Atividades com Músicas: Losing my Religion

Nossa dica hoje foi enviada pelo prof. Diego Cassiolato, do site/blog Inglês com Rock. Na dica ele compartilha uma ideia bem interessante para quem gosta de aprender inglês por meio de músicas. Portanto, leia a dica,  faça a atividade e mantenha seu inglês na ponta da língua.
Hi everyone, aqui é o Diego, do Inglês com Rock trazendo uma dica bem legal para vocês. Como você bem sabem, um dos fundamentos do aprendizado do inglês que a grande maioria das pessoas sente dificuldade em desenvolver sem sombra de dúvidas é o speaking. Pensando nisso, achei que seria uma boa ideia criar exercícios com músicas com a finalidade de ajudar os estudantes a desenvolver melhor esta habilidade tão importante para quem deseja conseguir falar o idioma.
No exercício que explicarei mais adiante, você poderá desenvolver melhor sua conversação, raciocínio e a sua prontidão e rapidez para formular uma resposta à qualquer frase dita diretamente à você. Esta atividade poderá ajudar bastante as pessoas que não tem com quem praticar a fala, a conversação e a imaginação. Você poderá treinar seu speaking sozinho mesmo, o que é muito bom e importante!

Para essa dica, escolhi uma das melhores canções do rock dos anos 90, chamada “Losing My Religion”, da banda R.E.M. Esta canção foi lançada no ano de 1991, e fez parte do sétimo álbum de estúdio da banda chamado “Out Of Time”. Essa foi também a música que mais fez sucesso em toda a história da banda, conseguindo superar todas as expectativas de seus integrantes.

Well, let’s go now to the lesson! O exercício é muito simples e deverá ser praticado da seguinte maneira: Mais abaixo, você encontrará o vídeo clipe e a letra da música. Primeiro, assista ao vídeo e curta a música que é sensacional. Apenas aproveite para se familiarizar com ela. Depois de ouvi-la, você deverá criar conversações com cada um dos versos da música com os quais sejam possíveis criar. Para ficar mais claro, deixe-me dar alguns exemplos.
Vamos começar pelo primeiro verso, “Oh, life is bigger”. Você deverá falar o primeiro verso e logo em seguida responder à ele dizendo o que vier à sua mente, como se você estivesse conversando com outra pessoa. Vamos supor que alguém lhe dissesse “Oh, life is bigger”  Em seguida, você poderia responder: “Why did you say that?”, e continuar uma conversa imaginária, um pequeno diálogo, ou simplesmente dar uma resposta só e parar por aí. O importante aqui é simular situações de conversas reais, para que você consiga raciocinar mais rápido e se desdobrar em situações que exijam alguma resposta imediata de sua parte. Vamos a mais um exemplo.
Para o segundo verso, “It’s bigger than you and you are not me”, eu poderia responder algo como Yes, “I agree with you. Life is bigger than me and it’s bigger than you too. And I’m sure I’m definitely different than you”.
Ficou fácil de entender? No começo pode parecer estranho, mas depois você perceberá que é muito simples, para cada frase possível de se presenciar no cotidiano você deverá formular uma resposta ou um pequeno diálogo, simulando uma conversação real . Tente praticar este exercício em voz alta, falando um verso da música e formulando uma resposta, e assim por diante.
Se você tem dificuldades com sua habilidade de falar em inglês e não tem com quem treinar, tente praticar desta maneira. Tenho certeza de que sua habilidade de falar em inglês e sua capacidade de raciocínio e resposta irão melhorar um pouco! Não se preocupe se para algumas frases você precisar dar alguma resposta meio “boba”, o importante é falar e responder.
Agora é com você. Pratique e deixe um comentário no final do post nos contando se você gostou desta ideia e quais foram os seus resultados. Compartilhe conosco as respostas que você criou a partir dos versos que você selecionou da música. Um grande abraço a todos!

Losing My Religion

R.E.M.

Oh, life is bigger
It’s bigger than you and you are not me
The lengths that I will go to
The distance in your eyes
Oh, no I’ve said too much
I set it up

That’s me in the corner
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh no, I’ve said too much
I haven’t said enough

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

Every whisper of every waking hour
I’m choosing my confessions
Trying to keep an eye on you
Like a hurt, lost and blinded fool (Fool)
Oh, no I’ve said too much
I set it up

Consider this the hint of the century
Consider this the slip that brought me to my knees, failed
What if all these fantasies come flailing around
Now I’ve said too much

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

But that was just a dream
That was just a dream

That’s me in the corner
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh, no I’ve said too much
I haven’t said enough

I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

But that was just a dream
Try, cry, why, try
That was just a dream
Just a dream, just a dream, dream.

4 Comentários

  1. Gostaria de ter visto o vídeo, mas infelizmente ele não está disponível no exterior 🙁

  2. Ola, gostei da ideia primeiro porque amo musica já é um bom começo mas ainda tenho muita dificuldade com o vocabulário. Tenho que enriquece-lo mais para assim trabalhar da forma que você sugeriu, mesmo assim obrigada pela diga um grande abraço!!

Botão Voltar ao topo