Como dizer perua em inglês?

Como é que se diz perua em inglês? Claro que não estou falando da fêmea do peru, que seria female turkey ou turkey hen. Também não estou me referindo ao veículo chamado de perua em alguns locais e de van ou besta em outros. A perua que você vai aprender a dizer em inglês nesta dica está ligada a um perfil feminino. Para entender melhor, continue lendo.

O termo perua no Brasil possui interpretações variadas em diferentes regiões. De modo geral, o que sabemos é que o termo perua é usado para definir uma mulher que adora comprar roupas, se veste de modo elegante (ou nem sempre tão elegante assim!), age de modo espalhafatoso. Dependendo do modo como é dito, perua pode soar como um elogio ou uma ofensa. Por causa dessa diversidade de interpretações é um tanto complicado dizer como se diz perua em inglês, mas vamos conhecer algumas palavras que podem ajudar.

CLOTHESHORSE ou CLOTHES HORSE

Os dicionários de gírias dizem que clothes horse é usado para definir uma pessoa cujo prazer é se emperequetar toda (vestida na moda!). É aquela pessoa que adora roupas e acessórios. Trata-se um termo pejorativo. Logo, chega perto do nosso perua usado para ofender.

No site wiseGEEK encontramos a seguinte definição para clotheshorse:

someone who puts a great deal of energy into dressing fashionably. The term is often applied to a vain person who invests sometimes alarming amounts of time and money in looking good.

Veja alguns exemplos:

  • Wow! She’s such a clotheshorse. (Nossa! Ela é uma tremenda perua.)
  • Suzy is a real clothes horse! (A Suzy é uma peruona.)
  • If I were a woman, I would be such a clotheshorse! (Se eu fosse uma mulher, ia ser daquelas bem perua.

Vale dizer que que esse termo pode ser usado para se referir também a um homem que adora roupas. O adjetivo tem origem no substantivo clotherhorse que é varal dobrável. Além de clotheshorse é possível também encontrar pessoas falando clotheshanger para definir uma perua.

POSH

Esse é o termo não pejorativo para se referir a uma pessoa rica, de classe, com estilo, que se veste bem. É o termo perua no bom sentido. Serve para se referir tanto a uma mulher quanto a um homem. Podemos traduzir posh como elegante, estiloso, alinhado. Mas, cuidado!

Dependendo do modo como é dito, posh pode passar a ideia de “riquinho/a metido a besta“. Por isso alguns sites dizem que “posh guy“significa “mauricinho” e “posh girl“, “patricinha“.

Vale lembrar que o termo posh é muito mais comum no inglês britânico que no inglês americano. Portanto, atente-se a isso.

Como você pode ver, as duas palavras podem ser usadas para se referir à perua em inglês. No entanto, lembre-se que as palavras só fazem mais sentido quando usadas em contexto. Além disso, palavras como perua, clotheshanger, posh só são apreendidas e compreendidas quando nos envolvemos com a língua. Isso significa que você aprenderá palavras assim (gírias) quando estiver mais acostumado com a língua inglesa. Portanto, paciência! Vá com calma!

Para encerrar, algumas pessoas dizem que a palavra bimbo é também uma forma de dizer perua em inglês. Porém, bimbo é a gíria para descrever uma garota bonita (gostosona) e burra. Fica aí a dica!

That’s all for now!

Botão Voltar ao topo