O que significa trailblazer?

Você já encontrou a palavra trailblazer em algum lugar? Ainda não? Não importa! Nesta dica vou falar para você o que significa trailblazer e também qual a origem dessa palavra. Confesso que a parte da história da palavra é mais interessante. Então, vamos lá!

De modo simples e direto, traiblazer significa pioneiro. Trata-se daquela pessoa, grupo, país, empresa, etc., que tem ideias inovadoras. A definição do dicionário diz,

[quote align=”justify” color=”#666666″]someone who is the first to do something or to discover something[/quote]

Portanto, em sentido figurado podemos traduzir como pioneiro. Veja alguns exemplos:

[list type=”arrow2″]

  • De la Cruz hopes to act as a trailblazer for his countrymen. (De la Cruz espera ser um pioneiro para seus compatriotas.)
  • Professor McCarthy was a trailblazer in astrophysics. (Professor McCarthy foi um pioneiro na astrofísica.)
  • Sheffield-born Woods has been a trailblazer for British skiing in international competition. (Sheffield-born Woods foi um pioneiro para o esqui britânico em competições internacionais.)

[/list]

O que significa trailblazer?

O significado é fácil. Então, para deixar a dica mais interessante continue lendo e aprenda a origem dessa palavra.

Muita gente, inclusive falantes nativos, acham que trailblazer vem da junção das palavras “trail” (trilha) e “blaze” (labareda, fogo, fogueira).

Assim, o trailbrazer seria aquele sujeito que deixava pequenas fogueiras ao longo de uma trilha para evitar que os que viessem atrás dele se perdessem. Mas, se a mata é fechada e a trilha é estreita, como é que alguém faz fogo e não queima a floresta toda? Coisa de louco, não!?

Pois bem! Trailblazer não tem nada a ver com isso. Na verdade, o segredo está na palavra “blaze” que significa algo como fazer uma marca em uma árvore para indicar o caminho ao longo de uma trilha (trail) em mata fechada.

TrailblazerQuando os colonizadores chegaram aos Estados Unidos e começaram a se afastar da costa, entrando mata a dentro, eles costumavam usar seus machados para fazer marcas nas árvores para indicar o caminho por onde passavam. Uma espécie de GPS daqueles tempos. A pessoa ou grupo que fazia isso era um trailblazer (pioneiro, desbravador, bandeirante).

Agora, de onde veio a palavra “blaze” para dizer isso? É aqui que a coisa fica interessante! (Pelo menos, eu acho!)

Na Inglaterra dos idos anos de 1700 e 1800 não havia uma palavra para se referir à prática de fazer marcações em árvores para indicar o caminho em uma trilha. Portanto, os colonizadores que foram para os Estados Unidos tiveram de criar uma palavra. Eles pensaram um pouco e pegaram a palavra “blaze” emprestada do mundo equino. Afinal, a montaria a cavalo era algo muito comum naquele tempo.

BlazeAssim, a mancha branca que tem na cabeça de um cavalo serviu de inspiração. Essa mancha, em inglês, é chamada de “blaze” e foi daí, que veio o “blazer” de “trailblazer”.

Como você pode ver, a palavra trailblazer (pioneiro, desbravador) está ligada diretamente à cultura americana. Mas, curiosamente, nos dias de hoje, ela se tornou algo comum no vocabulário da língua inglesa em praticamente todo o mundo. Portanto, vale a pena tê-la na ponta da língua.

E aí? Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo para eu saber se valeu a pena você ler até o fim ou não. Até a próxima!

3 Comentários

  1. Que bom que existem pessoas como vc Denilson..Continue com seu trabalho. É d+!

  2. Excelente! Conheci agora teu site mas já resolvi seguí-lo para não perder as dicas!

Botão Voltar ao topo