O que significa MAVERICK | Vocabulário de Inglês

O que significa MAVERICK? Como usar a palavra MAVERICK corretamente em inglês? O que quer dizer maverick?

Em 2013, ano em que esse dica foi escrita, a palavra MAVERICK acabou ganhando notoriedade por conta do lançamento do sistema operacional da Apple, o OS X, cujo nome era Mavericks. Mas, em 2022, tivemos o lançamento de Top Gun: MAVERICK e isso fez com que o termo voltasse a ficar em alta.

Então, siga lendo para aprender o significado de MAVERICK.

MAVERICK: significado

O Collins Dictionary Online dá a seguinte definição para essa palavra:

If you describe someone as a maverick, you mean that they do not behave in the same way as other people

Indo direto para o português, MAVERICK refere-se àquela pessoa que se recusa a seguir regras estabelecidas pelo grupo. Portanto, é uma espécie de rebelde. No entanto, é aquele rebelde que pensa de modo diferente dos demais, se comporta com autonomia e não se deixa influenciar por alguém ou algo.

Portanto, podemos dizer que um MAVERICK é a pessoa independente que não segue os demais por simplesmente seguir. Trata-se de uma pessoa com opinião própria e que age de acordo com seu próprio pensamento.

Veja alguns exemplos com essa palavra e suas equivalências em português para ficar mais claro o que significa.

Exemplos

  • Michelle doesn’t play by the rules – she’s a maverick. (Michelle não segue as regras – ela tem pensamento próprio.)
  • There’s always one maverick who has to go his own way. (Tem sempre um do contra que tem de fazer as coisas ao seu jeito.)
  • If you raised questions you were criticized for being a maverick. (Se você fizesse perguntas, você era criticado por ser divergente.)
  • Mr. MacGyver is a maverick politician. (O Sr. MacGyver é um político independente[que não segue nem mesmo as decisões de seu partido].)
  • She was a maverick thinker remembered for her innocent demeanor. (Ela era uma pensadora autêntica lembrada por seu comportamento ingênuo.)

Um pouco mais…

Engana-se quem acha que um maverick faz bobagens. Apesar dele pensar e agir por conta própria, na maioria das vezes acaba conseguindo o que deseja e mostra que sua atitude estava (está) correta.

Esse é o caso do piloto Pete “Maverick” Mitchell, personagem central do filme TOP GUN: MAVERICK. Ele é um sujeito com opiniões fortes e próprias. Se coloca contra as decisões tomadas por achar que elas não darão certo. Assim, criam-se os conflitos característico de um “rebelde” que age de modo firme em seus ideias para provar que ele está certo e os outros errados.

Além de definir uma pessoa com estilo/ideias próprias, maverick também é usado na combinação (collocation) maverick decision, que pode ser entendido como decisão arrojada, decisão inesperada, decisão inusitada. Ou seja, aquela decisão que não segue os padrões esperados e surpreende a todos.

  • They made a maverick decision. (Eles tomaram uma decisão inusitada.)
  • That’s really a maverick decision. (Está é certamente uma decisão arrojada.)

A origem do termo MAVERICK

Para quem gosta de saber sobre a origem das palavras, segue a história do termo.

Essa palavra veio do nome do advogado texano Samuel Augustus Maverick.

Esse advogado tinha de receber uma dívida que certamente não seria paga. Mas, um dia o devedor disse a ele que poderia pagar a dívida em cabeças de gado. Mesmo não entendendo nada de criação de gado, ele aceitou a oferta.

Como ele não se importava com a pecuária (não era seu negócio), ele não marcava seu gado com ferro quente.

Assim, todo o gado do Samuel passou a ser chamado de maverick: animal ser marcação. Com o tempo todo e qualquer animal não marcado passou também a ser chamado de maverick.

O tempo seguiu passando e as pessoas passaram a usar a palavra MAVERICK para descrever pessoas com ideias próprias, pessoas com pensamento livre e comportamento autônomo.

Ou seja, um maverick é uma pessoa que não está marcada com as ideias impostas pelas demais. Ela não segue o padrão que a sociedade quer que seja seguido. Ou seja, é uma pessoa sem “marcação” da mesma forma como o gado (maverick) sem marca.

