mail para um atendente do Paypal.Foi muito engraçado e eu agredeci por saber o alfabeto.Gostei também da parte dos palavrões pois nunca se sabe quando vamos precisar hehehehehe.Abração

  2. Felatio: Sexo oral consiste em atividades sexuais que envolve o uso da boca, língua, etc., para estimular os orgãos sexuais.

  3. excessão NAO, exceção SIM !!!O erro, aliás muito comum, explica-se pela aplicação errada de uma regra certa.O raciocínio falso é: se suceder é = sucessão; então exceder é = excessão.O equívoco está em que a palavra EXCEÇÃO nada tem a ver com EXCEDER. O que EXCEDE é EXCESSO, não EXCEÇÃO.Não se diz "Todos foram, excedendo-se João", mas "Todos foram, excetuando-se João".Como também não se diz "Todos foram, com excesso de João", mas "Todos foram, com exceção de João".Enfim, EXCEÇÃO vem de excetuar, não de exceder. Logo, EXCEÇÃO.http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/gramatica/topicos_gramaticais/Excecao.htm

  4. ainda nao vi o q significa felatio mas vou já procurar…………não encontrei!encontrei uma parecida e sinceramente…Fala sério! Que palavrão!! Bem, alguém aí já tá sabendo que em agosto será lançado o filme Ocean's 13? Ou 13 homens e um novo segredo?Ah, Denilso, não liga pra esse anônimo, não!!! Eu já vi vc comenter erros de português ainda piores e nunca reclamei! rsrsrsrsrsHave a nice Weekend!!!!!Hoje é sexta e segunda tenho prova de vestibular!!! Xauzim

  5. E acho que não é so na linguagem falada. Já vi várias vezes esses tipos de abreviações em textos informais.Aqui no RJ tem um restaurante chamado T.G.I. Friday's. :PExcelente post Denilso!

  6. pensamos que o alfabeto é moleza,eu acho que não porque se não conseguir decorar, na hora da pronucia ai o bicho pega. Eu por exemplo tenho dificuldade no alfabeto por isso todos os dias dou uma olhada. Denilson suas dicas são ótimas,voçê tem alguma dica relacionada a fonética, estou estudadndo esta area e tá dando trabalho. um abraço

  7. Denilso, pode me chamar de chata e o que for hahaha, mas eu me interesso e muito por Linguística e tudo quanto mais for relacionado à lingua. Enfim, poderia me explicar o porquê da diferença fonética do A em cat ou em qualquer outra palavra com qualquer outro exemplo? Se for atrapalhar muito, nem precisa… ;)Pode ser pelo orkut, por aqui mesmo ou no email [email protected] Thanks!!E to esperando pelo livro! hahahaBeijo!

  8. Hi, Denilso, tenho o dicionário Oxford para estudantes e não achei o significado da palavra felatio, mas dá para ter uma idéia. Ah! o colega Lucas já deu a explicação em um dos primeiros comentários. Isso é o tipo de "coisa" que só se faz em quem se tem muita, mais muita confiança mesmo. Cuidado garotada, não vão sair por aí metendo a boca em taça de cristal trincada.

  9. Caraca, Mahra… Taça de cristal trincada… essa foi muito BOA… Meu final de semana começou bem divertido… auahuahauahauhaauhauahauhuahauahBjos… Bom finde pra vocês…

  10. Oi Denilso,Apenas um detalhe:asap [ei éc ei pi] na verdade seria [ei és ei pi] e se ouve bastante tanto a palavra falada com as iniciais [ei és ei pi] como [eisép].E mais uma "abreviaçãozinha":cya 😉

  11. Entao eu tb vou contribuir com uma abrevição que eu usava mto nos EUA e uso até hj em emails, recados ou conversas em geral.Eh o famoso TTYL (ti ti, uai él), que significa Talk To You Later (falo com vc depois, ou depois a gente se fala), usado pra finalizar a conversa, especialmente quando se está com pressa e há mais coisas pra conversar mas nao se tem tempo naquele momento.Espero q tenha ajudado. Abraço a todos.

  12. Puxa , que surpresa ! A pronúncia do Z é (Zéd) ? Tive certeza que era (zíi) … Lembro que aprendi isto quando estudei um ano e meio no IBEU há algum tempo atrás ,tanto lá quanto no 2.grau ,onde se aprende inglês para passar em vestibular ( alías desde o ensino fundamental – pelo menos na minha escola foi assim – o aluno era orientado a passar no vestibular.. af! )

  13. Olá Denilson, eu ñ costumo postar mas já q vc tá carente d, aí tá o meu. Suas dicas são ótimas… te leio quase todos os dias. ah lembrei de uma abreviação q gosto muito de usar: GBU= God bless you.take care. GBU

  14. Olá,Denilson,seu blog é tudo de bom,é uma benção.Devo dizer que de tudo que tenho pesquisado na internet não achei nada melhor.Aos interessados em aprender o idioma inglês eu recomendo.È bom demais.Parabéns e que Deus te abençoe.

  15. Deve ser porque Felatio nao é uma palavra em ingles e nem em portugues, é em latim… Felatio = felação. essa provavelmente irão encontrar fácil fácil no dicionário.

  16. galeraaa qual a abreviação para cash reserve ??em pt seria caixa reserva= cx res…mas em inglês?? tanks ^^

  17. Pelo amor de Deus, Denilso!! Nem pense em mudadr nada! Eu adoro tudo que vc escreve, tenho os seus livros e nada me cansa! Pelo contrário só acrescenta!! Pena que eu tenho que colocar como anônimo pois não sei como deixar o meu nom. As vezes eu até desisto de enviar comentário por causa disto.Abraços Maria Helena S,M,Lopes

  18. Denilson… eu simplesmente AMOOO TUDO AQUI!!te leio diariamente.. vc é fabuloso!!!Parabéns por tudo q vc faz!!Bjus

  19. Não pare,não, Denilso. Aposto que você tem inúmros anônimos como eu e tímidos também que não se manifestam,mas adoram seu site. O site do alfabeto foi fundamental para mim! Olha,gostei de saber que vc. adota o educador Vigotsky(desculpe se errei o nome).Eu adoro Piaget e conheci outro dia outro grande educador:Celestine Freinet(acho que errei o segundo nome),que também foi grande!Best Regards,Gilberto Dantas

  20. Muito interessante esse blog, amo ingles, principalmente essas dicas e conversação.Parabéns Denilson.God Bless You!

  21. Ótimo este artigo, alias como os demais.Parabéns mesmoGrande abraço de DenilsoN Barbosa :-), sim este é meu nome.

  22. conheço mais um monte como TTYL= Talk To You LaterTY= Thank YouWB=Welcome BackBRB= Be Right Backe aee vai Ahh e DOA é o nome de um filme muito legal de ação O DOA Dead Or ALive.

  23. E lembro que comecei a ensinar essas coisas em sala lá pelos idos de 2001, quando comecei a conversar em chats. A turma sempre curtia bastante. Excelente tópico!

  24. kkkkkkkkk Muito tempo e ainda não disseram realmente como é a tradução de blowjob ^^Se alguém ainda não sabe significa boquete.

  25. Hoje Eu quero apenas dizer, Deus o abençõe, em sua cirurgia, logo voce voltará novinho em Folha!! E dê graças a Deus que voce teve uma chance de renovar, Tantos não tem!!Obrigada!! Senhor!!!!

  26. Lane, Tbm é muito usado TTYLXOX que significa Talk to You Later Beijos Abraços e Beijos (uma vez que X é beijos e O é abraços, usados qdo vc ker espressar o quanto vc gosta da pessoa (bye, xoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox))
    '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar