Como dizer sujo em inglês?

Tenho quase certeza que a maioria dos leitores do Inglês na Ponta da Língua (blog) sabem que “sujo” em inglês é “dirty”. Isso todo mundo aprende com apenas alguns meses de estudo de inglês. Mas, você sabia que dependendo do nível ou do tipo de sujeira podemos usar outras palavras?

“Dirty” é o termo geral. Ou seja, quando queremos dizer que está “sujo” podemos usar “dirty” sem problemas. Afinal, ele ajuda a atingir o objetivo. Mas, caso você tenha de dizer algo como “imundo”, “emporcalhado”, “engordurado” e coisas assim, o que você diz? Quais as palavras em inglês para isso?

Quando queremos enfatizar que algo está muito sujo, podemos usar a palavra “filthy”. Isso aí em português é o mesmo que “imundo”, “emporcalhado”, “nojento”. Enfim, é o termos usado para descrever o nível máximo de sujeira.

Como é que se diz

Antes de continuar com outras palavras, deixe-me falar algo interessante sobre a palavra “filthy”. Quando combinada com algumas outras palavras, ela muda o seu significado. Por exemplo, “filthy language” significa “linguagem chula”, “linguagem obscena”. Já “filthy weather” é usado no inglês britânico para dizer que o clima está horroroso (chuva – ou neve – e vento tudo junto). Uma pessoa “podre de rica” pode ser descrita como “filthy rich”.

Caso você queira dizer “enlameado” (sujo com lama), a palavra em inglês deverá ser “muddy”. Já para descrever algo “sujo e engordurado”, diga “greasy”. Tem também o termo “grimy” que equivale a “very dirty” (muito sujo). Quando queremos dizer que algo está sujo e precisa ser lavado (uma peça de roupa por exemplo), aí entra em cena a palavra “grubby” (encardido). No inglês britânico tem “mucky”, que descreve algo sujo e coberto com alguma substância nojenta. “Dusty” é o simples “empoeirado”.

Enfim, nos seus estudos de inglês é sempre bom aprender os sinônimos de algumas palavras. Assim, você terá sempre a palavra certa na ponta da língua. Isso ajuda você a se expressar melhor e deixar bem mais claro o que você quis dizer.

Saiba mais sobre a importância de aprender sinônimos nas páginas 73 a 79 do livro Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário. Nele você aprende muito mais sobre sinônimos, phrasal verbs, expressões, dicas de estudo, gramática, organização de um caderno de vocabulário e muito mais.

Quer aprender mais expressões do dia a dia da língua inglesa? Quer saber como usar expressões comuns naturalmente em inglês? Quer praticar a pronúncia delas e coisas deste tipo? Então conheça o material ENGLISH EXPRESSIONS OF THE DAY clique aqui e baixe uma amostra deste ebook.

3 Comentários

  1. Bom dia, acho que ocorreu algum erro na diagramação pois o texto está sendo cortado quando chega na lateral.

  2. Very good, Denilson! I've always wanted to know the difference beetwen "dirty" and "filthy", and the meaning of "greasy", and you explained it perfectly just like always 🙂

  3. Bom Dia Denilson
    Eu gostei muito da sua dica, e quero comprar o ebook mais meu navegador nao consegue abrir a sua pagina de compra , informa pagina nao encontrada.
    Como eu faço para poder comprar você tem outro caminho
    Obrigado

Botão Voltar ao topo