Collocation e Phrasal Verbs

“Collocation e Phrasal Verbs: qual a diferença?” Essa é uma pergunta que recebo com frequência dos leitores aqui do site. Muita gente acha que collocation e phrasal verbs são a mesma coisa. Mas, a verdade é que não são bem a mesma coisa.

A explicação que você ler abaixo é um trecho do livro Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations. Livro no qual além da explicação sobre collocation e phrasal verbs, há também inúmeras atividades para que você – estudante do básico ao avançado – possa praticar os dois assuntos e assim não mais confundi-los. Vamos à dica!

Um dos assuntos que tira o sono de praticamente todo estudante de inglês é o tal dos phrasal verbs. A principal dificuldade da maioria é entender o que isso significa. Depois, vem a ideia de que é preciso decorar tudo quanto é lista contendo phrasal verbs. Há ainda aqueles mais desesperados que querem comprar dicionários de phrasal verbs para ficar decorando tudo.

Mas e se eu falar para você que isso não é preciso? E se eu disser que aprender phrasal verbs não é tão complicado quanto parece?

Collocation e Phrasal VerbsComplicado mesmo é o modo como ensinaram isso para você até hoje. Felizmente, esse jeito complicado e chato pode ser deixado totalmente de lado. Para isso, basta você começar a aprender phrasal verbs com suas combinações mais usuais.

Uma coisa é certa: você não precisa definir tecnicamente o que são phrasal verbs; basta saber que phrasal verb é uma combinação de palavras formada por um verbo e uma preposição e/ou advérbio. E o grande problema é que não dá para traduzir palavra por palavra. Se você tentar, vai ficar tudo sem sentido.

Calma! Isso não é tão complicado quanto parece. Dê uma olhada nas seguintes sentenças:

  • She got on the bus at Clark Street.
  • He’s looking for a job.
  • We’re giving away 10,000 copies of the software absolutely free.

As combinações de palavras em destaque nas sentenças são exemplos de phrasal verbs. Veja que, em cada uma delas, temos um verbo seguido de uma preposição: “got on”, “looking for”, “giving away”. Se procurarmos o significado de cada palavra isoladamente em um dicionário, não conseguiremos entender o significado natural dessas combinações.

Portanto, o jeito é aprender o conjunto completo e seu significado no contexto:

  • got on” significa “entrou”, “subiu” (get on = entrar, subir)
  • looking for” significa “procurando por” (look for = procurar por)
  • giving away” significa “distribuindo” (give away = distribuir)

Fazer esse tipo de relação não é o suficiente para você aprender phrasal verbs. Afinal, “get on” com o sentido de “subir”, “entrar”, só é usado para se falar de alguns meios de transporte:

  • get on a bus (entrar em um ônibus)
  • get on an airplane (entrar em um avião)
  • get on a boat (entrar/subir em um navio)
  • get on a train (entrar em um trem)

Já para outros meios de transporte, “get on” não combina:

  • não dizemos “get on a car”, mas sim “get in a car”
  • não dizemos “get on a taxi”, mas sim “get in a taxi”

Não adianta achar que isso é coisa de regra gramatical. Não adianta querer encontrar uma lógica ou uma explicação.

Então, qual é a dica para se aprender isso? Como fazer para aprender phrasal verbs?

Simples! Acostume-se a observar os phrasal verbs no contexto. Habitue- se a observá-los enquanto lê um texto, escuta uma música, bate um papo com alguém etc. Enfim, aprenda-os aos poucos e naturalmente.

Passe também a prestar atenção às palavras que estão perto de um phrasal verb. Não foque apenas no phrasal verb em si. Observe sempre as palavras ao redor e aprenda o conjunto.

A diferença entre collocation e phrasal verb está justamente no fato de que a maioria dos phrasal verbs só podem ser compreendidos quando vistos com outras palavras. Por exemplo,

  • take off” pode significa qualquer coisa, mas “take off your shoes” significa “tirar seus sapatos”, “tirar o calçado”.
  • put on” pode significar qualquer coisa, mas “put on weight” significa “ganhar peso”, “engordar”.
  • go on” pode significar qualquer coisa, mas “go on a diet” significa “fazer dieta”, “entrar na dieta

Combinando Palavras em InglêsAo invés de aprender apenas uma lista de phrasal verbs (take off, put on, go on), aprenda as combinações (collocations) nas quais os phrasal verbs aparecem naturalmente: take off your shoes, put on weightgo on a diet.

Jamais veja um phrasal verb isoladamente em uma sentença. Procure sempre aprender o phrasal verb e as palavras usadas perto dele. Isso sem dúvida ajudará você a fixá-los melhor na memória e a usá-los naturalmente quando for necessário.

Quer saber mais sobre collocations e phrasal verbs!? Então, adquira o livro Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations. Ele está à venda em formato físico na principais livrarias do Brasil.

6 Comentários

  1. Muito bom! É fácil eu esquecer o significados dos phrasal verbs, mas agora aprendo eles como uma palavra nova e não decorando em listas. Aprender Collocations é muito importante, hoje mesmo anotei vários no meu caderno. Eu gosto de aprender com frases do que com palavras isoladas.

    Eu tenho o livro Combinando Palavras em inglês, recebi ele uns dias atrás, hoje mesmo eu estava lendo e é muito bom! E tenho também gramática de uso da língua inglesa , ganhei de aniversário, recomendo os 2 livros *-*

    1. Hey, Gabrielle! Que bom que os livros estão ajudando você a mudar o seu jeito de aprender inglês. Esse é o objetivo de meu trabalho. Ajudar os estudantes de inglês a encontrar modos diferentes para aprenderem inglês sem estresse e frescuras. 🙂

      Take care e muito aprendizado para você! 🙂

  2. Olá, Giane! Muito obrigado por seu comentário. Fico feliz em saber que as dicas publicadas aqui estão sendo úteis no seu aprendizado. 🙂

  3. Ótimo artigo!
    Acredito que a melhor forma de perder o ‘medo’ dos phrasal verbs é através de leituras, sobre qualquer assunto. É ali que percebe-se todos contextos possíveis.
    Foi assim que aprendi e continuo aprendendo.

Botão Voltar ao topo