DENILSO DE LIMA

Denilso de LimaDenilso de Lima, criador do website (blog) Inglês na Ponta da Língua, nasceu na cidade de Santa Helena, Paraná. Mas, ainda com 1 ano de idade seus pais se mudaram para Ji-Paraná, Rondônia e em seguida para Porto Velho, Rondônia, onde tem residência.

Em 1991, Denilso decidiu que queria aprender inglês. Diante das dificuldades, estudou sozinho com livros e outros materiais que davam a ele. Foi assim, sem ir a uma escola de idiomas e sem ter morado fora do Brasil, que ele aprendeu inglês.

Entre 1998 e 2001, prestou os exames de Cambridge. Sendo o FCE em 1998, o CAE em 1999 e o CPE em 2001. Mesmo estudando sozinho e com poucos recurso, Denilso passou em todos estes exames com destaque.

Trabalhou como professor de inglês de 1995 a 2008. Durante este período, desempenhou também, em várias escolas, a função de coordenador pedagógico e até mesmo de diretor administrativo. De 2008 a 2011, trabalhou como Coordenador Pedagógico Nacional de uma rede de franquias que atual principalmente no sul do pais.

É autor de vários livros e ebooks que auxiliam os leitores a aprender inglês de modo mais prático e descomplicado. Seus livros são atualmente publicados pelo selo LTC, uma empresa do Grupo Gen. Seus três livros encontram-se atualmente na lista dos mais vendidos na área de aprendizado de inglês no Brasil.

O blog Inglês na Ponta da Língua foi criado em janeiro de 2007 e desde então tem sido uma referência para inúmeros estudantes e professores de inglês no Brasil e outros países. No blog, além de dicas de vocabulário e gramática, Denilso, especialista em Lexical Approach, escreve também sobre os demais temas de seu interesse: Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa, Linguística de Corpus, Aquisição e Ensino Lexical, Abordagem Lexical, Communicative Language Teaching (antes conhecida apenas como Abordagem Comunicativa), Aquisição Gramatical por meio do Léxico, Collocations, Formulaic Language, Desenvolvimento e Capacitação Profissional de Professores de Língua Inglesa, Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Ensino de Inglês no Brasil, Desenvolvimento de Material Didático e de Apoio e outros afins.

Você pode encontrar o prof. Denilso nas mídias sociais listadas abaixo. Para entrar em contato, clique aqui.

Materiais Publicados

Denilso é autor de três livros publicados pela LTC (Grupo GEN):

  • Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário (2003)
  • Gramática de Uso da Língua Inglesa: a gramática do inglês na ponta da língua (2011)
  • Combinando palavras em Inglês: seja fluente em inglês aprendendo collocations (2013)

Além dos livros, tem também uma série de ebooks publicados por ele mesmo. Já teve artigos publicados em vários sites e revistas voltados para o ensino de língua inglesa.

Escolas Onde Trabalhou

Como professor de língua inglesa e também coordenador, Denilso prestou serviços para as seguintes instituições:

  • CEBEU (Porto Velho, RO)
  • Instituto Britânico (Porto Velho, RO)
  • CCAA (Porto Velho, RO)
  • Skill (Porto Velho, RO)
  • CNA (Porto Velho, RO)
  • Cultura Inglesa (Porto Velho, RO)

Coordenador Nacional Pedagógico

De 2008 a 2011, Denilso de Lima foi o Coordenador Pedagógico Nacional da inFlux – Inglês e Espanhol, sede em Curitiba, PR. Enquanto esteve lá, desenvolveu diversas atividades:

  • treinamentos de professores e coordenadores das unidades
  • apoio nos treinamentos de venda
  • vistoria pedagógica e comercial das unidades inFlux em território nacional
  • colaborou efetivamente na divulgação e expansão da marca inFlux
  • desenvolveu e aperfeiçoou os livros utilizados na rede
  • criação e desenvolvimento do inFlux Blog como ferramenta de divulgação da marca inFlux na web
  • adaptação e equiparação do conteúdo de ensino da rede ao Common European Framework
  • mudança no sistema de avaliação (provas) do curso de inglês
  • melhorias no método de ensino da rede levando em conta os princípios da Lexical Approach
  • apoio pedagógico para as mais de 70 unidades inFlux que atendia na época

Participação em Eventos

Como profissional reconhecido na área e especialista em métodos e abordagens de ensino de língua inglesa, Denilso de Lima já participou de inúmeros eventos. Entre esses citamos: Conferência Latino-Americana de Centros de Cultura Britânica, Conferência Nacional do Braz-TESOL, Conferência Sul-americana da Southern Cone TESOL, Encontro de Professores da APLIESP, APLIEPAR, APIRS, APIES e outras associações estaduais de professores de inglês.

Denilso já palestrou e participou de mesas-redondas em eventos organizados por diversas faculdades: UNIR, UNIPEC, UNIRON, UDC, PUC-PR, PUC-RS, Universidade São Camilo (ES), Tuiuti (PR), UEL, UFES, USP, UFSCar, UFPR e outras.

Em todos esses eventos, Denilso apresentou trabalhos relacionados às suas pesquisas e interesses de estudo no campo lexical.