Terceira Pessoa do Singular no Simple Present

O que é a terceira pessoal do singular no Simple Present e como conjugar o verbo corretamente com eles? Isso é o que você vai aprender nesta dica.

Ao estudar a gramática da língua inglesa, você tem de decorar uma série de regras. São tantas que é comum ver os estudantes de inglês fazendo confusão sobre quando usar uma regra ou outra. Geralmente, eles até misturam uma coisa com a outra e cometem erros desnecessários.

Uma dessas confusões está no uso das regras relacionadas à terceira pessoa do singular no Simple Present. Então, vamos ver se resolvemos isso nesta dica. Mas, vamos em partes!

Terceira Pessoa do Singular

A terceira pessoa do singular nada mais é do que os pronomes HE, SHE e IT. Lembrando que HE significa ELE, SHE significa ELA e IT é usado para uma série de coisas. Para entender melhor o pronome it leia a dica Usando Pronome IT em inglês.

Simple Present Tense

Esse tempo verbal é, de modo geral, o tempo verbal que fala sobre o presente. Ou seja, ele geralmente se refere ao momento atual. Na teoria, ele não serve para falar sobre o passado (coisas que já aconteceram) ou o futuro (coisas que acontecerão). Você poderá aprender mais sobre esse tempo verbal lendo a dica Quando Usar o Simple Present em Inglês.

Terceira Pessoa do Singular no Simple Present

Ao conjugar um verbo na terceira pessoa do singular no Simple Present, você deve observar algumas regrinhas ortográficas. De modo resumido essas regras são:

  • Sempre acrescente -s ao verbo: reads, writes, opens, sleeps, sings, sits, walks, runs, sees, etc.;
  • Se o verbo terminar com a letra -o, -s, -ch, -sh, -x, ou -z acrescente -es: goes, does, misses, watches, washes, fixes, buzzes, etc.
  • Se o verbo terminar em uma sequência de consoante e -y, tire o -y e acrescente -ies: cry » cries, try » tries, study » studies, reply » replies, etc. (Obs.: se o verbo terminar em uma sequência de vogal e -y, basta acrescentar -s: pray » prays, say » says, play » plays);
  • Os verbos behave são exceções a tudo isso, pois eles terão as formas ishas, respectivamente.

» Leia também: Gramática Present Simple

Veja os exemplos:

  • She goes to school every day. (Ela vai à escola todos os dias.)
  • He studies English. (Ele estuda inglês.)
  • She never talks to stranges. (Ela nunca fala com estranhos.)
  • He always reads the newspaper in the morning. (Ele sempre lê o jornal pela manhã.)
  • She has a very good job. (Ela tem um emprego muito bom.)
  • It rains a lot here. (Chove muito aqui.)
  • He washes his car every Sunday. (Ele lava o carro dele todos os domingos.)

Um Erro Comum

Um erro muito comum em relação à aplicação dessas regras ocorre quando entram em cena as tais sentenças negativas e  interrogativas. Isso porque a maiorias dos estudantes de inglês fica na dúvida se as regras devem ser usadas ou não. Afinal, quais das sentenças abaixo estão corretas:

  • “She doesn’t study German” ou “She doesn’t studies German”?
  • Does he live here?” ou “Does he lives here?”?

Afinal, devemos aplicar as regras ou não?

Anote aí que a resposta é NÃO. Isso mesmo! Em sentenças negativas e interrogativas não devemos aplicar as regras que você aprendeu acima. Aquelas regras só devem ser usadas em sentenças afirmativas. Veja,

  • He washes his car every Sunday.
  • He doesn’t wash his car every Sunday.
  • Does he wash his car every Sunday?

Notou que o verbo (wash) nas sentenças negativa e interrogativa não mudou? Já na afirmativa aplicamos a regra (wash » washes).

» Leia também: Quando usar DO ou DOES em Inglês? e ainda Quando usar DON’T e DOESN’T?

Portanto, ao fazer uma prova e nela tiver uma questão como a que segue abaixo, eu espero que você saiba qual a resposta correta. Preste atenção ao “doesn’t” na sentença e escolha a forma correta do verbo sem problemas.

» He doesn’t ____ TV at night.

a. watches
b. watchs
c. watch
d. watching
e. watched

E aí!? Você sabe qual é? Deixe sua resposta na área de comentários abaixo para termos certeza de que a dica ajudou a tirar essa dúvida. Até a próxima! 🙂

Etiquetas

7 Comentários

  1. Letter c, professor,lá na observação: terminados com vogais e – Y ,não seria a-Y ?
    Me desculpe se eu estiver errado.e obrigado pelas dicas.

    1. Olá, Rogério! A ideia da observação é dizer “qualquer verbo terminado com vogal e -y”. Os exemplos foram dados com verbos que terminam com ay, mas poderia ser -ey, -iy (?), -oy ou -uy. 🙂

Botão Voltar ao topo