Como pronunciar o I em inglês?

Se você estuda inglês sozinho (ou mesmo em curso), certamente já se perguntou como pronunciar o I em inglês. Você já se pegou fazer as seguintes perguntas: Como pronunciar o I em inglês? Quais as regras para pronunciar o I em inglês?

Confesso que quando comecei a estudar inglês, eu também tinha essa dúvida. Afinal, a vogal “i” tem sons diferentes e isso me deixava louco. Creio que isso deixa você louco também!

Nesta dica compartilho minhas observações sobre a pronúncia da vogal “i” tanto  como estudante de inglês e quanto como profissional na área de ensino de inglês. Espero ajudar você a se despreocupar com isso e passar a aprender inglês mais naturalmente. Vamos lá!

Os diferentes sons do i

Como pronunciar o i em inglês?Como você já sabe, a vogal “i” costuma nos dar dor de cabeça quando começamos nossos estudos de inglês. Para mostrar isso, leia as palavras abaixo em voz alta:

  • I, time, side, fire, gravity, sight, night, fight, thigh, aisle, hit, ship, sick, think, nit, slit, library, dictionary, fail, contain, train, pile, giant, city, sign, signature, bird, third

Você já teve uma ideia da confusão, não é mesmo? Será que você sabe como pronunciar a vogal “i” nas palavras acima? Você sabia que só aí nesses exemplos a vogal “i” pode ser pronuncia como /aɪ/, /ɪ/, /ə/ ou /ɜː/?

Isso mesmo! São quatro sons diferentes! Portanto, se você até hoje achava que eram apenas dois sons, sinto informar que são mais.

Algumas pessoas tem o hábito de inventar regras para facilitar nessas horas. Não tenho nada contra isso! Até certo ponto essas invenções podem mesmo ajudar. No entanto, é preciso ter sempre em mente que não se trata de regras fixas e eternamente verdadeiras.

Por exemplo, uma dessas “regrinhas” inventadas dizem que quando temos a vogal “i” seguida por uma consoante com vogal “e”, o “i” terá som de /aɪ/. Isso é facilmente verificado nas palavras abaixo:

  • time, side, hide, slide, tide, fire, entire, hire, aside, kite, bite, cite, site, ride, bike

O problema é que essa “regrinha” não funciona com todas as palavras:

  • give, notice, clandestine

Essa infelizmente “regrinha” nem sempre dará certo. Ela pode ajudar, mas não é uma verdade absoluta.

Outra “regrinha” diz que a vogal “i” terá som de “i” – como em português – nas seguintes palavras:

  • hit, city, ship, fit, sit, quit, nit, rib, lit, shit, hip, slick, lick, rim etc.

Aqui é preciso dizer que o som do “i” nessas palavras não é o mesmo som do “i” que temos em português em palavras como índio, sítio, ficar e outras. Portanto, a “regra” não cola. Leia a dica Beach or Bitch e você certamente perceberá que o som é diferente.

Como você pode ver, criar regras para pronunciar o i em inglês não é tarefa das mais fáceis. Então, o que fazer?

Como pronunciar o i em inglês?

Minha dica é que você aprenda sempre a pronunciar as palavras como um todo e não focar apenas na vogal i.

Ou seja, ao se deparar com a palavra “sign”, você deve aprender a pronúncia da palavra inteirinha e não ficar batendo a cabeça com o som do “i” dentro da palavra. Nesse caso, você deve aprender que “sign” é pronunciada como /saɪn/. Ao aprender a palavra “signature”, você deve aprender longo de cara que a pronúncia será /ˈsɪɡnətʃər/. Veja “sign” está presente em “signature”, mas a pronúncia é diferente nos dois casos.

Isso significa que o segredo não está em aprender ou identificar “regrinhas” para pronunciar a vogal “i” em inglês, mas sim em aprender como pronunciar as palavras por completo.

Como pronunciar as palavras em inglês?

Para aprender a pronúncia das palavras, você deve ter um bom dicionário de inglês  e saber como funciona o International Phonetic Alphabet. Claro que você tem também de conhecer esse tal de Alfabeto Fonético Internacional; afinal, aqueles desenhinhos engraçadinhos servem para ajudar você a melhorar a pronúncia em inglês. Se quiser, adquira agora o ebook Pronúncia Básica do Inglês (pdf e áudio) e aprenda todos os sons da língua inglesa.

Outra coisa que pode te ajudar muito são os dicionários online. A maioria deles tem a opção de áudio para você ouvir a pronúncia das palavras tanto em inglês americano quanto britânico. Logo, fica muito mais fácil você ouvir a pronúncia das palavras e saber como elas são realmente pronunciadas.

Leia » 5 Super Dicionários de Inglês Online

Lembre-se: Não é procurando por uma “regrinha” específica que você vai entender como a pronúncia da língua inglesa realmente funciona. Essas regras podem dar certo em um momento; no entanto, você logo perceberá que há várias exceções para complicar sua vida.

