Gramática Inglesa: Personal Pronouns

Na nossa língua portuguesa há vários tipos de pronomes: pessoais do caso reto (sujeitos), pessoais do caso oblíquo, possessivos, reflexivos e por aí a fora.

Neste artigo vamos falar dos pronomes pessoais do caso reto. Também conhecidos como pronomes sujeitos. Antes de continuar é necessário lembrar de duas coisas bem básicas da gramática do português.

Você lembra do ‘sujeito’ e ‘predicado’? Espero que sim! Pois entender isto é uma grande ajuda para entender os Personal Pronouns que analisaremos aqui. Para quem não lembra aí vai um exemplo:

Nós estudamos inglês” – de acordo com nossos conhecimentos: ‘nós‘ é o sujeito da oração; e, ‘estudamos inglês‘ é o predicado.

Em português os pronomes ‘eu’, ‘tu’ (‘você’), ‘ele’, ‘ela’, ‘nós’, ‘vós’ (‘vocês’), ‘eles’, ‘elas’ são os pronomes do caso reto (pronomes sujeito). Pois sempre terão a função de sujeito (quem faz a ação, o responsável pelo que foi feito) na oração.

Em inglês, estes pronomes sujeito são os seguintes:

I – eu
you – tu ou vós (você ou vocês)
he – ele
she – ela
it – (um caso complicado, vamos falar dele neste local)
we – nós
they – eles ou elas

Assim você já deve começar a entender que estes pronomes aí sempre estarão, por assim dizer, antes do verbo (ou seja, serão sempre o sujeito da oração). São eles que dizem que fez algo. Veja só os exemplos:

I study English – Eu estudo inglês.
We like bananas – Nós gostamos de banana.
They travel every year – Eles viajam todos os anos.

Entender o uso destes pronomes é de grande ajuda para entender a conjugação verbal em inglês. Então lembre-se bem deles.

Se ficar alguma dúvida ainda, mande um e-mail!

23 Comentários

  1. Poxa maravilha, dessa forma dá pra começar a entender, falta agora a maneira de pronunciar das letras, valeu grato.

  2. Muito legal Denilson. Gostaria de te pedir, quando possível, que nos mostrasse também as várias formas do uso do LIKE, que é um verbo muito utilizado e pode ser aplicado em vários contextos também, não é isto? Obrigado.Hugs!!!!!

  3. Obrigado Denilson , sempre com dicas muito valiosas!Carlos Porto ALegre

  4. valeu eu não entendia muito bem mas agora com essa ajuda eu entendimuito bom esse seu método

  5. horrivel nao caiam na deleseles nao explicam corretamente o jeito de conjugar os verboshorrivel

  6. ahuahauhauahauahauaHorrível, Anônimo aí de cima! Horrível!Você está lendo o texto errado!Para os verbos conjugados deveria ter procurado os textos que falam sobre a conjugação de verbos no presente e no passado! Tem um monte aqui no blog!Este texto aqui é o texto dos Pronomes Pessoais e naõ os dos Tempos Verbais! rsrsrsrsrsrsrsrsHorrível, Anônimo! Horrível! Você deveria ler melhor! Pesquisar melhor! Só então poderia escrever se gostou ou não! rsrsrsrsrsrsrs…Simplesmente Horrível!Hoje tô de mau humor! Então mais uma vez quero dizer que foi horrível a sua atitude! rsrsrsrsrsrsAi ai… Horrível!

  7. Vleo Denilson, Ae cara tu manda mto!Imprimindo tuudo!ae ta ajudando mto!Israel 13 anosRio de Janeiro

  8. Nossa, mto legal Denilso. Deu pra entender legal.Adoro suas dicas,me ajuda mto.

  9. denilso e fiz um comentário sobre um texto seu e estou esperando ele ser liberado para que eu possa comentar. Sou "blogeiro" assiduo do seu blog"… ficou até redundante né…rsrs… mas brincadeiras a parte, gosto muito do seu trabalho e queria se possível você liberar para que eu possa comentar, mas não como anônimo.. okay.. como faço?

  10. Denilso, I'm a English Teacher and I love all your help, thanks. Vitoria Lima

  11. Na nossa língua portuguesa há vários tipos de pronomes: pessoais do caso reto (sujeitos), pessoais do caso oblíquo, possessivos, reflexivos e por aí a fora.Neste artigo vamos falar dos pronomes pessoais do caso reto. Também conhecidos como pronomes sujeitos. Antes de continuar é necessário lembrar de duas coisas bem básicas da gramática do português.Você lembra do 'sujeito' e 'predicado'? Espero que sim! Pois entender isto é uma grande ajuda para entender os Personal Pronouns que analisaremos aqui. Para quem não lembra aí vai um exemplo:"Nós estudamos inglês" – de acordo com nossos conhecimentos: 'nós' é o sujeito da oração; e, 'estudamos inglês' é o predicado.Em português os pronomes 'eu', 'tu' ('você'), 'ele', 'ela', 'nós', 'vós' ('vocês'), 'eles', 'elas' são os pronomes do caso reto (pronomes sujeito). Pois sempre terão a função de sujeito (quem faz a ação, o responsável pelo que foi feito) na oração.Em inglês, estes pronomes sujeito são os seguintes:I – euyou – tu ou vós (você ou vocês)he – eleshe – elait – (um caso complicado, vamos falar dele neste local)we – nósthey – eles ou elasAssim você já deve começar a entender que estes pronomes aí sempre estarão, por assim dizer, antes do verbo (ou seja, serão sempre o sujeito da oração). São eles que dizem que fez algo. Veja só os exemplos:I study English – Eu estudo inglês.We like bananas – Nós gostamos de banana.They travel every year – Eles viajam todos os anos.Entender o uso destes pronomes é de grande ajuda para entender a conjugação verbal em inglês. Então lembre-se bem deles.Gostou dessa dica!? Então leia muito mais em Gramática Inglesa: Personal Pronouns | Denilso :: Dicas de Inglês <a href="https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2006/10/gramtica-inglesa-personal-pronouns.https://www.inglesnapontadalingua.com.br/2006/10/gramtic… />chihumbue00@hotmail.com

  12. Professor por favor responda minha pergunta, pois nunca encontrei nem um assunto sequer aqui na internet sobre isto que vou lhe perguntar aqui. Como saber se antes dos pronomes em inglês vem as palavras ''that'' ou ''who'', aqui alguns exemplos:''I know I'm to blame.'' Po que não é assim: ''I know 'that' I'm to blame.'' ou assim: ''I know 'who' I'm to blame.''Por que tem frases que antes dos pronome não aparacem as palavras ''that'' e ''who'' que correspondem ao ''que'' em português?

Botão Voltar ao topo