Atividade para Aprender Collocations

Esta dica é na verdade uma atividade para aprender collocations. Trata-se de uma atividade simples que qualquer estudante de inglês pode fazer em casa.  Portanto, se você estuda inglês sozinho – ou em um curso de inglês – essa dica vai ajudar você a melhorar o seu vocabulário.

Antes, devo lembrar que essa dica foi retirada do livro Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations. Livro no qual você encontra muitas outras dicas e atividades simples que ajudarão a melhorar ainda mais seu vocabulário em inglês e, também, seguir rumo à fluência em inglês. Além de dicas e atividades, tem também material de áudio para ajudar na pronúncia.

Agora vamos à dica, ou melhor, à atividade!

Atividade para Aprender Collocations

Parte 01

No texto que segue abaixo encontre (grife) as seguintes palavras: car, drums, star, job, company, money, time, dreams.

“I’d like to buy a yellow sports car – maybe a Lamborghini or a Maserati. I’d also like to learn how to play the drums. When I was younger, I always wanted to be a rock star, but then I got a great job working for a big company. I have quite a lot of money now and I have more free time. so it’s a good time to make my dreams come true.” (Texto adaptado do livro Innovations Elementary, publicado pela Ed. Thomson.)

Parte 02

Depois que ler o texto e grifar as palavras solicitadas na tarefa 1, volte ao texto e marque também o verbo ou o adjetivo (ou ambos) que estejam antes (ou mesmo depois) das palavras que você marcou na tarefa 1.

Por exemplo, na frase “I’d like to buy a yellow sports car”, você poderá marcar assim “I’d like to buy a yellow sports car”.

Parte 03

Após identificar as combinações (collocations) que você encontrou no texto, relacione cada uma delas com as traduções abaixo:

a. comprar um carro esportivo amarelo
b. ser uma estrela do rock
c. tocar bateria
d. arranjei um excelente emprego
e. trabalhando para uma grande empresa
f. eu tenho uma boa grana
g. tenho mais tempo livre
h. tornar meus sonhos em realidade

Objetivo da Atividade

A atividade tem o objetivo de ajudar você a identificar em textos algumas combinações simples de palavras. Claro que para melhorar ainda mais, você poderá usar sua criatividade e criar sentenças usando as combinações que aprender (achar interessantes). Você poderá usar as combinações da maneira que encontrou ou mudar algumas palavras. Veja:

  • I’d like to buy a red sports car, but I don’t have quite a lot of money.
  • I’m not a rock star and I don’t want to be one.
  • I’d like to have more free time.
  • What can I do to make my dreams come true?
  • My sister is working for a big company.
  • My sister is working for a small company.
  • My father got a great job.
  • My father got a terrible job.

Enfim, a ideia é usar o que você aprendeu e assim ir melhorando o seu vocabulário e o modo como combina as palavras naturalmente em inglês.

No livro Combinando Palavras em Inglês, você aprenderá que as combinações acima estão entre as que chamamos de weak collocations e medium-strength collocations. Alunos de nível básico e pré-intermediário podem aprender muitas combinações (collocations) desses tipos. Portanto, sempre procure ler textos que falam sobre pessoas, descrevam rotinas, contem uma história simples, etc. É em textos assim que os estudantes de inglês encontrarão collocations mais simples, porém de uso frequente na língua.

That’s all for now! Até a próxima!

Etiquetas

3 Comentários

  1. Olá professor, primeiramente boa noite.
    Bom, adquiri recentemente seu ultimo livro publicado: “Combinando Palavras em Inglês”, que por sinal é ótimo (como todos são), mas o que percebi é o fato deste livro não possuir respostas no final, ao contrário dos outros que possuem. A questão é, essa foi sua intenção ao publicar este livro de não conter as respostas, ou seria falha por parte da editora no momento da impressão? Pergunto isso, pois estou meio “perdido” sem esta orientação ao final, sem saber se estou fazendo certo ou não o que é solicitado no exercício. Entrei em contato algumas vezes em seu site (e peço desculpas se incomodei), questionando a possibilidade de o senhor, ou a editora, publicar um possível arquivo PDF contendo as respostas, pois até então, minha leitura está parada, aí sempre me vem a resposta que irão verificar junto ao senhor a possibilidade.. mas nada. Novamente, parabéns pelo seu ótimo trabalho, e que venham mais e mais livros rs. Ficarei no aguardo de seu possível feedback.
    Att,
    Lucas Santos

    1. Luc, obrigado por seu comentário.

      Na época em que fiz o livro eu não fiz as respostas pois eu acreditava serem desnecessárias. Por que eu pensava assim?

      Simples!

      Basta ler as páginas referentes a cada atividade e as respostas já estão lá. Como o objetivo do livro é ajudar as pessoas a perceberem, notarem, observarem, enxergarem etc., os collocations, eu achei que seria uma excelente maneira de forçar o leitor a desenvolver essa habilidade.

      No entanto, eu me enganei! E por conta do meu engano, estamos produzindo um arquivo com as respostas das atividades para ajudar a todos da melhor maneira. Eu só acho que ter as respostas no livro ou em um arquivo separado reduzirá em boa parte o objetivo ao qual o livro se destina: treinar os leitores a serem observadores da língua no quesito uso das palavras em inglês.

      Em breve anunciarei aqui no site e também no Facebook o endereço do link para que o arquivo seja baixado.

      Att.,
      Denilso de Lima

  2. Gosto muito das suas explicações .adoro o site , acho genial os assuntos abordados aqui, parabéns professor
    =)

Botão Voltar ao topo