Quer continuar aprendendo mais sobre como pronunciar as palavras em inglês, então leia as dicas abaixo:

» Como aprender a pronúncia das palavras em inglês?
» Aprender a pronúncia do inglês
» Por que aprender a pronúncia do inglês é difícil?
» Sobre pronúncia e sotaque em inglês
» Aprender inglês online: dicas e sites

Conclusão

Para encerrar, lembre-se que não tenho nada contra a invenção de regrinhas. Desde que, claro, você esteja ciente que nem sempre elas funcionarão. Por isso, sou a favor de você aprender a pronúncia das palavras inteiras. Afinal, preocupar-se apenas com o fato de como pronunciar o i em inglês não é o bastante para você ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

No livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário, dou muito mais dicas para você aprender inglês de modo mais natural e sem se preocupar com regrinhas de pronúncia e coisas do tipo. Portanto, adquira o livro e aprenda a aprender inglês de um modo diferente.

That’s all for now, guys! Take care!

Etiquetas

6 Comentários

  1. Olá de novo,

    Que boa dica!
    Acho que você conseguiu ilustrar quase todos os usos da letra “i”. Outro som é
    o nas palavras terminando em “ion”, como “expression”,
    “satisfaction”, etc. Aliás, eu iria detestar de aprender inglês como um
    falante não nativo porque há tantas exceções como as que você listou neste
    artigo. Apesar das muitas exceções, ainda acho útil usar regrinhas,
    especialmente se servem na maioria dos casos. Uma vez que se tenha aprendido a
    regrinha, pode-se diferenciar quando for necessário, sabendo que aquelas situações
    virão! É facil ficar dececionado quando se deparar com uma exceção porque todo
    o seu sistema de aprendizagem é construido em usando tal regra ou outra, mas
    não há outra opção quando se está a aprender uma língua.

    1. Verdade, Ralph! Esqueci de falar sobre o “i” nas terminações “-ion”. Mas, ainda bem que nesse caso o som do “io” é o schwa (/ə/) ou não tem som nenhum. De um jeito ou de outro, o som está no texto! Ufa! Veja que eu disse quase a mesma coisa que você no texto: as regras podem não ser verdades absolutas, mas podem ajudar às vezes. O problema é que aqui no Brasil os estudantes de inglês (e até mesmo professores sem muito preparo) acham que essas regras são imutáveis e inquestionáveis. Por isso eu também disse no texto que é sempre bom ficar de olho nas exceções (que podem ser muitas no caso do inglês). Em resumo, o importante é estudar e aprender cada vez mais e mais. 😀

  2. Olá. Estou pensando em comprar o livro ” English pronunciation in use”, o que você poderia me dizer? Conhece-o? é um bom livro para quem estuda sozinho?

    1. Olá, Leonardo!

      O English Pronunciation in Use é uma excelente livro. Sei que ele tem para vários níveis e o foco dele está no inglês britânico (principalmente o que chamamos de RP – Received Pronunciation – que é o inglês britânico padrão). Enfim, claro que é um livro que ajuda e muito quem estuda sozinho. Mas, lembre-se de estudar com calma. Nada de afobação. Assimile os sons. Ouça várias vezes. Procure sempre reconhecer os sons e tentar reproduzi-los. Não se desespere com os sons do “th” e outros que não são comuns em português. Não dá para aprender tudo com perfeição, mas com prática e persistência você certamente romperá as barreiras. Vá com tudo! 😀

      1. Muito obrigado, além de ter um site de ótima qualidade ( o seu site+ english grammar in use, me ajudaram e continuarão a ajudar muito) responde rapidamente ahha. Pretendo comprar a versão usada – sem os CDs- por estar absurdamente mais barato. Ainda assim vale a pena?

        1. Leonardo,

          Aí a coisa complica! O bom de um material de pronúncia é o CD. Ou seja, se não tiver o CD, como é que você vai fazer as atividades, ouvir os sons, praticar e tudo mais? Eu acredito que sem o CD não vale a pena! Se você acha que está caro, experimente encontrar sites com dicas específicas sobre pronúncia. A própria BBC (estatal britânica de rádio e televisão) tem um site para isso. O pessoal da Macmillan também disponibiliza material gratuito no site deles: tanto textos quanto áudios em formato mp3. Além disso, há vários canais no Youtube com dicas bem simples e fáceis para quem quiser aprender a pronúncia do inglês britânico (ou americano). Enfim, tudo isso está disponível de modo gratuito.

          Portanto, meu nobre, se a grana está curta, experimente esses materiais gratuitos, organize-se nos estudos e tire o máximo proveito deles. Assim, você vai juntando mais uma graninha, até ter dinheiro o suficiente para comprar o English Pronunciation in Use com CDs e até mesmo novinho em folha. 🙂

          Abraços!

          PS.: Fico feliz em saber que as dicas do site estão ajudando você a ficar cada vez mais com o Inglês na Ponta da Língua. Essa é minha missão aqui: ajudar pessoas de todos os cantos a perceberem que inglês é mais fácil do que se possa imaginar. 🙂

Botão Voltar ao topo