O que significa make do with?

A expressão make do with significa virar-se com o que tem. Ou seja, em uma situação você talvez não tenha bem o que precisa; logo, tem de se virar com os recursos disponíveis no momento. Quando isso acontecer, você pode usar essa expressão para transmitir a ideia.

Para que você a entenda melhor e fique com ela ainda mais na ponta da língua, vamos ver alguns exemplos. Note que além de “virar-se”, podemos traduzir “make do with” de outras maneiras.

[list type=”arrow2″]

  • There wasn’t much food, but we made do. (Não tinha muita comida, mas a gente se virou bem.)
  • I don’t have a pen here. Can you make do with a pencil? (Não tenho caneta aqui. Dá para quebrar o galho com um lápis? | Serve um lápis?)
  • She had to make do with an old bicycle. (Ela teve que se virar com uma bicicleta velha.)
  • Can you make do with a cheaper cell phone plan? (Serve um plano de celular mais barato?)
  • We don’t have much money, so we will have to make do with what we have. (Não temos muito dinheiro, então teremos de nos virar com o que temos.)
[/list]

MAKE DO WITHMake do with costuma causar confusão na cabeça de falantes nativos da língua inglesa. Principalmente na hora de escrever; pois, alguns escrevem “make due”. Curiosamente, alguns grandes veículos de comunicação aceitam essa forma; contrariando o tradicional e correto “make do”. Você que acompanha o Inglês na Ponta da Língua agora sabe que o certo é “make do”; portanto, não erre!

Apenas por curiosidade, saiba que “make do” é a forma curta de “make (something) do well enough”. A palavra (verbo) “do” nesse caso tem o sentido raro e obscuro de “servir a um propósito específico”. Assim, a frase “make (something) do well enough” passa a ideia de que a pessoa “faz algo servir para um propósito específico”, ou seja, ela se vira bem com o que tem à sua disposição.

Há ainda outras expressões em inglês com o sentido de “virar-se”. Mas, por enquanto, aprenda bem o uso de “make do with”. Afinal, não dá para querer aprender tudo de uma só vez. Assim, procure por mais exemplos com ela. Anote em seu caderno de vocabulário. Crie seus exemplos. Use-a quando tiver oportunidade. Enfim, acostume-se com ela. 😉

Um Comentário

Botão Voltar ao topo