O que MAVERICK tem a ver com a Apple

No caso do sistema operacional da Apple, o nome está no plural: MAVERICKS.

Anos atrás, a Apple passou a usar nomes de locais para os sistemas operacionais de seus laptops e computadores. Assim, em 2013, o OSx lançado teve o nome de um local de surf localizado ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos. O nome desse local é MAVERICKS.

Siga lendo para saber por que a praia recebeu esse nome.

Em março de 1967, três amigos foram se aventurar no local em busca de ondas para surfar. O cachorro, que pertencia a um dos amigos, foi deixado na praia; mas, ele logo entrou no mar para ir atrás de seu dono. Afinal, o dono sempre o colocava na prancha para surfarem juntos.

O dono do cachorro preocupado com as condições do mar voltou e amarrou o cachorro para que ele não voltasse ao mar.

A experiência dos 3 amigos não foi muito. Afinal, eles não conseguiram as ondas que queriam. De acordo com eles, o único que realmente aproveitou o momento e o local foi o cachorro, cujo nome era Maverick. Assim, eles passaram a chamar o local de Maverick’s beach (a praia do Maverick). Com o passar do tempo, o nome foi se popularizando, o apóstrofo saiu de cena e o nome ficou apenas como MAVERICKS.

Pronto! Agora você já sabe o significado de maverick.

Ah, por fim, vale lembrar que Maverick é também nome de um carro (Ford Maverick), nome de um filme lançado em 1994 (com Mel Gibson e Jodie Foster), nome de um herói da Marvel Comics (também conhecido como Agente Zero) e outras coisas mais.

Acho que é isso! Take care and keep learning!

6 Comentários

  1. Wow!!!!!! Conheci o site há 3 meses e sempre achei excelentes as suas dicas, muito úteis e sempre bem explicadas, mas dessa vez você se superou! Parabéns pela dedicação e por toda a pesquisa para trazer todo esse detalhamento. Se já era sua fã, agora sou ainda mais!!!!!

    1. Oi, Thay! Muito obrigado por seu feedback. Fico feliz em saber que dicas como essa agradam os leitores e leitoras deste pequeno blog. Saiba que é tudo feito com carinho, amor e focado nos estudantes de inglês que querem realmente aprender inglês. Portanto, receber um comentário como o seu indica que estou no caminho certo. Thank you so much. 🙂

  2. Na verdade, o novo sistema da Apple foi batizado com “Mavericks” por outro motivo. Até a versão anterior, todos os Mac OS X tinham alcunhas de felinos: Jaguar, Tiger, Lion… nove ao todo. Só que acabaram-se os nomes disponíveis (bom, ainda havia “Leão Marinho”, mas o nome só foi usado como brincadeira durante o anúncio do sistema) e a empresa decidiu mudar totalmente a nomenclatura. A decisão adotada foi homenagear cidades da Califórnia, sede da companhia. E Mavericks é uma dessas cidades, conhecido ponto turístico voltado a surfistas. A associação com o adjetivo/substantivo “maverick” existe, mas pode ter sido apenas uma coincidência. Ou não.

    1. My dear João! Depois que escrevi o texto um amigo meu me disse isso. Tanto é que incluí a informação no texto. O curioso é que em se tratando de Apple podemos ficar com esse “ou não” não cabeça. Ou seja, tudo indica (e aponta) que Mavericks é sim uma cidade, mas que a ideia de misturar isso com “maverick” ficou bem interessante é inegável. 🙂 O fato é que seja o que for, o Mavericks é um OS extremamente robusto. Eu pelo menos estou adorando as mudanças! 🙂

  3. Acabei de chegar ao site fazendo uma pesquisa sobre emprego do “would rather”. Sou fã da apple e comecei a ler o artigo sobre OS X Mavericks. Gostei tanto da forma como Denilson de Lima colocaou as explicações que adicionei o site aos meus favoritos. Parabéns pelo trabalho. P.S. também sou estudante da língua inglesa.

    1. Oá, Salvador! Muitíssimo obrigado por suas palavras. Bom saber que o trabalho aqui continuo sendo útil no aprendizado de muitos.

Botão Voltar ao topo