Platô Intermediário no Inglês

Platô intermediário! Você faz alguma ideia do que é isso? Já ouviu falar a respeito? Será que esse problema é sério? Continue lendo para saber.

O tal platô intermediário – também conhecido como efeito intermediário – é definido como aquele momento no qual um estudante de inglês é tido como avançado, mas ele mesmo não se sente avançado. É o momento no qual o estudante parece estar patinando no gelo sem sair do lugar.

Algumas das características desse platô são:

  • por mais que estude inglês, o aprendiz parece não progredir da mesma forma como antes;
  • tem-se a sensação de que o conteúdo é sempre o mesmo: gramática e lista de palavras;
  • o vocabulário se restringe a lista de palavras complicadas, raras, e estranhas;
  • baixa motivação no aprendizado causada pela falta de progresso mais aparente;
  • mesmo tendo a sensação de sabe muito inglês, o aprendiz não se sente à vontade para falar e ouvir inglês naturalmente.

Platô Intermediário no InglêsSe você se identificou com algumas dessas características, você certamente está no nível intermediário.

O interessante é que quando você começou a estudar inglês, você aprendia tudo com muita facilidade. O seu aprendizado parecia acontecer de modo mais imediato; portanto, o progresso era bem aparente e evidente. Você percebia isso. Mas, agora – depois de algum tempo já estudando inglês – parece que é tudo a mesma coisa. Você parece saber tudo – regras gramaticais e um monte de palavras. Aprender algo novo se resume a decorar alguns phrasal verbs, expressões idiomáticas, gírias, regrinhas complicadas de gramática e coisas assim.

Enfim, você já entendeu como é. Afinal, o platô intermediário é uma pedra no sapato de praticamente todos os estudantes de inglês ao redor do mundo. Mas, o que fazer para sair dele?

No novo vídeo publicado em nosso canal no Youtube – clique aqui para se inscrever gratuitamente –, eu dou sete dicas para você sair desse tal platô intermediário. Se você ainda não chegou nele, recomendo que coloque as sete dicas também em prática para assim não sofrer tanto as consequências dele.

Umas das dicas que dou é que você deve aprender collocations e chunks of language. Pois, por meio do aprendizado disso, você melhorará de modo muito mais natural o vocabulário, a gramática, a pronúncia e o listening em inglês. Isso é possível pois quando você se dedica ao aprendizado de chunks, você adquire (aprende) tudo em conjunto e não separadamente. Se você quiser, aprender inglês por meio dos chunks of language, inscreva-se na área premium do Inglês na Ponta da Língua.

Para as outras dicas, assista ao vídeo abaixo. Tenho certeza que você entenderá ainda mais a ideia de platô intermediário e como se ver livre dele! 😊

Artigos Relacionados
Comentários
  • Bruno Moraes

    Denilson, Thanks for informations! I’m getting better each today after thar I meet you!!! You’re great!!

  • Pedro Dos Santos

    Ufa!
    Graças a Deus que não tô nessa fase, é que tô saindo do pré intermediário e entrando no Intermediário, e essas suas dicas me salvaram do Platô.
    Obrigado.