Curso de Inglês no Celular

O brasileiro tem mesmo uma fraqueza incrível para aprender inglês. Essa fraqueza é mostrada até mesmo em pesquisas. Em uma dessas, feita pela TriadPS observa-se que aprender um idioma é o quarto item na lista de desejos do brasileiro para 2012. Sabendo dessa grande fraqueza (desejo) que o brasileiro tem e aliado à compra por impulso as empresas aproveitam para ganhar algo.

Veja por exemplo o fato de que em 2011, o curso de inglês pelo celular Kantoo, oferecido pela operadora Vivo, atingiu 3 milhões de assinantes só aqui no Brasil. A escola de idiomas Wizard e a operadora TIM se juntaram e lançaram o WizClass, um curso de inglês pelo celular. Não sei bem como anda/andou essa parceria; pois, em 1º de março de 2012, a TIM anunciou parceria com outra empresa, a EzLearn, oferecendo o curso de inglês via celular TIM+Inglês. [As fontes dessas informações são: Exame.com, TechTudo, TeleSíntese]

Enfim, a fraqueza do brasileiro somada ao fato de todo mundo ter acesso a um celular e também à esperteza dos homens de negócio resultou em cursos de inglês que variam de R$0,99 à R$3,00 por semana. Um valor pequeno mas que ao ser multiplicado pelo tanto de assinantes torna-se algo milionário. Mas, será que curso de inglês pelo celular vale mesmo a pena? Dá para aprender alguma coisa?

Minha opinião, como especialista na área de ensino de inglês, é a de que tudo que você, estudante de inglês, puder usar para se envolver com a língua vale a pena. Portanto, um curso de inglês no celular ajuda. Porém, lembre-se que o simples fato de você receber cerca de 4 a 5 mensagens SMS no seu celular por dia não garantem que você aprenderá inglês realmente. Afinal, aprender uma segunda língua envolve muitos outros fatores. Uma boa parte desses fatores já foram mencionadas aqui no blog em textos como os que indico abaixo:

[list type=”arrow”]

[/list]

Portanto, se você está nessa de fazer um curso de inglês pelo celular, pense muito bem a respeito. Afinal, um curso de inglês pelo celular vale a pena pelo fato de ser apenas mais uma ferramenta que você utilizará a seu favor. Não vá ficar aí achando que essa ferramenta será o santo milagreiro para você falar inglês com desenvoltura.

Além das lições de inglês que você receber no celular, eu recomendo que você tenha um bom dicionário de inglês. Tenha também o hábito de estudar inglês em um horário específico (gerencie seu tempo para isso). Converse com outras pessoas que também estudam inglês e troquem informações sobre o que estão aprendendo. Invista em livros de inglês (livros de curso, livros de leitura e livros de dicas) para você melhorar cada vez mais e mais.

Saiba que na maioria dos curso de inglês pelo celular, as lições enviadas são muito simples e presas a regras gramaticais. Por mais que a operadora diga que o curso é para desenvolver a comunicação, abra o olho. Afinal, você não vai se comunicar com o celular, mas sim com pessoas de carne e osso. Ter um professor – ou alguém – que possa orientá-lo é fundamental.

Não se iluda! Curso de inglês no celular não é o mesmo que fazer um curso de inglês em uma escola, ou em um curso de inglês online, ou com um professor particular. Claro que você aprenderá algo com o curso de inglês no celular, mas será muito pouco para ajudar você a ser realmente fluente em inglês. Para desenvolver a fluência é preciso muito mais coisas. Leias as dicas listadas acima e você saberá mais sobre isso!

Para encerrar, repito a mensagem central desse texto: curso de inglês no celular é apenas um item a mais para ajudar você a se envolver com a língua. Não é de forma alguma a solução definitiva para você aprender inglês. Portanto, não seja bobo de achar que as dicas recebidas no celular e algumas outras coisas mais oferecidas serão tudo o que você precisa para aprender inglês. Esteja preparado para mais coisas nesse processo!

That’s all for today, guys! Take care!

Botão Voltar ao topo